Nossa casa é o local onde buscamos tranquilidade e conforto. Para que essas duas características sejam respeitadas, é preciso que as residências tenham, portanto, segurança.

O local onde ela está construída e os equipamentos utilizados são duas questões extremamente importantes quando se trata desse assunto.

Condomínios são locais muito procurados, justamente, por conta disso. Eles oferecem mais segurança, principalmente quando contam com portaria 24 horas.

Essa é a primeira questão importante para fortalecer a proteção: é preciso que tenham vigilantes e trabalhadores especializados nesse assunto. Mas essa não é a única forma.

Inclusive, hoje em dia, com a violência em alta, apenas o porteiro não é o suficiente para oferecer segurança. Por isso, investir em uma rede de proteção completa, com estruturas físicas, também é necessário. Assim, algumas das escolhas para esse tipo de proteção são:

  • Guaritas blindadas;
  • Portões duplos;
  • Muros altos;
  • Cerca elétrica;
  • Entradas com senhas;
  • Alarmes;
  • Câmeras.

Aliás, segurança não é apenas proteção contra terceiros, mas também contra problemas e acidentes. Assim, a instalação de alarme de incêndio também deve fazer parte dessa estrutura.

Normalmente, essas máquinas contém detectores de fumaça e temperatura que acionam uma central de alarme e, dessa forma, o incêndio é evitado antes mesmo de se espalhar.

Assim como a iluminação de emergência, os alarmes de incêndio são essenciais, principalmente em locais que contém uma grande quantidade de pessoas, como é o caso dos condomínios.

Por isso, é preciso que o serviço contratado e a central de alarme de incêndio estejam preparados 24 horas por dia.

Inclusive, existem alguns dos alarmes que são tão tecnológicos que conseguem dizer onde está o foco de incêndio, possibilitando o combate ainda mais rápido.

É preciso que os locais contenham extintor de incendio e mangueira também. Além disso, os funcionários precisam fazer o curso de bombeiros, para estarem preparados para lidar com esse tipo de situação, caso venha a ocorrer.

Outro item que quase todo condomínio de residências ou predial também têm é a porta corta fogo preço. Elas garantem que, caso ocorra problemas mais graves e o fogo se espalhe, as pessoas possam sair do local sem serem atingidas.

Qual é a legislação que rege essa questão?

A segurança, principalmente contra incêndios e outros problemas acidentais, é uma questão tão importante que é regulada por lei.

De acordo com a Lei Federal 13.425/17, todos os estabelecimentos, tanto comerciais como residenciais, precisam ter equipamentos de segurança relacionados à incêndio.

Além disso, essa lei também faz com que os municípios criem regras e estejam atentos à essa questão. Fiscalização e conscientização da população também são responsabilidades municipais.

Outro ponto que é trazido pela Lei 13.425/17 é a obrigatoriedade da sinalização.

A importância da manutenção nos equipamentos das residências

Assim como todos os equipamentos utilizados, seja em residências ou seja na indústria, os aparelhos de segurança também precisam passar por manutenção.

Isso inclui os equipamentos contra acidentes e aqueles relacionados à violência. Isso é necessário para que todas essas máquinas continuem funcionando sem pausa.

A necessidade desse funcionamento é tão óbvia que chega a ser esquecida por muitas pessoas. Por isso, é muito comum encontrarmos locais com câmeras que não funcionam ou cercas elétricas sem eletricidade. Porém, isso abre uma brecha muito grande e preocupante em relação à segurança do local.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil é o terceiro país no mundo com mais assaltos. Isso significa que não manter funcionando e com qualidade os equipamentos de segurança é um problema sério em nosso país.

Outro erro que percebemos frequentemente é a falta de renovação e troca dos extintores de incêndio. Muitas vezes, eles estão vencidos, o que coloca em risco tanto a estrutura predial do local quanto as próprias pessoas.

É por conta de problemas como esses que são necessárias leis que obrigam os sistemas de segurança serem instalados, podendo gerar multas e até fechamento de determinados estabelecimentos. O alvará dos locais também precisam estar em dia, para que tudo esteja correto.

Percebemos, então, que os sistemas de segurança, tanto de combate à acidentes quanto de combate à violência, são extremamente importantes.

Investir nesses itens é investir a proteção da própria vida e na vida de terceiros. Para que estejamos confortáveis e tranquilos dentro de nossas próprias residências, tudo deve estar regularizado.