Segurança

Durante um procedimento complexo de construção ou até mesmo de demolição de um imóvel é importante estar atento a vários detalhes, inclusive, a segurança dos funcionários que estão no local.

Por isso, existem diversas normas e regras voltadas para a segurança que foram desenvolvidas para garantir a segurança desse trabalhador.

Algumas normas, por exemplo, falam a respeito do uso de equipamentos de proteção individual, como botas, protetores auriculares e luvas. Outras, por sua vez, trabalham com profissionais que lidam com altura e com elementos de periculosidade.

Nr 35: o que você precisa saber?

Esse tipo de norma ou regulação diz respeito aos profissionais da construção que precisam trabalhar em altura.

Com isso, a norma contribui para definir como esse trabalho deve ser feito, assim como quais são os materiais necessários para garantir a segurança desse funcionário.

Por isso, o ponto de ancoragem NR 35 existe. Esse ponto consiste em um equipamento que é fixado em um alicerce ou na parte estrutural de um prédio.

Esse material precisa atender algumas normas dentro da NR 35 para ser considerado seguro. Esse ponto precisa ser resistente à corrosão, ou seja, ser um elemento metálico resistente à ferrugem ou que receba o tratamento apropriado. Portanto, esse material precisa ser altamente resistente para suportar o peso do funcionário sem ceder.

Além disso, a norma determina que prédios e edifícios, assim como locais de grande porte, devem contar com pontos de ancoragem para facilitar o trabalho em alturas.

Todo o procedimento deve ser feito seguindo as formas de fixar esse material, assim como com os equipamentos que serão utilizados no processo. A segurança de todos é fundamental.

Essa segurança deve ser pensada também por uma empresa de demolição SP, que geralmente, lida com grandes demolições de locais, prédios e grandes construções e necessitam de adequação à norma para que seus funcionários não sejam atingidos.

Mais adiante falaremos melhor sobre o processo de demolição. Ainda sobre o ponto de ancoragem da NR 35, existem empresas que são especializadas nesse tipo de atividade, e que podem facilitar o processo de instalação.

Procedimentos de demolição

Uma demolição é um processo delicado, que envolve preparo técnico e um estudo prévio do local, para analisar os impactos no solo, vizinhança e no meio ambiente.

Por isso, todos os procedimentos de segurança devem estar presentes e os cálculos precisam ser assertivos. Por isso, contar com uma empresa de demolição especializada no segmento ou imóvel específico, pode ser uma boa opção.

Algumas melhorias na segurança

Em um processo de construção, é importante se atentar às instalações elétricas do local, já que sem energia elétrica, ninguém vive com qualidade e segurança. Por isso, existe um conceito que tem conquistado um espaço, chamado de retrofit iluminação.

Esse tipo de conceito significa agregar uma modernidade para um sistema elétrico local, realizando a substituição de alguns elementos, como:

  • Lâmpadas,
  • Luminárias;
  • Reatores de energia;
  • Quadros de energia.

Muitas vezes, em um imóvel, a instalação elétrica é ultrapassada, antiga e exige um maior uso de energia elétrica. Contar com um sistema mais eficiente e ainda, com tecnologias mais avançadas para o segmento, pode representar uma economia na conta de luz.

Sendo assim, esse é um sistema que envolve modernidade, tecnologia e soluções inteligentes para o seu imóvel ou empresa.

A depender de como estiver as condições de iluminação do local, pode ser necessário realizar a elaboração de um novo projeto elétrico, seguindo recomendações e normas de segurança, além de contar com uma equipe técnica para isso.

Sendo assim, não é somente a troca de equipamentos, mas também seguir recomendações técnicas, pensar na segurança tanto de quem instala, como dos moradores posteriormente.

Ações como essa são importantes não somente em imóveis, mas também em ambientes comerciais e industriais.

Com isso, essas atividades podem ser realizadas por empresas de manutenção industrial, que sejam especializadas no segmento elétrico e que possam repaginar seu negócio. Isso é importante até para evitar problemas com sobrecargas elétricas e perdas de material.

Outro processo de melhoria que pode ser realizado no local consiste na atenção e prevenção aos incêndios. Por isso, algumas ações como realizar a recarga extintor, a troca desse material, instalar detectores de fumaça, assim como alarmes sonoros e saídas de emergência são fundamentais para garantir a segurança de todos.

Pensar também na segurança externa do local, com o objetivo de inibir a ação de bandidos também é fundamental, por isso, comprar tela alambrado pode ser um elemento de proteção importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *