A escolha por iniciar um empreendimento é um grande passo e envolve muitas questões. Desde a validação da ideia de negócio, através de pesquisas, passando pela busca de sócios, investimentos, estudo de mercado e potencial clientela, chegando até a estrutura física da empresa.

No que se refere à construção do estabelecimento, uma série de decisões deverá ser feita, bem como uma porção de dúvidas, problemas e burocracias devem ser pensados.

O ideal é a presença de profissionais qualificados ao longo de todo o processo, mas algumas dicas são sempre válidas na hora de montar a própria empresa.

Como garantir uma rede de qualidade para sua empresa

Se você pretende construir uma empresa, certamente sabe do valor de uma rede de qualidade.

No mundo moderno, é impossível deixar de contar com os benefícios de uma conexão boa, sobretudo para melhorar a produção e fazer parte de uma integração maior por meio do compartilhamento de dados.

A resposta para isso é um sistema de cabeamento estruturado. O processo auxilia na segurança dos dados e faz parte da construção de uma edificação, organizando os cabos em infraestruturas e o fluxo de informações através de dispositivos.

Existem várias formas de realizar a organização, chamadas de topologias, que são aplicadas conforme as particularidades da empresa. Os benefícios do cabeamento são notórios, como por exemplo:

  • Padronização;
  • Durabilidade;
  • Economia para as empresas;
  • Otimização do sistema;
  • Agilidade nos processos;
  • Segurança.

Projeto de construção de uma empresa

Com isso em mente, para resolver o projeto de engenharia – em primeiro lugar, a contratação de uma empresa de aterramento pode trazer benefícios para o empresário. Trata-se de uma parte fundamental da construção.

Os serviços oferecidos por esse tipo de empresa consistem em cuidar da variação de tensão elétrica, evitando choques e reforçando a segurança do prédio. Dessa forma, trabalha com as formas de direcionar as cargas para a terra.

Um dos constituintes essenciais, responsável pela condução da corrente elétrica para o chão é a haste de aterramento.

Composta por algum material condutor, como cobre, a haste é fincada inteiramente na parte subterrânea e ligada ao sistema elétrico por intermédio de fio. É extremamente comum o uso dessa ferramenta em construções modernas.

Ao contratar uma empresa de aterramento, o empresário terá orientações quanto às soluções possíveis na construção.

Pode haver instalação de malhas, para-raios, condutores ou outras estratégias.

Mas todas seguem determinações da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas), responsável por garantir direções seguras para o projeto. Por esse motivo, é fundamental a confiança na corporação contratada.

As vantagens da contratação de uma empresa de aterramento compreendem a garantia de segurança com o uso de equipamentos modernos e adequados manuseados por profissionais.

Além disso, o custo-benefício pode valer a pena, tendo em vista a durabilidade e a edificação feita conforme dita a lei.

A importância dos serviços prestados pela empresa é aumentada com a obrigatoriedade do laudo de aterramento, que serve para atestar a qualidade e segurança dos parâmetros de proteção contra descargas elétricas.

O laudo é produzido a partir da verificação das condições existentes, após medições elétricas em diversos pontos.

As empresas estão cada vez mais adeptas de tecnologias, contando com inúmeros dispositivos que dependem da eletricidade.

Assim, um bom aterramento auxilia no funcionamento correto e seguro de equipamentos, como é o caso dos disjuntores, fontes de energia etc.

Outra dica para quem pensa em iniciar uma empresa é a locação de rompedor de concreto.

Toda construção civil exige diversos materiais que, muitas vezes, não estão à disposição facilmente e podem ter altos custos. Mas, existe a possibilidade de adquirir as ferramentas para a obra sem ter de comprá-las.

O rompedor é útil na perfuração de componentes de elevada resistência, como paredes, lajes, asfalto, entre outros. E em algum momento da construção será necessária a quebra de alguma parte.

O aluguel fornece vantagens em relação à compra do material. Em primeiro lugar está a economia de dinheiro. O rompedor é entregue à contratante e o custo será calculado pela quantidade de dias que o material estiver em uso.

Além disso, há também economia de espaço, uma vez que fica no local da obra por um número limitado de dias. Após esse tempo, o empresário não precisa preocupar-se com a guarda do rompedor.

Por fim, caso haja algum problema após o aluguel de ferramentas, a contratada deve consertar o mais rápido possível para não provocar atrasos na obra.