Um projeto de terraplenagem tem o intuito de preparar o terreno para atender a implantação de um novo negócio que será construído e pode ser feito por intermédio de movimentação de terra, com cortes e aterros.

O profissional em engenharia civil é o responsável por elaborar o projeto, pois ele tem conhecimento técnico sobre o assunto e as atribuições legais para isso.

Um projeto correto precisa se enquadrar dentro da realidade do terreno e ter alguns documentos de referência, como:

  • Levantamento topográfico da área;
  • Investigação geotécnica do terreno;
  • Projeto arquitetônico do empreendimento;
  • Visitas técnicas.

Se faltar algum desses três documentos, o projeto corre o risco de apresentar algumas falhas que somente serão vistas no momento da execução do projeto. Outro fator que deve ser realizado é a visita técnica do engenheiro na obra.

Realizar visitas técnicas no local da construção se torna muito importante, porque o profissional fica por dentro de todos os detalhes da obra no qual não apresentam na arquitetura ou topografia, somente é visto por um profissional experiente.

Fique por dentro de algumas dicas de terraplanagem

Para que tenha um bom projeto de terraplenagem é necessário que contrate uma boa topografia, ou seja, precisa contratar profissionais competentes para elaborar um projeto bem feito.

Deve conter informações precisas sobre o terreno: dimensões, altimetria, divisas, vegetação, redes existentes, construções existentes, vias, acessos, taludes, entre outros pontos. Precisa ser avaliada antes de iniciar o projeto e revisar, se caso for necessário.

Realize uma boa campanha de investigação geotécnica, ou seja, uma análise criteriosa do subsolo do terreno, pois ajuda a avaliar o processo geometricamente.

É importante saber as camadas de solo, avaliar a estabilidade dos taludes formados e o recalque de aterros nos solos moles. Também avalie a camada de solo destinada à fundação das entradas e empreendimentos a serem construídos.

Sempre tenha o projeto arquitetônico em mãos, pois ele será a referência para o desenvolvimento da construção e indicará os pontos de corte, de aterro e outras informações. Fique atento a qualquer incompatibilidade e problema, pois assim garantirá um excelente projeto.

Confira sempre todos os pontos do projeto de terraplanagem, desde representações gráficas, definições técnicas específicas à execução das atividades (devem ser feitas seguindo o gráfico e dentro do desenho do projeto), também, priorize a qualidade e a sequência construtiva que visa a segurança da execução, a estabilidade dos taludes formados, a execução de sistemas de drenagem, contenção e os equipamentos disponíveis como, por exemplo, caçamba de Entulho.

Também é necessário um controle tecnológico que atenda as normas de serviços que envolvam movimentação do solo, ele ratifica o que já foi realizado e indica pequenos problemas ou inconsistências do executado e projetado. Além disso, é necessário entregar os documentos já citados anteriormente.

Conheças outros serviços complementares

Contratar uma locação de caçamba agrega algumas vantagens que ajudará no serviço de terraplenagem, pois eles oferecem veículos de ótima qualidade no qual efetua o serviço de maneira correta.

A empresa, locatária, também fica responsável pela manutenção do maquinário, ou seja, o contratante não precisa se preocupar caso a caçamba dê algum problema.

Oferece assistência técnica sem cobrar a mais do estipulado no contrato e, ainda, descartar o entulho em aterros autorizados pelos órgãos devidos.

Esse serviço é muito importante em qualquer obra, pois ajuda a preservar o meio ambiente, pois descarta de modo certo todos os resíduos produzidos e organiza a construção em questão de não deixar o lixo espalhado nos cantos.

Outro serviço que pode ser de bastante eficiência é o conserto de portão eletrônico, pois o portão é feito com diversos componentes e qualquer um que apresente algum tipo de problema, compromete seu funcionamento.

Há casos que o conserto do portão é simples, basta alinhar peças, ajustar parafusos ou lubrificar, entre outros. Pode-se requisitar uma revisão preventiva no qual é responsável por verificar cada parte principal dele, inclusive, o motor de portão. Possui custo baixo e garantia, recomenda-se que esta revisão preventiva seja feita uma vez ao ano.

Se por acaso o portão parar de repente, o ideal é realizar uma vistoria mais profunda com um técnico que verificará a automatização do portão.

Normalmente quando ocorre um conserto, o motivo pode ser: queima de placa, fim de curso ou até um problema no controle remoto. Com relação a queima de placa, ela pode ser causada por descarga elétrica ou raios.