Que o concreto é um material essencial para praticamente todos os tipos de construções é de conhecimento de todos, mas esse artigo tem como intenção passar mais informações sobre essa matéria prima e um procedimento bem comum que o envolve: o corte.

O corte é um método fundamental para garantir o encaixe das peças de forma que não prejudique ou comprometa estruturas. Então, se quer saber mais sobre os detalhes de corte de concreto fique atento ao artigo.

Concreto: composição e modelos

Claro que antes de falar sobre o corte, é necessário entender como funciona o concreto.

Basicamente, ele é composto por 4 materiais que são a água, a pedra, o cimento e a areia.

O processo para juntar esses materiais e obter o concreto é bem simples, o que significa que ele pode ser feito no próprio local e pelas pessoas que compõem a equipe da obra.

Depois de pronto, ele é transportado até o local de aplicação e com muito cuidado é adicionado a parte em que irá passar pelo processo de secagem (local no qual o concreto toma a sua última forma, ficando rígido).

Outro  meio de transporte e aplicação é por meio de betoneiras, que são grandes caminhões com misturadores embutidos e, em alguns casos, possuem um método de aplicação especial por meio de uma mangueira enorme, que distribui de forma mais rápida o concreto para o local em que é necessário, procedimento mais viável para grandes alturas ou locais com acesso difícil.

Existe um tipo mais específico de concreto, chamado CDC (Concreto Dosado em Central), que, como o próprio nome sugere, é fabricado com medidas exatas pré-enviadas para a central, mais recomendado para bloco e estruturas principais.

No Brasil temos vários tipos de concretos que são popularmente utilizados, dentre eles estão:

  • Concreto de cimento Portland;
  • Concreto convencional;
  • Concreto bombeável;
  • Concreto armado;
  • Concreto protendido;
  • Concreto leve;
  • Concreto celular;
  • Concreto pesado.

Cada um contém uma utilização específica, com pesos, medidas, dosagem, compostura e insumos diferentes, dependendo muito da demanda necessária.

Processo de corte

Entender como cortar concreto é até simples, mas vale ressaltar que para realizar esse procedimento é sempre recomendado o acompanhamento de um profissional ou uma equipe especializada, que contará com projetistas para entender as matrizes e a necessidade do corte.

Como ultimamente o corte tem se tornado um procedimento residencial, para fabricação de pisos e etc, o valor de uma maquina de cortar concreto aluguel é acessível e existem várias empresas que executam esse serviço.

Existem máquinas de uso industrial, que automatizam o processo de corte, mas que são recomendadas para uso em larga escala.

Além dele, também existe as ferramentas de uso residencial, sendo mais simples e para trabalhos esporádicos.

De maneira geral, essa máquina permite cortar de forma precisa e conta com um disco de corte geralmente diamantado, que garante estabilidade no trabalho e também uma grande diminuição nos ruídos feitos pelo equipamento.

Essa característica é muito benéfica para a realização dos serviços, para se ter uma ideia, no caso industrial é muito utilizado em obras civis, normalmente feitas em locais de alto tráfego urbano, em que ruídos demasiados causariam problemas para a obra como um todo.

Para falar um pouco melhor sobre o corte de concreto vamos frisar em 2 tipos, o Wall Sawing (corte de parede com serra) e o Flat Sawing (corte de pisos e lajes com serra).

1. Wall Sawing

Procedimento que realiza o corte feito de rasgos e aberturas em paredes inclinadas e verticais.

Na superfície em que existe a necessidade de corte é inserido um trilho para deslizar um motor com uma serra circular, potente o suficiente para cortar lajes e pisos com até 50 cm de profundidade.

2. Flat Sawing

É utilizado com um tipo de máquina sobre rodas que possui motores impulsionados a combustão ou por eletricidade. A regulagem de potência, força e diâmetro da serra vai depender da espessura do material a ser cortado, no caso piso ou laje.

O corte é um procedimento também indicado para a fabricação de peças para estruturas com moldes e eixos pré moldados, onde só o corte possibilita o encaixe com perfeição das demais estruturas, realizando o assentamento das bases e igualando o tamanho e forma de todas as peças.

Ressaltando novamente a importância de um acompanhamento profissional sobre todos esses procedimentos, garantindo não só a eficácia como a segurança em todos esses processos.

A demanda por empresas especializadas no corte de concreto vem crescendo, assim como o mercado dessa área é emergente – e provavelmente se manterá assim pelos próximos anos.