O setor de comércio e serviços, também conhecido como terciário, responde por boa parte da economia brasileira.

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços apontam que este segmento representa mais de 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Consequentemente, ele também é um importante motor da geração de empregos – principalmente em datas comemorativas, quando boa parte dos empresários contrata mão-de-obra temporária para administrar o aumento sazonal de demanda.

Porém, por mais importante que o setor seja, investir nele não é sinônimo de sucesso. Assim como qualquer outra empresa, é preciso haver estudo, planejamento e controle do desempenho do estabelecimento.

No caso dos comércios físicos, há um fator muito importante, mas que nem sempre é levado em conta: o ambiente da loja.

Além de passar uma imagem profissional, ele encoraja pessoas a conhecer o estabelecimento e a passar mais tempo dentro dele. Confira, a seguir, algumas dicas para renová-lo:

  1. Invista em segurança

Atualmente, a falta de segurança não é exclusividade de capitais e grandes cidades: o interior do Brasil sofre cada vez mais com a criminalidade.

Isso faz com que os comerciantes tenham que ficar atentos, tendo em vista que a grande quantidade de produtos mantidos em seus estoques pode ser um atrativo para roubos. Por incrível que pareça, o design pode ser usado para coibir estas ações.

O motivo por trás disso é o fato de que elementos como a tela de alambrado, cerca elétrica e concertina funcionam como barreiras psicológicas contra invasores.

Isso significa que todos os itens que visivelmente dificultarem a invasão, ou a tornarem mais arriscada, ajudam a dissuadir criminosos, forçando-os a procurar outro alvo.

A boa notícia é que não é preciso comprometer a estética do local, tornando-a intimidadora, para que o estabelecimento fique a salvo da criminalidade.

tela gradil nylofor é um exemplo de item que não prejudica a aparência da fachada: apesar de discreto, ela é resistente e funciona como uma barreira extra para invasores, desanimando-os.

  1. Escolha um piso resistente

Estabelecimentos comerciais, de modo geral, têm um alto trânsito de pessoas ao longo do dia, muito mais que imóveis residenciais.

Além disso, também costuma haver entregas de mercadorias e reposições de estoque, o que é sinônimo de trânsito de itens pesados, como carrinhos, no local.

Isso, por sua vez, significa que a escolha do piso merece atenção redobrada em estabelecimentos comerciais: além de bonito, ele tem que ser resistente. Da mesma forma, ele precisa ser prático – ou seja, fácil de limpar.

A boa notícia é que o mercado está repleto de opções que preenchem todos estes requisitos. Um deles é o porcelanato liquido, nome popular do piso monolítico.

Ela consiste em uma resina que, quando se solidifica, torna-se resistente e bonita.

Isso também faz com que, ao contrário do porcelanato tradicional, ela não tenha rejuntes, facilitando a limpeza. Este material também se destaca pela resistência acima da média, tanto ao trânsito intenso de pessoas quanto a impactos e ao arrastamento de objetos pesados.

Outra vantagem do autonivelante epoxi para pisos (seu nome técnico) é o fato de que ele pode ser aplicado diretamente sobre praticamente qualquer contrapiso.

Em alguns casos, pode haver a necessidade de procedimentos prévios, mas eles não são a maioria. Isso significa que, ao contrário de outros revestimentos, a instalação é rápida e prática.

Por fim, vale ressaltar que este material está disponível em uma série de cores. Além disso, tons diferentes podem ser misturados, de modo a criar efeitos visuais interessantes.

  1. Capriche na fachada

Contudo, não é só o interior que merece atenção: a fachada do estabelecimento também tem que ser bem elaborada, preferencialmente por um profissional.

Ele estudará tanto a identidade visual da empresa quanto às características do imóvel onde ela funciona, propondo o melhor revestimento externo fachada predio para ele.

O cuidado, entretanto, não acaba na fase de projeto: é preciso manter o exterior bonito e bem conservado constantemente.

Essa não é só uma questão de estética, tendo em vista que a edificação fica exposta a elementos que podem degradar a estrutura da construção, tais como:

  • Chuva ácida;
  • Umidade;
  • Ventos;
  • Maresia.

Consequentemente, manter o revestimento parede sempre preservado, independentemente do material, pode evitar problemas sérios de estabilidade e segurança da edificação – estes, por sua vez, de complexa resolução.