A cozinha é um ambiente da casa que possui diversos equipamentos. Assim, não é de se estranhar que existam muitos serviços comuns para essa área da casa. Nesse artigo, você vai entender melhor sobre esses serviços, com dicas de economia e segurança.

O objetivo é tornar a casa mais funcional e diminuir riscos.

 O uso de gás natural

O gás LP (liquefeito de petróleo) é o mais utilizado no Brasil, presente na maior parte das cozinhas dentro de botijões.

Por isso, praticamente todo fogão que se compra no Brasil vem adaptado para esse tipo de combustível.

Entretanto, especialmente nas grandes metrópoles, muitas residências utilizam o GN (gás natural).

Esse gás é também chamado “de rua”, pois ele vem encanado, assim como a água que usamos. Mas como utilizar o fogão nessas residências se ele é projetado para o GLP?

A resposta é simples. Basta contratar um serviço de Conversão de fogão para gás encanado atlas.

Existem kits de conversão para GN e eles contam com peças específicas para o modelo do fogão comprado, a recomendação é que sempre se compre esse kit da mesma fabricante.

Mas é necessário ter muita atenção, porque nem todo fogão está apto a passar pelo conversão, é necessário perguntar para um funcionário da loja.

Esse serviço precisa ser feito por alguém especializado pelo CREA e essa obrigatoriedade se deve aos perigos que uma instalação mal feita podem causar, como o vazamento de gás.

Existem muitas vantagens em utilizar o GN no lugar do GLP, dentre elas:

  • Custo inferior;
  • Sustentabilidade, menor impacto no meio;
  • Maior durabilidade do fogão;
  • Mais segurança, menor risco de explosão;
  • Chama mais firme e constante;
  • Mais espaço na cozinha.

Assim, entende-se o crescimento desse tipo de serviço. O fogao a gas natural  apresenta uma grande economia, sobretudo com o recente crescimento do preço do botijão de gás no Brasil.

A maior durabilidade se dá pela menor emissão de compostos de enxofre e alguns gases ácidos, que o GLP libera.

O menor risco de explosão se justifica em duas características: primeiro, o gás é mais leve que o ar e se dissipa com velocidade, não formando bolsas explosivas; segundo, há ausência do botijão, que tem potencial para vazamentos de grandes dimensões, causando incêndios com a mais pequena faísca.

Manutenção e proteção

Talvez o serviço mais procurado em uma cozinha seja a manutenção de produtos da linha branca.

Afinal, esses produtos oferecem o preço mais elevado e tornar a sua vida útil o maior possível é o objetivo de todos.

No caso da Manutenção de fogão existem algumas dicas para evitar problemas.

Os especialistas recomendam que sempre se certifique de instalar o fogão no local adequado, com a distância da parede recomendada. Ao longo do tempo de uso, também deve haver a preocupação com a limpeza do equipamento.

Muitas vezes, a assistência técnica é chamada porque uma das bocas do fogão parou de funcionar, mas isso é um problema que poderia ser evitado com uma limpeza mais atenciosa periodicamente.

O mesmo vale para o conserto geladeira. Retirar o pó da parte traseira da geladeira regularmente é essencial para que ela não apresente problemas.

Muitas vezes, a procura por manutenção se deve a problemas de pressão da borracha ou vazamento de fluido refrigerante e, nesses casos, é realmente necessário procurar por assistência.

O conselho é escolher uma empresa que trabalhe com peças originais, de preferência da mesma marca de seu equipamento.

Como a cozinha é o local com maior risco de incêndio da casa, o serviço de instalação de Sistema de detecção de fumaça é muito procurado.

Esse sistema se baseia em um sensor de fumaça que envia sinais elétricos para um alarme ser acionado sempre que detecta um início de incêndio.

Existem casos em que há apenas um aviso sonoro, sendo necessário que os moradores tomem todas as providências, mas há quem também se valha do chamado “sprinkler”, que jorra água quando acionado pelos sinais elétricos.

Ao contrário do que se pensa, esse tipo de serviço é acessível e não são apenas as famílias mais abastadas que podem contar com ele.

Por fim, conclui-se que o consumidor deve estar sempre atento quanto aos serviços que contrata.

Saber mais sobre eles, descobrindo os valores, as vantagens e as desvantagens é a chave para não se arrepender.

Além disso, estar consciente dos cuidados que os equipamentos pedem garante que alguns serviços não precisem ser acionados.