As atividades diárias da vida moderna fizeram com que a produção de resíduos aumentasse drasticamente. Também conhecidos como efluentes, podem ser de cunho doméstico ou industrial. Esse tipo de material, pode e deve ser tratado de maneira adequada por uma estação de tratamento de efluentes.

Compostos por gases e líquidos, tais efluentes podem ser denominados da seguinte maneira:

  • Efluente doméstico: Água potável com impurezas provenientes do uso. Esse tipo de efluente pode ainda passar por uma etapa de tratamento de agua.
  • Efluente industrial: Água potável com impurezas provenientes do uso. Esse tipo de efluente pode ainda passar por uma etapa de tratamento de água. Mas para esse processo, temos que verificar a origem desse tipo de impurezas.

A grande diferença está na composição da água e gases que são tratados em ambos os casos. Para a parte doméstica, a composição é, basicamente, líquida e tem padronização. Geralmente, composto de material orgânico, sólidos dissolvidos, organismos patogênicos que podem conter bactérias, protozoários, helmintos e, até mesmo, alguns tipos de vírus.
Quando falamos em material industrial, devemos primeiro entender qual o nicho de negócio da empresa, pois podemos lidar com óleos e materiais mais pesados, que podem ter origem em lavagens de tubulações, máquinas, pátios e linhas de produção. Esse processo é feito em diversas etapas, passando por estágios de tratamento, do mais leve ao mais profundo, para que assim o descarte, ou reutilização, dessa matéria orgânica não seja prejudicial em nenhum campo da sociedade. Todo esse tratamento está previsto em lei e deve ser seguido com o rigor imposto pelo órgão regulador responsável.

Conheça o flotador tratamento de efluentes

A floração feita a partir do flotador tratamento de efluentes é responsável por separar o líquido dos compostos sólidos presentes nos efluentes. Como isso acontece? Uma nuvem de microbolhas fazem o trabalho de levar os compostos sólidos à superfície, facilitando a visualização e dispersão de tais materiais. No tratamento industrial, as flotações usadas são as de ar dissolvido e ar disperso, possuem bolhas de tamanho muito maior, que contribuem para uma maior facilidade em lidar com dejetos provenientes da indústria. A qualidade de tal flotação dependerá do tamanho das bolhas quando em comparação com as substâncias que devem ser suspensas para o sucesso do processo, a redução de densidade de impurezas deve ser perfeita para que todo o processo seja feito de maneira exemplar.

A importância da limpeza de poços

A obrigatoriedade da limpeza de poços profundos e artesianos é imposta a empresas e pessoas físicas que pretendem se utilizar desse recurso. Para que a higiene de um poço artesiano seja feita de maneira satisfatória e segura, uma empresa especializada deve ser contratada. Para que o poço tenha sua eficácia mantida, é necessário que os equipamentos de bombeamento e limpeza de componentes passem por uma minuciosa inspeção e manutenção, quando necessário.

Assim, além de deixar a vida útil do poço maior, você não terá sobrecarga em seu processo. Tais limpezas podem ser feitas de maneira mecânica e química. Para o primeiro caso, é necessário que uma equipe extremamente qualificada esteja escalada a fazer o procedimento. No segundo, o cenário é ainda mais profissional, demandado, além de profissionais qualificados, os produtos certos para que não exista agressão ao poço em si e à água contida neste.

Todos os processos acima, estão previstos em lei, e precisam ser realizados para que a saúde da população que usufrui dos serviços e funcionamento das máquinas envolvidas seja preservada. Para a opção de limpeza de poços artesianos, não tente fazer o processo por si.

Contrate uma empresa especializada e tenha em mente que tal investimento está beneficiando sua instituição, em caso de indústrias, ou sua saúde, para casos de poços artesianos de pessoas físicas.

Converse com o consultor comercial que lhe atender, entenda a expertise da empresa para realizar o processo. Mas como? Simples, conheça projetos executados com sucesso, certificações que a empresa possui, certificações que o quadro de funcionários possui e comprometimento com o trabalho bem feito e à prova de falhas. Então, antes de bater o martelo, tenha certeza das qualificações citadas acima para que seu projeto de limpeza seja feito com maestria e não lhe dê dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *