Construção civil equipamentos

A construção civil e as empresas construção civil são os setores que mais crescem no Brasil. Isso ocorre por diversos motivos, desde a contratação de inúmeras pessoas, como também manter o comércio altamente lucrativo com a venda de prédios e casas.

O segmento também é responsável pelas obras públicas como aeroportos, rodovias, pontes e outros tipos, fazendo com que o PIB, Produto Interno Bruto, seja estimulado.

Para que todos esses elementos funcionem, é importante ressaltarmos que há diversos tipos de procedimentos que garantem que a construção ocorra bem.

Assim, desde a sondagem tipo SPT até a contratação de mão de obra, esse setor possui inúmeros pontos de importância que iremos tratar neste texto.

As etapas da construção

Para que o setor da construção civil seja efetivo e correto, é importante que ela possua alguns elementos, ou melhor, que as empresas de engenharia civil atendam e sigam alguns procedimentos, como:

  • Cronograma da construção;
  • Projeto;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • Logística.

O cronograma da construção é de grande importância para evitar imprevistos durante a obra, como a falta de material elétrico para construção ou a escassez de mão de obra.

O cronograma garante que se tenha uma visão ampla e total do tempo de execução do projeto, além de levar em consideração a gestão financeira e de pessoas.

Para que o cronograma seja efetivo, é importante seguir alguns passos como:

1. Definir as atividades que serão realizados na obra, tendo noção do orçamento e do escopo de todo o projeto;

2. Sequenciar as atividades, tendo cuidado para que as etapas não se atrapalhem ou cruzem;

3. Depois é necessário estimar quanto tempo cada etapa durará. Para isso, utilize parâmetros, peça ajuda de engenheiros e arquitetos.

4. Por último, estipule um cronograma inicial como uma referência para as atualizações periódicas.

Os cronogramas são altamente importantes para construtora de casas, apartamentos e outros tipos que precisam atender grande demandas.

Além do cronograma, é importante ter um projeto feito por um arquiteto e um engenheiro.

O projeto deve levar em conta todas as possíveis ações climáticas que podem ser empecilhos, como as dificuldades meteorológicas; assim como os problemas no terreno, como elevações e variações de solo.

Do mesmo modo, é preciso considerar a mão de obra e os tipos de materiais que serão utilizados, como a areia lavada preço, estruturas metálicas e outras.

Outro ponto importante para a construção civil é a ART, Anotação de Responsabilidade Técnica. Basicamente, ela consiste em um documento que tenta assegurar todos os direitos autorais do projetista e delega a responsabilidade da remuneração dos profissionais que trabalham na obra.

Além da ART, outro ponto muito importante nas obras é a logística, que falaremos mais detalhadamente no tópico abaixo.

A logística da obra

A logística trata da organização dos recursos da construção. Um exemplo disso é a organização dos materiais e equipamentos que serão usados na obra. Para que tudo se encaminhe bem, é preciso um planejamento logístico, que incluii alguns elementos como:

  • Tipologia e localização do canteiro;
  • Construções vizinhas;
  • Vias de todos os acessos e tráfego;
  • Nível de especialização dos colaboradores.

Um dos pontos principais da logística é a disponibilidade de mão de obra. Isso porque, se não tratar disso, a obra fica inviável e não é possível dar continuidade ao projeto, atrasando todos os processos. A mão de obra deve ser altamente responsável e dinâmica, ou seja, profissionais qualificados e que sejam eficientes.

Por fim, para que toda obra de construção civil ocorra de acordo com o esperado, é necessário estar atento a segurança.

Um dos pontos de segurança mais importantes é a prevenção de acidentes e de doenças laborais, cuuidados esses que são cruciais para que a saúde dos trabalhadores seja assegurada.

Outros pontos importantes

Há outros pontos relevantes, como o relacionamento com fornecedores qualificados. Isso porque bons fornecedores impactam diretamente no orçamento da obra e qualidade dos materiais.

Os fornecedores devem agir de forma estratégica e totalmente fundamental para que todos os procedimentos sejam garantidos, ou seja, para que a construção traga benefícios para ambas as partes e ocorra no tempo determinado.

Assim, para que tudo ocorra bem, é necessário atender todas as normas e de planejamento estratégico para redução de gastos e maximização dos lucros.

Fazendo isso, a construção civil continua sendo um importante setor dentro de toda economia, atendendo à todos com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *