Com o crescente índice de violência nos principais centros urbanos do Brasil, a segurança torna-se um investimento essencial para as residências de todo o país. Outra questão bastante importante além da segurança é a acessibilidade, uma pauta muito invisível na sociedade, porém de suma importância.

Essa pauta diz respeito à possibilidade de acesso das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, já que estas têm – ou ao menos deveriam ter – o direito de ocupar os mesmos espaços que todas as pessoas, garantindo a igualdade de todos perante a lei. E, para isso, algumas medidas devem ser implantadas para a adequação dos ambientes.

A automação residencial é uma ótima solução para garantir essas duas coisas tão essenciais para uma residência: a segurança e a inclusão de deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o conforto, a praticidade, a melhor utilização do tempo e a economia também são alguns dos benefícios trazidos por ela.

Utilize um ambiente agradável e completo

Para garantir uma residência acessível e segura, a automação pode ser uma ótima solução, já que consiste no uso da tecnologia para facilitar tarefas da residência antes exercidas pelos próprios moradores.

Essa solução é, com certeza, uma ajuda eficiente nas tarefas diárias, já que é capaz de reduzir o tempo no qual elas são executadas, além de proporcionar conforto e proteção. As tecnologias já são utilizadas há bastante tempo em condomínios e empresas, e estão sendo cada vez mais empregadas também em residências.

É crescente a preocupação nos espaços públicos e privados em tornar as dependências mais acessíveis e, para isso, uma boa medida para uma casa mais inclusiva é o elevador cadeira de rodas. Esses elevadores têm espaço suficiente para receber uma pessoa em uma cadeira de rodas, além de possíveis acompanhantes.

Para as residências e lugares – como estabelecimentos comerciais – de até dois andares, o mais comum é se utilizar as plataformas elevatórias para a melhor locomoção das pessoas com deficiência física e também pessoas com mobilidade reduzida.

As plataformas elevatórias também costumam ser instaladas em locais que não têm estrutura para a instalação de um elevador propriamente dito. Também são ideais para pessoas que não desejam fazer modificações muito grandes dentro do próprio espaço.

Além disso, há medidas para a segurança que também são muito significantes para uma residência, e que utilizam de tecnologia para isso. O alarme residencial wifi é um dos dispositivos tecnológicos mais utilizados para esse fim.

Os alarmes têm como objetivo oferecer proteção e tranquilidade em relação a um patrimônio e à integridade física de seus ocupantes.

Eles podem ser instalados em três tipos de áreas: muros, quintal e jardins, ou simplesmente perímetro externo, e também portas, janelas e outros tipos de passagem, também conhecidas como perímetro interno, e o perímetro interior, que se trata dos cômodos de uma casa.

Os alarmes residenciais são uma das soluções mais procuradas para a segurança de uma casa, pois são altamente práticos e eficientes.

Esses dispositivos funcionam através de sensores, que são capazes de detectar movimentos suspeitos.

A partir do momento que tais movimentos são detectados, é disparado um sinal sonoro que tem como objetivo alertar os moradores do local do possível perigo, e também funciona para espantar os potenciais invasores ao saberem que a residência é equipada com o devido dispositivo.

O sistema wi-fi em alarmes faz com que, além de disparar o sinal sonoro, também seja enviada uma mensagem para o celular dos moradores imediatamente para avisar o que foi detectado pelos sensores. Assim, a pessoa fica sabendo em tempo real, independente do lugar onde estiver – ou seja, sem precisar estar em casa para saber de um perigo iminente.

As vantagens de se instalar um alarme residencial são:

  • Custo-benefício;
  • Fácil instalação;
  • Proteção ao patrimônio, bens e integridade física;
  • Por vezes, só o fato de um possível invasor ver um alarme faz com que ele se intimide e desista de cometer o delito;
  • Monitoramento de ambientes 24h por dia, proporcionando maior controle da situação pelos moradores;
  • Agilidade em avisar os moradores ou uma empresa de segurança do possível perigo.

Diante desses apontamentos, é fácil concluir que a segurança e acessibilidade são duas coisas que andam juntas, já que uma casa com dependências mais acessíveis para todos tem uma estrutura com segurança reforçada, e uma casa com uma segurança reforçada torna-se mais acessível, sendo então dois investimentos muito importantes para uma residência.