Por si só a energia solar já é considerada uma energia limpa e inesgotável, a princípio, tendo diversos usos e aplicações.

aquecedor solar trabalha por meio da conversão da energia solar, resultando em energia térmica, aplicada por conta do uso da água quente.

De um ponto de vista geral, pode-se apontar algumas vantagens e desvantagens da energia solar. Com o foco direcionado ao aquecedor solar, ou seja, a energia solar térmica, alguns dos benefícios apontados baseiam-se em:

  • Sustentabilidade
  • Conforto
  • Economia
  • Rentabilidade
  • Valorização do imóvel

Características do aquecedor solar

Apesar de o Brasil possuir altos índices de radiação solar na maioria das regiões, existem alguns locais em que pode até cair geada. Para alguns modelos de aquecimento solar, existe ainda o risco de quebra dos coletores por conta de congelamento.

Por isso, para esses casos, a melhor solução é o aquecedor solar com isolamento térmico à vácuo.

Utilizar modelos que possuem resistência à baixas temperaturas e ainda são capazes de absorverem maior radiação de energia é uma boa alternativa, assim como um sistema de apoio à gás pode também tornar situações de frio mais extremo com um melhor custo benefício e mais confortáveis.

Dessa forma, existem outras inúmeros vantagens promovidas por meio do aquecedor solar. No entanto, é necessário manter-se atento em como será sua aplicação, bem como as formas de instalação do mesmo.

Para decidir como realizar a compra do melhor aquecedor solar, é simples. Basta conhecer bem o profissional que realizará a instalação e optar por empresas que sejam conhecidas no segmento.

Um sistema básico de aquecedor solar de agua é basicamente composto por um reservatório térmico e placas solares coletoras.

As placas coletoras são as responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações constituídas em cobre.

O reservatório térmico, que também pode ser conhecido por boiler, baseia-se em um recipiente desenvolvido para o armazenamento da água já aquecida.

Estes reservatórios são cilindros que podem ser produzidos em inox, cobre ou polipropileno, e isolados termicamente por meio de poliuretano expandido sem CFC.

Visando não agredir a camada de ozônio. Assim, a água é aquecida para ser consumida posteriormente, enquanto o reservatório térmico do aquecedor solar é alimentado pela caixa de água fria, mantendo-o sempre cheio.

Nos sistemas mais convencionais, a água circula entre o reservatório térmico e os coletores por meio de um sistema natural denominado termossifão, onde a água presente nos coletores fica aquecida e, portanto, menos densa que a água presente no reservatório. Dessa forma a água fria “empurra” a água quente, gerando assim a circulação.

O aquecedor solar para piscina

O intuito do aquecedor solar para piscina é circular a água da piscina por meio dos coletores que ficam, em sua maioria, sobre o telhado, onde ela fica parada por um tempo a fim aumentar sua temperatura por conta da exposição ao sol, e em seguida é devolvida à piscina enchendo novamente os coletores com água fria, onde o ciclo de aquecimento então recomeça.

Esse controle de temperatura é feito através de um controlador de diferencial de temperatura, conhecido como CDT, que possui dois sensores de temperatura, onde um mede a temperatura da água presente nos coletores acima do telhado e o outro mede a temperatura da água da piscina.

Quando o diferencial de temperatura entre as duas águas atinge o valor que está previamente programado no controlador, em uma média de 5ºC, a bomba é acionada novamente e faz a transferência dessa água já aquecida à piscina.

Um aquecedor solar para piscina caseiro trata-se um meio mais em conta de se obter um sistema de aquecimento, além de ser uma alternativa extremamente ecológica.

Ao montar um aquecedor solar caseiro poupa-se, principalmente, energia elétrica, o que é bom o bolso no fim do mês, já que a conta de luz é reduzida, e para o meio ambiente, além de se tratar de um projeto capaz de ensinar muito sobre sistemas hidráulicos de um modo bem simples.

Um aquecedor solar residencial é, de forma simplificada, um meio de converter a energia solar em energia térmica que é transferida para a água. O sistema não envolve fatores arriscados como eletricidade, embora seja sempre indicado certo cuidado.