Ao construir uma casa, deve-se prestar atenção à diversos itens, porém, muitas vezes, a construção acaba recebendo muito mais detalhes estéticos do que estruturais e funcionais. Considera-se que cuidar de segurança, por exemplo, vai prejudicar na aparência da casa, por isso, esse tema não é priorizado, muitas vezes.

As escadas são um tipo de item que, além de ser útil, podem trazer um ar de beleza diferenciada para a casa, embora não pareça. Mas, uma escada, mesmo que bela, pode ser um item muito perigoso em qualquer lugar.

As possibilidades de acidente são muito grandes, já que para um idoso, por exemplo, cair de uma escada pode ser um acidente fatal.

Para remediar tais perigos, uma alternativa possível, é o uso do corrimão de parede onde houver uma escada, seja interna ou externa.

O corrimão pode ser um item de segurança e ao mesmo tempo de beleza

O corrimão é um item com diversas opções disponíveis. A possibilidade de escolha de matéria prima, para produção de um corrimão é diversa; há corrimão de ferro para escada, de aço, aço inox, alumínio, madeira, ou seja, pode-se buscar o material que mais se adéque às necessidades do local – tanto funcionais quanto estéticas.

Com a variedade de materiais, pode-se ter, ao mesmo tempo, segurança e beleza no conjunto da obra. Para isso, deve-se observar o restante da arquitetura da casa. Casas de tom mais rústico, podem fazer uso de corrimão de escada de madeira.

A beleza que tal material traz é singular, porém, sua manutenção e limpeza não são tão simples, já que a madeira é um tipo de matéria que reage muito às variações climáticas e umidade em excesso, por exemplo, já seria um mal para um corrimão de madeira e isto faz com que sua praticidade não corresponda à beleza do material.

É mais indicado para ambientes internos e com pouca umidade, além de necessitar manutenção preventiva regular – anualmente, pelo menos.

O corrimão de alumínio pode ser uma das opções para se utilizar, porém, em questões de segurança, tal material acaba não sendo tão recomendado, já que a força dele é bem pequena.

Uma alternativa, pode ser o uso de corrimão de ferro para escada, pois possui maior força e resistência, fazendo com que o apoio nele seja efetuado com maior segurança, do que com o alumínio.

Sua praticidade, apenas entra em negação, quando se depara com alguns problemas relacionados à manutenção e limpeza.

A manutenção do ferro se mostra complicada, pois ele começará a amarelar e enferrujar com o tempo, com isso, sua limpeza também será prejudicada. Sendo utilizado em áreas internas, tais estorvos são adiados.

Caso a arquitetura de sua casa peça um tom rústico, o uso do ferro também é uma solução, podendo inclusive surgir um corrimão de parede que combine o ferro e a madeira, dando um acabamento inigualável para sua residência.

Para ter maior praticidade, pode vir a ser útil o uso do aço inox

Residências que contém crianças e idosos, necessitam de atenção redobrada para alguns itens. Um dos principais é com a manutenção e limpeza dos locais, ou seja, a casa deve conter em si uma praticidade maior.

Para isso, o uso de corrimão de inox para escada pode vir a ser útil. Sua praticidade é gigantesca, já que esse material não reage à umidade elevada e resiste melhor aos desgastes do tempo.

Por ser um material com possibilidade de contato com a água, a limpeza do aço é altamente simples: um pano com álcool 70º, por exemplo, já é suficiente para uma limpeza efetiva da estrutura.

Outro aspecto positivo do corrimão em inox, é o caráter contemporâneo que o material dá para uma escada.

Mesmo porque, indo além de uma aparência moderna e arrojada, o corrimão de metal inoxidável pode ser confeccionado com forma sob medida, de acordo com a vontade e necessidade do cliente.

As vantagens são inúmeras dos modelos de corrimão:

  • É amplamente fabricado;
  • O material pode ser feito sob medida para suas necessidades;
  • Facilidade de corrigir alguns defeitos com massa plástica;
  • A resistência mecânica do aço é ótima;
  • Facilidade de acabamento e pintura;
  • Seu custo-benefício é um dos melhores, por sua durabilidade prolongada.

    Ao escolher qual corrimão deseja utilizar, monte um projeto e reflita sobre todas as suas necessidades. Com isso conseguirá escolher o corrimão que mais se encaixe no local.