Antes de comprar um toldo cortina para garagem, o que acha de conhecer todos os modelos disponíveis? Pois assim poderá tirar qualquer tipo de dúvida acerca do assunto. Se a resposta for positiva, continue com a leitura logo abaixo. Você não vai se arrepender.

Os toldos e coberturas são acessórios instalados em ambientes externos de casas e edifícios diversos, servindo para manter os ambientes protegidos do sol e da chuva, uma vez que também controla a temperatura ambiente, gerando mais conforto térmico em áreas sociais.

Sendo assim, pode-se dizer que o mercado oferece uma série de variedade de toldos para todos os empreendimentos, com design e modelos diversos, sempre a fim de atender todo e qualquer tipo de demanda.

Deste modo, a escolha do toldo deve ser feita a partir de alguns critérios de proteção. Com isso, se a intenção é proteger portas e janelas de sol e de chuva, a melhor opção é o toldo de enrolar, podendo ser apenas reto no ambiente de instalação.

Mas, chega de mais delongas! Confira os principais modelos de toldos a partir dos próximos tópicos.

Toldos fixos

Estes modelos não podem abrir ou fechar, por isso são denominados como toldos fixos. Geralmente, a manutenção de toldos é praticamente inexistente, pois, este modelo não é movimentado com certa regularidade, exigindo assim menos cuidados técnicos, mas não dispensa limpeza.

Para quem busca cobrir determinada área, o tipo fixo de toldo é ideal, porque não é necessário modificar a posição do toldo. Por isso, ele é recomendado para os seguintes estabelecimentos:

  • Salões;
  • Varandas;
  • Quadras;
  • Galpões;
  • Lojas;
  • Dentre outros.

Ainda assim, eles possuem a estrutura de alumínio aparente, sendo menos discretos esteticamente que os demais modelos.

Toldo retrátil

Talvez um dos tipos mais conhecidos do mercado, o toldo retrátil é fechado de forma sanfonada, podendo ser usado como uma espécie de cortina de luz, que abre e fecha.

Dentre as principais vantagens desse modelo de toldo está o aproveitamento de luz natural, o que reduz drasticamente o consumo de energia elétrica durante o dia.

Além disso, ele é feito em toldo policarbonato, um dos materiais mais resistentes, chegando ser cerca de 200 vezes mais forte que o vidro, por isso, é uma das principais alternativas para garagens e áreas de lazer.

Toldo túnel

Faz parte da categoria de toldos fixos e, como o nome já sugere, forma uma espécie de túnel no local onde é instalado, sendo muito utilizado em passagens como nos corredores, halls de entrada, dentre outros locais pertinentes.

Para se ter uma ideia, em salões de festa para cerimônia de casamento, o uso do toldo túnel é primordial, podendo ser confeccionado em diferentes cores e modelos.

Toldo de braço retrátil

O toldo de braço retrátil é muito comum nas varandas com grande disponibilidade de espaço ou até mesmo para a cobertura de pátios.

O toldo de braço retrátil é colocado com uma inclinação mínima de 20º, que permite o escoamento da água de chuvas leves e breves. O produto é fixado em balanço, seja na parede ou na cobertura local.

Toldo embutido

Diferentemente do toldo cortina, o toldo embutido também possui braços articulados, mas ficam guardados em um box quando recolhidos. Esta é uma das melhores opções para quem deseja uma aparência mais discreta para o toldo.

Ainda assim, este modelo pode ser instalado em locais mais fechados, a fim de conferir modernidade e eficiência ao local.

Toldos capô

Estes modelos são projetados para janelas pequenas, podendo ser fixos ou móveis. Eles também ajudam a manter o calor fora da casa. Ainda assim, eles podem ser quadrados ou semi curvados.

Trata-se de um dos modelos de toldos mais usados nas lojas e nas varandas das casas, pois é bastante conveniente e prático por também ter  braços flexíveis que combatem os ventos fortes, garantindo assim mais segurança nas residências.

Toldo Piramidal

Um dos toldos mais tradicionais do mercado, montado em sistema de encaixe e unidos com parafusos e conexões em aço inox. Possui lona de cobertura em PVC e é disponível em vários tamanhos, podendo vir com fechamento lateral.

Conclusão

Estes são os principais e mais utilizados modelos de toldos disponíveis no mercado de coberturas. Lembrando que na hora da escolha o ideal é preferir pelos materiais que apresentam mais resistência e facilidade para limpar, assim como o policarbonato.

Com isso, o ambiente ficará protegido da chuva e do sol, além de garantir qualidade estética ao local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *