Todo estabelecimento que forneça serviços ao ar livre precisa utilizar toldos, pois garantem proteção contra o sol, chuva e várias outras interferências climáticas.

Os Toldos já apareceram há muito tempo, junto com os povos egípcios, servindo como proteção para os alimentos e permanecendo nessa utilização por séculos à frente.

Hoje, por outro lado, os toldos assumem um papel estético e funcional, fundamental a todo tipo de construção.

Um guia na história dos toldos

Os toldos já eram utilizados pelos povos antigos, principalmente no Oriente Médio, onde eram utilizados para proteger alimentos que eram expostos ao sol. Com o tempo, o padrão dos toldos foi assumindo novas formas.

Na Idade média, era comum o uso da Tenda para reuniões de verão da realeza e encontros mais casuais, contudo, tipos diferenciados de toldos eram usados, assumindo quase que a mesma função, porém, com menos discrição.

Com os estudos na área da decoração, novas funções foram sendo atribuídas aos toldos, sendo sua principal função servir como ornamento e extensão a uma edificação ou estabelecimento.

Como adereços, os toldos podem contar com uma variedade de materiais para sua construção, sendo mais comum os toldos de policarbonato, por sua impermeabilização adequada e resistência acentuada.

Inclusive, os toldos são totalmente personalizáveis, podendo ser interpretados como ferramentas da comunicação visual.

A Comunicação visual no abc hoje trabalha também com formas de trazer ainda mais os toldos como extensões para essa área.

A Comunicação visual também com formas de trazer ainda mais os toldos como extensões para essa área.

O material que é utilizado neles pode ser tingido e podem ser impressas várias formas e mensagens, desse modo, podemos dizer que também servem como frentes para tornar fachadas de lojas mais atraentes, por exemplo.

Uma variedade de toldos e utilidades

Os toldos não seguem padrões específicos, todavia, o mais usado é o toldo inclinado, sendo colocado defronte à entrada de estabelecimentos e edifício, tanto para impedir que a água escorra através das portas como também servindo de proteção às pessoas que entram e saem desses lugares.

Outro modelo de toldo, que se encaixa bem na função de extensão para esquadrias, é o toldo redondo; seu diferencial é totalmente estético, ou seja, mantém a mesma utilidade de outros toldos, que é impedir a passagem de água e sol.

Todavia, estes conferem certo charme às fachadas de lojas, por isso a demanda é bem maior.

O Toldo fixo é o mais comum tipo de cobertura utilizado, contudo, ainda existem os toldos retráteis. A Cobertura a ser instalada deve ser escolhida pensando no futuro principalmente.

Toldos fixos devem ser instalados quando não há qualquer indício de mudanças imobiliárias ou se a reforma de estabelecimentos não é uma opção para os donos do local, isso porque esses toldos são fixados de modo que devem ser capazes de aguentar seu próprio peso, como também devem ser capazes de aguentar ventos fortes.

Pelas razões citadas, toldos fixos são mais difíceis de serem removidos. Toldos retráteis devem ser instalados levando em consideração que podem ser facilmente removidos caso seja necessário.

Existem também toldos transparentes e que são alvos constantes de críticas.

Muitas pessoas associam a transparência desses toldos com a deficiência na capacidade de absorver calor e bloquear o sol, mas o que poucos sabem é que graças aos materiais empregados na criação dessas superfícies, sua absorção de calor não é comprometida de maneira alguma.

A utilidade de toldos desse tipo se dá, principalmente, quando há a necessidade de se realizar eventos ou prestar serviços ao ar livre e permitir utilizar da luz natural sem gerar calor.

Já foi citado que o tipo mais comum de toldo é o policarbonato, mas a razão para isso está nos seus grandes benefícios.

A matéria-prima desses toldos é bem econômica para as empresas que os fabricam, além de possibilitar que sejam bons isolantes térmicos e isolantes de luz.

Além disso, o policarbonato é resistente ao vento e ao calor, o que torna seu tempo de vida útil bem maior.

A superfície do policarbonato também permite a absorção de tinta, o que confere ao comprador uma variedade de cores a serem escolhidas.

Diversos Toldos em campinas são de policarbonato justamente pelos grandes benefícios e acesso econômico proporcionado a diversos indivíduos, uma vez que aliar função com preço é um bom resultado.