O investimento em segurança tem se tornado uma prioridade nos últimos anos, principalmente no ambiente empresarial que conta com diversos maquinários e peças com valor elevado.

A tecnologia tem sido a principal aliada da segurança, trazendo inovações no mercado que vão desde sistemas de câmeras até o uso de sensores e cercas elétricas, mas além destes equipamentos existem muitos outros no mercado.

Pode ser um pouco complicado entender todos esses dispositivos e suas funcionalidades já que esse mercado se encontra em renovação praticamente todos os dias, gerando novos equipamentos e sistemas.

Este artigo foi criado para ressaltar quais são esses sistemas e como eles afetam na segurança e a importância do uso de metal para a construção e para a segurança no sentido geral.

A presença do metal nas construções

Existem vários tipos de metais presentes no mercado, sendo que os principais são:

  • Germânio;
  • Antimônio
  • Polônio;
  • Ametais.

O aglomerado de certo tipo ou de mais de um tipo que irá caracterizar a resistência desse metal, sua durabilidade e dureza.

Dependendo dessa combinação será possível criar metais destinados às indústrias químicas, petroquímicas e de todo tipo de ambiente industrial, gerando desde pequenos itens, como parafusos e porcas, até grandes maquinários, como andaimes e tratores.

Mas quando o assunto são construções, quais são as estruturas metalicas mais comuns?

Esquadrias

As esquadrias são feitas normalmente de alumínio, que é considerado uma espécie de metal leve, pela sua alta maleabilidade que permite ser moldado de praticamente qualquer forma, sem muito esforço e sem que o material perca sua resistência e nem seja fácil de arranhar, fissurar ou furar.

As esquadrias de alumínio SP são fáceis de ser encontradas, pois são peças muito comuns, é normal aplicar essas esquadrias em diversos tipos de produto que necessitem de suporte para serem fixados na parede, como janelas, ou para apoio central, como portas.

É possível encontrar esquadrias de alumínio de todos os tipos no mercado e que poderá dar sustento a qualquer tipo de produto, o mais comum é encontrar porta de vidro com esquadria de alumínio pois esse material costuma ter um destaque muito elegante com o vidro, principalmente o temperado, que além de bonito traz toda a segurança necessária para um produto em vidro.

Lidando com a segurança

Já o metal junto com a energia elétrica são dois fatores imprescindíveis para a tecnologia poder agir na segurança, gerando produtos e sistemas extremamente eficientes, os quais iremos abordar agora.

Qual tipo de fechadura mais segura?

Dentre os modelos mais atuais de fechadura a que mais se destaca é a fechadura eletroímã, pois ela consegue ser eficiente, barata e fácil de instalar.

É comumente aplicada em portas de vidro, e necessita somente de uma simples fita para sua fixação, logo após isso ela é conectada em um centro de energia (e é altamente recomendado possuir um nobreak ou gerador, para que sua operação não seja interrompida).

Essa fechadura pode suportar – em média – pressões que variam entre 140 e 170 kg, o que é um diferencial muito grande para um produto barato e fácil de instalar.

Ela funciona através de 2 sensores que quando desconectados farão força retraindo e fechando a porta, por conta disso ela é muito recomendada para condomínios ou entrada e saída de prédios comerciais.

Sistema de vigilância por imagem

Esse sistema tem se tornado extremamente popular nos últimos anos, principalmente por estar a cada dia mais acessível.

Esse tipo de vigilância conta com um sistema de camera de segurança que concentra as suas imagens em alguma central (normalmente um servidor) que transmite as imagens em tempo real para um smartphone ou para algum local de vigilância remota.

Esse tipo de sistema é extremamente eficiente pela qualidade que as câmeras possuem, podendo fazer o uso das imagens em casos específicos, como em tribunais.

Alguns modelos desse sistema contam com a captação de áudio com extrema qualidade, deixando a vigilância ainda mais completa.

Cerca

cerca eletrica tem tido certa popularidade nesse mercado também, esse tipo de cerca pode ser inserido no topo de praticamente qualquer tipo de parede ou muro, necessitando somente ser energizado por uma fonte constante de energia, o que pode ser feito da rede elétrica principal do local.

Logo após isso a cerca é instalada e ligada, qualquer contato gerará um choque forte o suficiente para espantar algum invasor.