Para transportar cargas dentro de uma indústria, o veículo industrial usado é a empilhadeira, podendo ser uma empilhadeira toyota.

A empilhadeira é uma alternativa muito prática, que otimiza o transporte, empilhamento e movimento de diversos tipos de materiais, sendo muito mais eficaz do que o serviço manual para movimentar um objeto, como uma caixa plástica fechada, ou máquina de um local para o outro.  As empilhadeiras podem funcionar de forma elétrica ou manual.

Uma bateria é responsável por fazer funcionar a empilhadeira elétrica, assim como a empilhadeira manual precisa de um operador para fazer o seu trabalho.

Uma outra classificação das empilhadeiras se refere ao tipo de combustão. Nessa divisão, há a empilhadeira a gás que possui um suporte de carga maior do que a suportada pelos equipamentos movidos a diesel, que é o outro tipo de empilhadeira.

Por esse motivo, a capacidade operacional da empilhadeira movida à gás é considerada superior. Ela consegue transportar uma maior quantidade de caixa plastica. 

Os principais itens da empilhadeira são: polia ou correia, mastro ou torre de elevação, correia de elevação, alavanca de controle do mastro, sistema hidráulico, plataforma de carregamento, garfo ou forquilha, chassi, compartimento do motor e teto da cabine.

Para que serve a empilhadeira contrabalançada

empilhadeira contrabalançada tem esse nome porque possui um peso na parte traseira que faz com que a empilhadeira se mantenha em equilíbrio.

Devido a sua versatilidade de aplicação, ela vem se destacando no mercado. Um dos fatores que dão destaque à empilhadeira contrabalançada é a sua operação com alimentação elétrica ou com combustíveis como diesel e GLP.

Em casos de ambientes fechados, por exemplo, é indicado usar a empilhadeira contrabalançada elétrica, já que ela trabalha com nível reduzido de ruído operacional e não há de combustível que polui o ar.

Além disso, esse modelo é mais econômico em relação aos gastos com combustível, especialmente para as empresas que possuem turno diurno e nortuno de trabalho.

Nesse caso, em específico, é indicado adquirir uma bateria extra. A empilhadeira contrabalançada que funciona por meio de combustão pode ser usada em empresas com áreas externas, que possuam pátios.

Porém, ela precisa de operadores bem treinados e capacitados, pois pode ter riscos causados pelo manuseio de materiais inflamáveis. Sendo assim, o investimento é maior.

As empilhadeiras contrabalançadas possuem vantagens como:

  • Modelos ergonômicos
  • Garantia de que o equipamento não vai tombar para frente
  • Manutenção preventiva e corretiva
  • Responsabilidade socioambiental através ações de sustentabilidade

Como o operador trabalha sentado e de forma confortável, há redução dos riscos de lesões. Além disso, como a máquina não tem risco de tomar, a chance de acontecer acidentes com os operadores, que pode levar a perda de material, é menor.

A manutenção é sempre muito importante, principalmente quando é feita por profissionais capacitados. Esse tipo de empilhadeira pode ser considerada sustentável por fazer o descarte correto de resíduo contaminado.

O que são e para que servem os paletes

O pallet é um estrado de madeira que dá estrutura ao material. Diversas estacas unidas conseguem proporcionar essa estrutura onde o material é posicionado.

Além disso, é nela  que os garfos da paleteira se encaixam para acontecer o transporte de produtos. A paleteira, que pode ser feita de pallet de plástico, possui rodas que interferem diretamente na eficiência da paleteira.

O rolamento delas precisa ser fácil e, de preferência, com rodas de nylon, que têm a resistência como uma de suas características. Dessa forma, ela consegue transportar mais peso.

Os pallets de plástico possuem alguns benefícios quando comparados aos paletes de madeira, por exemplo. Os pallets de madeira possuem uma fabricação mais rudimentar, se degradando de forma mais rápido e necessitando de uma frequência maior de manutenção.

A madeira não é um material muito higiêncios, que facilita proliferação de fungos, bactérias, pragas e outras doenças que podem ser transportadas por meio da madeira.

Uma outra desvantagem é que manuseio de um pallet de madeira é mais complicado do que o de um pallet de plastico preço,, já que, além do peso maior, ele é composto por pregos, lascas e cantos vivos, que podem machucar quem está manuseando o pallet.

Não é necessário fazer manutenção nos pallets de plástico, que possuem uma durabilidade de até dez anos. Como o manuseio deles é mais simples, esse tipo de pallet gasta menos com transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *