predial

Uma residência ou um prédio são feitos para ser um lugar agradável, aconchegante e bastante seguro. E para que ela esteja em plena funcionalidade e também em aparência.

Para que isso aconteça é importante que os moradores ou os condôminos invistam nas chamadas manutenções, pois só assim é consegue-se assegurar o bem-estar.

Assim, a manutenção predial, e a manutenção residencial são essenciais para que a estrutura das construções não sejam atingidas causando risco as pessoas que ali residem ou que cumprem determinada atividade.

Esse artigo abordará as diversas formas de manutenção residencial e predial e qual a sua importância dentro do contextos das construções civis.

Manutenção predial

A manutenção predial é muito importante para garantir a segurança de quem mora e convive diariamente com muitas pessoas, já que um prédio tem esse formato, o de verticalizar as estruturas.

Manutenção predial segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é toda atividade ou conjunto de atividades que visam a recuperação ou então a conservação da capacidade funcional do prédio e de todas as suas partes para atender a segurança de seus usuários.

Dessa maneira, a manutenção, seja ela uma impermeabilização de laje exposta ou uma troca de lâmpada, influem diretamente sobre o a funcionalidade que esse prédio deve ter.

E para isso existem três tipos principais de manutenção predial que são as manutenções preventiva, corretiva e preditiva.

Manutenção preventiva predial

A manutenção preventiva como o nome diz é aquela que é feita antes, com o intuito de prever os possíveis danos. Quase sempre é relacionada à um conjunto de atividades que conservam a funcionalidade do edifício.

Existem um número grande de serviços que são feitos dentro da manutenção preventiva. entre as quais podemos destacar:

  • Inspeção de instalações elétricas e hidráulicos;
  • Inspeção dos sistemas de segurança, e outros equipamentos;
  • Inspeção de elevadores;
  • Inspeção da integridade da cobertura.

Manutenção corretiva predial

A manutenção corretiva por sua vez está atrelado ao conserto de diversos erros e desgastes que ocorrem em máquinas, instalações e variados equipamentos.

É uma manutenção que reage sempre um tipo de situação problemática, e por conta de resolver um problema possui um custo alto.

Os serviços que incluem uma manutenção corretiva são:

  • Consertos em vazamentos nas instalações hidráulicos;
  • Impermeabilização, feita por empresa de impermeabilização de lajes em SP;
  • Reparo de fissuras e rachaduras na estrutura predial;
  • Troca de peças que deixou algum ponto sem funcionar.

A manutenção corretiva quase sempre interdita um lugar ou então uma máquina fica um tempo sem funcionar, e é necessário quase sempre a compra de materiais de forma urgente, e assim, não dá para pesquisar o melhor preço e a mão de obra é um pouco mais cara.

Apesar dessas característica a corretiva pode ser feita de maneira planejada e não planejada. No primeiro caso, dependendo da situação da para prever e preparar para então que a correção funcione. Já a segunda, a falha aconteceu sem esperar.

Manutenção preditiva

São feitas num sentido duplo, tanto de forma corretiva como preventiva. É feita em sistemas de automação residencial, que são instalados por empresa de automação residencial.

Quase sempre começa com uma situação de correção e depois é visto periodicamente os equipamentos, organizando sua funcionalidade.

Para realizar esse tipo de manutenção é usado diversos equipamentos para recolher dados como câmeras termográficas, técnicas de ultrassom, e outros equipamentos. Esses equipamentos podem ser usado também na manutenção corretiva ou preventiva.

Assim, podemos destacar: diminuição de manutenção eletrica e hidráulica, eliminação de inspeções físicas e desmontagem de máquinas e o aumento da vida útil dos equipamentos.

Manutenção residencial

As manutenções residenciais quase sempre são corretivas ou que ajudam no embelezamento estético. Assim, podemos citar algumas tarefas como:

Pintura das paredes

A pintura é um elemento estético muito importante nas residências e muito mais que isso garantem que a casa tenha um ar de limpeza.

É preciso adquirir alguns produtos como tintas, lixas, pincéis e jornais e sacos para cobrir o chão, além de rolos e recipientes para misturar a tinta.

A cor é muito importante, cores claras dão sensação de tranquilidade e a iluminação natural é mais bem aproveitada.

Reparos elétricos

São pontuais como troca de lâmpadas e tomadas, e chuveiros elétricos. Importantes para evitar curtos circuitos.

Desse modo, a manutenção é essencial para garantir a segurança das casas e prédios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *