Os negócios estão crescendo e há a necessidade de montar um escritório.

Esse é um passo muito importante e, deve-se lembrar que o escritório corporativo é uma das chaves de sucesso para qualquer empresa.

Por isso, é necessário uma dedicação de tempo e recursos para investir no seu projeto de escritório.

Antes de iniciar o projeto, é importante mapear a infraestrutura necessária para sua empresa e montar um planejamento, inclusive de custos.

É interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada em projeto de mobiliário corporativo, pois assim, imprevistos serão minimizados.

Depois, é hora de planejar! A primeira pergunta que se deve responder é: qual o foco do seu negócio? Essa resposta determinará qual estilo e personalidade o escritório terá. A cultura da empresa deve ser passada aos demais públicos, seja interno ou externo, até mesmo pela decoração.

A escolha dos moveis para escritorio deve ser feita a partir da cultura e do que a empresa propõe como ambiente corporativo. Estes devem ser de alta resistência, pois o uso será contínuo e intenso.

Deve-se ter um mobiliário que atenda às normas regulamentadoras de ergonomia e que seja desenvolvido para escritório, com todas as passagens e calhas necessárias para embutir cabeamentos da rede lógica e elétrica.

Além disso, o mobiliário precisa possibilitar possíveis montagens e desmontagens com facilidade, pois escritórios contemporâneos são dinâmicos e podem mudar o layout da equipe a qualquer momento.

Outra dica importante para montar seu escritório é aproveitar a iluminação natural. O uso de divisórias de vidro, por exemplo, permite a divisão dos ambientes, redução de ruídos e disseminação da luz. É possível ter um escritório repleto de salas, mas com bastante claridade.

Se for proveniente de iluminação natural, melhor ainda, pois a luz natural tem vários benefícios como a economia de energia, a estimulação de produção de vitamina D no corpo e promove uma conexão maior com o ambiente externo, retirando um pouco a sensação de claustrofobia gerada em alguns escritórios mal planejados.

Por dentro do escritório

As famosas “estações de trabalho” são os locais onde os funcionários passam a maior parte do dia. No caso dos escritórios, são as mesas.

Ter uma estação de trabalho ideal pode ser decisivo para um bom desempenho da equipe em uma empresa. Ela deve ser ergonômica e confortável, além de combinar com todo o ambiente da empresa.

Escolher uma estação de trabalho ideal não é tarefa fácil. Vários fatores devem ser levados em conta, como o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado, quanto tempo por dia ele passa na estação, espaço disponível e ambiente no qual ela será instalada.

Algumas dicas ajudam na escolha de estações de trabalho mais produtivas:

  • Ofereça as ferramentas e equipamentos adequados;
  • Estimule a personalização das estações de trabalho;
  • Ergonomia;
  • Estimule a organização;
  • Priorize itens essenciais em cima das estações de trabalho.

Os móveis para escritórios possuem diversos tamanhos e formatos. A estação de trabalho tipo ilha é a mais comum. Tal tipo é formado por mais de duas ou quatro posições, podendo ser uma lado da outra ou uma na frente da outra, separadas ou não por baias.

Este tipo de estação de trabalho possui mesas em formatos de “L”, formação em “U”, intercaladas ou retas.

Existem também as estações de atendimento, muito comuns em call centers, onde cada pessoa senta de um lado da mesa, com barreiras laterais para proporcionar privacidade durante o atendimento e outro com divisória, para que o funcionário trabalhe especialmente com atendimento por telefone.

Independente do formato, é importante que o móvel esteja preparado para receber os diferentes tipos de cabo de rede, telefone, energia, entre outros, sem danificar a mobília.

Ainda em relação aos cabos, é preciso ressaltar a importância de se investir em um cabeamento de qualidade, podendo ser cabeamento estruturado e não estruturado.

Decoração externa

Uma fachada bem projetada é uma pequena amostra de todo charme que será encontrado dentro da empresa. São as “boas vindas” dadas com estilo e demonstra a preocupação com os detalhes, mesmo que esses sejam simples, além de ter traços da cultura da empresa.

fachada em granito, por exemplo, tem uma aparência mais séria e harmoniosa, e se você combiná-lo com o projeto direito também pode deixar o escritório muito elegante. Outras pedras, como o mármore também podem ser usadas para revestir uma fachada.

Trata-se de uma forma simples, mas de variações infinitas, de possibilitar a transformação das superfícies, conferindo-lhes uma nova imagem e vida.

revestimento de parede externa é uma técnica em que as superfícies construídas recebem outros materiais de acabamento para proporcionar características variadas, como maior durabilidade, resistência e aditivos estéticos.

É importante que a decoração, tanto interna quanto externa, do escritório siga o estilo e a cultura da empresa, tenha originalidade e passe conforto e segurança para que os funcionários tenham maior produtividade e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *