telha

O mercado de construção oferece uma infinidade de opções de telhas, como telha de pvc, de vidro e outras, e para saber qual é a telha ideal para as necessidades da sua obra, é importante conhecer as especificidades de cada uma.

A escolha de um local de confiança, que venda esse tipo de material com qualidade, também é fundamental, independente do tipo de telha que seja comprada.

O telhado é responsável por garantir o conforto térmico e a iluminação de uma construção, seja ele composto por telha concreto, metálica ou qualquer outro tipo, além de ser um aspecto estético muito considerado pelos donos do estabelecimento construído.

Se as telhas não forem feitas de material de alta qualidade, assim como se o telhado não for instalado de maneira correta, a construção pode sofrer com problemas como goteiras, superaquecimento do ambiente, escorregamento das telhas, infiltrações e até entupir calhas ou condutores.

Caso aconteça algum tipo desses problemas, pode ser necessário até refazer o telhado, o que acarreta em prejuízo muito grande.

Detalhes de cada tipo de telha

As principais características que são responsáveis pelas diferenças entre as telhas são: o material, o preço, o formato e a inclinação do telhado. Porém, as telhas mais usadas nas construções são:

  • Telha cerâmica (barro);
  • Telha de concreto;
  • Telha de fibrocimento;
  • Telha de vidro;
  • Telha galvanizada;
  • Telha de policarbonato;
  • Telha ecologica.

No Brasil, as telhas de cerâmica são as encontradas em grande parte das casas e estabelecimentos comerciais e industriais. Elas são produzidas nas olarias, a partir do barro e são bastante pesadas. Por isso, a estrutura onde serão usadas precisa ser resistente o suficiente para não desabar com o seu peso.

Como forma de prolongar a sua durabilidade, as telhas de cerâmica podem ser revestidas sinteticamente com resina ou esmaltadas.  As telhas de concreto possuem diversas formas e cores.

A sua principal diferença em relação à telha de cerâmica está no fato de que ela é impermeável, enquanto a telha cerâmica absorve uma certa quantidade de água da chuva.

Pensando em custo-benefício, a melhor opção é escolher as telhas de fibrocimento, que também são muito resistentes. Porém, a sua fixação deve ser muito bem feita, já que elas são leves e correm o risco de serem arrancadas se não tiverem muito bem fixadas.

Já pensando em iluminação, a indicação é a telha de vidro, porque ela permite a entrada de luz no ambiente. Normalmente, são utilizadas em conjunto com as telhas de cerâmica ou de concreto, possuindo os mesmos tipos de modelo que elas. Um modelo muito usado é a telha romana de vidro.

Quando o ácido carbônico reage com o bisfenol, ele resulta no policarbonato que também é um tipo de material utilizado na produção de telhas. Em relação as suas principais características, estão a transparência e a resistência,

Sua grande diferença, quando comparadas às telhas de vidro, é que as telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV fazendo com que a sua vida útil seja bem maior. Além disso, não amarelam e não perdem a transparência.

A telha ecológica é feita a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e também protegidas por uma camada de resina. As suas opções de cores são obtidas a partir de pigmentação e são boas opções por serem de fácil instalação.

Telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas ou telhas metálicas são formadas quando a chapa de aço que compõe a telha passa por um processo químico que evita a corrosão.

As vantagens que esse tipo de telha oferece são: bom custo-benefício, instalação rápida e simples, pouca necessidade de manutenção e, principalmente, conforto térmico. Além disso, elas também são de fácil adaptação em diversos modelos de projetos.

Existem alguns diferentes tipos de telhas galvanizadas, como as pré e pós-pintadas, a telha sanduíche, calandradas, multi dobras, perfuradas, telha forro, entre outras. A classificação das telhas galvanizadas podem variar pelo seu formato, sendo trapezoidal ou ondulada.

A telha termoacústica, mais conhecida como telha sanduiche, é formada por material isolante em seu interior. As telhas pré-pintadas possuem bobinas de aço pintadas de várias cores antes da fabricação, proporcionando vantagens estéticas. Já nas telhas pós-pintadas, a aplicação da tinta ocorre só depois de serem fabricadas, garantindo ótima cobertura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *