Quando vamos participar de uma construção, sabemos alguns elementos básicos, caso não sejamos profissionais, mas há muito outros que são utilizados e nem imaginamos sua existência ou pelo menos como eram feitos.

Isso porque realmente há muitos serviços, ferramentas e segmentos, e por não estar sempre dentro do universo de construção civil, não conseguimos entender todos os pontos que levam uma edificação a ser levantada.

E, para que você entenda um pouco mais hoje, falaremos do corte de concreto, o que ele é e quais suas reais funções para que possa funcionar corretamente em canteiros de obras e locais relacionados à esse universo.

Mas, primeiramente, o que é o concreto?

É um dos materiais mais usados e um ambiente de construção civil. Sua composição é feita por areia, água, cimento, pedras e adições, como a sílica ativa. Com essa mistura, é criada uma massa modelável.

E é um dos motivos que o concreto é o “queridinho” dos designers, engenheiros, arquitetos e afins, pois podem ser modelados de todos os tipos, jeitos, tamanhos e formas possíveis e imagináveis.

Ele é tanto um material estrutural, que possibilita a elevação de edificações com sua estrutura, quanto não estrutural, ou seja, bloco de concreto preço acessível que não será usado como o corpo de estruturação e somente para outros fins, sendo assim menos resistente que o anterior.

Basicamente, ele é um “faz tudo”, e para que você saiba qual usar e como será sua preferência em relação a seu trabalho, você deve consultar um especialista, que irá lhe indicar a melhor opção para sua construção.

Algumas de suas vantagens:

  • Pode ser modelado;
  • Possui a maior resistência do mercado;
  • Possui um alto custo-benefício;
  • Pode ser utilizado em diversos momentos;
  • Entre outros.

E além de tudo isso, ainda é possível fazer cortes e perfurações em seu corpo caso seja necessário, e é o que falaremos um pouco mais a seguir.

Como esses cortes e perfurações funcionam?

Como foi falado, é possível tanto cortar quanto perfurar o concreto dependendo de sua necessidade. Supondo, cortador de concreto é utilizado para ajustar o tamanho e as medidas da ferramenta.

Ele é um dos mais difíceis de se fazer no mercado, pois esse processo é muito pesado e robusto. Então para que isso seja feito, o setor industrial deve possuir elementos especializados e profissionais técnicos para fazer de forma perfeita.

Já o furo em concreto é necessário quando o local precisa de mais facilidades para passar fios, sejam eles quais forem e tubulações, que não podem seguir um outro caminho senão aquele já programado.

Enfim, independentemente do tipo de concreto que irá trabalhar e como irá fazer, você deverá saber que há diversos tipos de elementos especializados para cada material e que existem ferramentas próprias para isso, como serras, brocas e fios diamantados.

E, para que seja mais fácil entender o que são e como funcionam, iremos explicar a seguir suas características e funções.

Quais as ferramentas usadas para corte e perfuração?

Há algumas ferramentas, como as perfuratrizes, feitas especialmente para perfuração e também a broca diamantada, que é a principal nesse meio.

Tanto para perfuração quando para corte, ela é muito poderosa e pode ser trabalhada em diversos outros materiais além do concreto, como:

  • Pedras;
  • Cerâmica;
  • Azulejos;
  • Alvenaria;
  • Entre outros.

Enfim, funciona em todos os tipos de equipamentos que possuem dureza em seu corpo, principalmente o concreto. Ela é fabricada com pastilhas diamantadas, ferramentas que não quebram facilmente e também com um jogo de brocas, com o mesmo material.

Isso possibilita todos os tipos de trabalhos necessários. Ela tem algum poder de corte e é muito eficiente, além de seu alto desempenho.

Elas são muito duráveis e realizam o serviço rapidamente. Enfim, se torna uma aliada aos produtos que necessitam de maiores cuidados.

E são esses basicamente os tipos de cortes que são feitos em concreto de uma forma que ele não quebre, vaze ou se destrua de uma forma que não possa ser usado ou que prejudique suas funções, principalmente quando se é estrutural.

Para que você entende mais sobre qual tipo de corte, perfuração ou material escolher, busque informações com profissionais capacitados, pois eles irão indicar os melhores tipos de opções para todas as suas imposições e empregabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *