Tanto no meio industrial como também no residencial, a utilização de um determinado equipamento se mostra altamente importante e essencial para o funcionamento de alguns aspectos específicos. Este importante produto, cuja a utilização é bem constante, é o tubo.

Os tubos exercem papéis importantes dentro do esquema de estrutura de um determinado setor industrial, mas também sempre está presente em nossas residências, compondo montagens de projetos que necessitam deste determinado tipo de funcionalidade, como os eletrodutos, aplicados para proteger o local contra acidentes elétricos.

Enfim, mas o mundo dos tubos não é algo tão limitado assim. Existem alguns tipos e modelos diferentes deles, e cada qual é responsável por exercer uma determinada função.

São formatos, dimensões e tipos distintos de acabamento, variedade que permite às pessoas e empresas, a melhor comporem os seus respectivos projetos.

Neste texto, abordaremos alguns tipos variados destes tubos e o porquê deles serem os mais usados em determinados setores e áreas. Continue com a leitura e conheça mais sobre esses itens.

Tubo de aço inox

Quando falamos em Tubo de aço inox, nos referimos a um produto cuja composição é feita por um material muito utilizado.

O popular aço inox está sempre presente na indústria, e isso é devido à sua boa resistência e seu desempenho para evitar a ocorrência de corrosão em um determinado material.

Estes tubos possuem variadas formas e tipos, como por exemplo:

  • Tubo retangular;
  • Tubo padrão OD redondo com costura;
  • Tubo aço inox quadrado;
  • Tubo schedule com ou sem costura.

Além do tipo e formato de composição, os tubos de aço inoxidável também podem ser fabricados em distintos modelos e diâmetros, contando com alguns tipos de medidas diferentes, essas que podem variar de acordo com cada situação e também a pedido de clientes.

Em termos de aplicação e utilização, os tubos de aço inox são utilizados nos ramos industriais e também na construção civil com a função de compor projetos que necessitem de um acabamento metálico, fazendo com que os tubos de aço inoxidável sejam perfeitos aliados para preencher esse tipo de função

Uma das principais e mais contundentes características que marcam o tubo de inox, é com certeza a sua alta durabilidade, pois a ocorrência de corrosão ou oxidação são nulas, sendo um produto estritamente projetado para que tenha uma manutenção simples, permitindo uma maior resistência para todo o projeto em si.

Sua fácil instalação também é um dos motivos da enorme atração que eles causam, porém, ainda é de suma importância que esta seja realizada por profissionais devidamente qualificados e treinados para que realmente se possa ter um projeto de qualidade.

Tubo mecânico

A utilização do Tubo mecânico é indicada para aquelas peças onde a diminuição de peso e propriedades mecânicas, são de fundamental importância e relevância.

Para que realmente haja uma maior segurança e durabilidade do tubo, é de fundamental importância que o produto esteja seguindo as devidas normas previamente estipuladas.

Sendo assim, o tubo mecânico é muito aplicado em estruturas metálicas, máquinas agrícolas e dentre outros setores da área naval, manutenção, construção civil, entre outras mais.

Dentre esses modelos, existem dois tipos distintos de materiais que compõem o produto: o aço carbono e o aço inoxidável.

Você deve saber que ao reagir a situações naturais, o tubo de aço convencional acaba sendo tomado pela oxidação, o que pode comprometer muito toda a estrutura que ele faz parte, e sendo ele de aço carbono ou inox, esses problemas são totalmente descartados.

Tubo metalon

Primeiramente, você precisa entender o que é o Tubo metalon. Basicamente, o metalon é um tipo específico de material metálico, cuja formação é composta de aço carbono.

Sua utilização se dá para que se busque uma maior agilidade nas obras do meio da construção civil, mesmo que ainda os utilizem em diversos outros tipos de segmento, mas em menor escala.

Também é disponibilizado em alguns formatos diferentes, ele é um item muito eficiente, pois também demonstra uma grande resistência, ficando protegido contra intempéries naturais.

Em nosso mercado, os tubos metalon são feitos com costura, mas isso não significa que sua confecção é feita a partir de folhas do material, estas que são soldadas e moldadas, para que assim se possa formar os tubos, sendo eles em formados no tipo cilíndrico, quadrado ou retangular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *