telhado

A construção do telhado sobre um imóvel está entre um dos últimos trabalhos realizados em um construção. Mas no projeto, ele é um dos primeiros que se apresentam, para determinar qual arquitetura seguir e quais as possibilidades de uso entre uma laje ou mesmo sobre sua estrutura.

A cobertura sobre o imóvel pode ser construída com diferentes tipos de telha e modelos caimento, determinando o orçamento necessário que será preciso para investimento.

Esse cuidado deve ser tomado, pois ele valorizará a construção, tanto no campo visual quanto no mercado imobiliário.

Dependendo do modelo de arquitetura escolhido, é possível ter apenas um caimento de telhado, dois ou então, projetos que precisam de procedimentos técnicos que devem ser desenvolvidos por profissionais especializados, como arquitetos e telhadistas.

O importante é observar que essa estrutura precisa apresentar algumas características básicas, entre elas podemos destacar:

  • Resistência a chuva e vento;
  • Material de qualidade;
  • Fácil manutenção;
  • Cobertura em toda área necessária.

Alguns projetos podem englobar adaptações que se estendem para outros ambientes de uma residência, como garagem e área de lazer. Outros podem receber diferentes estruturas que ajudam na economia doméstica, de alguma forma ou de outra.

Equipamento solar ocupa espaço sobre telhado

O aproveitamento da energia solar está ganhando espaço nas construções residenciais, com o desenvolvimento da tecnologia e o barateamento dos equipamentos necessários para instalação.

Dessa forma, os arquitetos e projetistas de telhado estão empregando um suporte adicional, utilizando uma estrutura metálica para suportar todos os aparelhos necessários para o emprego de energia solar.

Os equipamentos disponíveis no mercado possuem diferentes funções, como aquecimento da água das torneiras e chuveiros, alcançando até mesmo a área de lazer, atuando na temperatura da piscina instalada no quintal.

Outros vão mais longe e são desenvolvidos e instalados para atender a necessidade de energia elétrica para aparelhos de ar condicionado, geladeiras, microondas e até mesmo equipamentos eletroeletrônicos, como rádios e televisores.

Essa energia é produzida com a incidência da luz do sol sobre um conjunto de placa solar fotovoltaica 1000w sobre o telhado.

A capacidade de energia produzida pode atender uma residência de acordo com os aparelhos elétricos ligados às tomadas e o número de moradores.

Por isso, é importante que uma empresa capacitada realize a instalação, para especificar as possibilidades de alcance de disponibilidade de energia e o impacto sobre a conta ao final do mês junto às concessionárias.

Suporte para instalação de elementos estruturais

O telhado é limite para a luz do sol ou a água da chuva e, por isso mesmo, deve ser desenvolvido com material adequado e com elementos que ajudam no suporte impedindo o acúmulo de umidade e surgimento de manchas nas paredes, ou pior, mofo e bolor.

A instalação de um rufo em chapa de aço galvanizado permite o escoamento da água da chuva para um ponto específico, reforçando a impermeabilização e eliminando a possibilidade de infiltração nas paredes.

Por estar na parte mais alta da casa, o telhado é o ponto em que os sistemas elétricos e hidráulicos de abastecimento se encontram, pois a distribuição ocorre de cima para baixo.

É comum encontrar sobre a laje uma estrutura metalica para caixa dagua, que recebe toda a carga da concessionária pública e distribui para os ambientes abaixo, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Renovação aumenta vida útil imobiliária

Mesmo com todos os cuidados tomados desde o início das obras, chega um momento em que é preciso realizar alguns consertos e substituição de peças para manter a manutenção predial em dia.

A limpeza das calhas e rufos presentes junto ao telhado precisa ser realizada periodicamente, principalmente, se houver árvores altas próximas à residência. O acúmulo de folhas nesses equipamentos pode dificultar a passagem de água e prejudicar a estrutura imobiliária.

A pintura de uma casa também precisa passar por uma atualização, pois a incidência solar acaba alterando as características da cor e da capacidade de proteção.

O emprego de tinta impermeabilizante é uma solução inteligente e reforça o suporte contra a umidade sobre o imóvel.

Além de proteger toda a área construída de uma residência, o telhado ainda funciona como suporte para todos esse elementos que protegem, valorizam e até mesmo ajudam na economia doméstica.

É muito importante investir em um projeto eficiente, com material de qualidade e de fácil adaptação. Há sempre uma novidade que o mercado oferece e pode acabar parando em cima do telhado, ou pelo menos fazendo parte do conjunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *