O aparelho de ar condicionado é um item praticamente obrigatório em regiões mais quentes.

Ele é, de longe, a opção de climatização de ambientes mais usada pelos brasileiros, principalmente devido à possibilidade de adquirir um modelo do tipo quente-frio.

Porém, antes de adquirir um aparato do tipo, é preciso analisar uma série de fatores.

Isto porque, como qualquer outro eletrodoméstico, é preciso considerar que será necessário fazer sua higienização, manutenção, além de arcar com um aumento na conta de luz.

Felizmente, os fabricantes têm desenvolvido muitos modelos deste item, fazendo com que seja possível adquirir um que seja ideal para o que o cliente busca.

Neste post, você aprende algumas informações a respeito deste aparato, essenciais para decidir pela compra:

Há uma aparelho adequado para cada ambiente

Graças à grande quantidade de modelos disponíveis no mercado, é preciso pesquisar muito antes de realizar a aparelho de ar condicionado.

Muitos pensam que a divisão é apenas entre os modelos tradicionais, de grande porte, ruidosos e que consomem mais energia, e os tipo split, menores, mais modernos e econômicos.

Contudo, isso não é verdade. Entre os split, há subtipos tais como:

  • Window split;
  • Hi-wall;
  • Multisplit;
  • Cassete;
  • Canto teto;
  • Portátil.

Para optar por um deles, é preciso considerar as características do ambiente que será refrigerado: quanto maior ele for, mais potente deve ser o aparelho.

Do mesmo modo, é preciso avaliar a quantidade de pessoas que transitam pelo local, bem como quantos aparelhos eletrônicos estão instalados nele.

Em ambos os casos, quanto mais elementos, mais alta deve ser a potência do ar condicionado.

A instalação de ar condicionado pede serviço profissional

Com o modelo escolhido, chega a hora de comprá-lo e instalá-lo no cômodo em questão.

Neste último momento, contar com a ajuda de um profissional é de suma importância: ele estará preparado para posicioná-lo de modo a melhorar a durabilidade e o desempenho do equipamento.

Antes do procedimento, também há alguns fatores a se avaliar. Por exemplo: é importante evitar a instalação do item em paredes que sofrem incidência direta do sol.

Como a radiação deixará as imediações mais quentes, ele trabalhará mais para refrigerar o ar. Consequentemente, gastará mais eletricidade.

A boa notícia é que, normalmente, a instalação de ar condicionado preço já está embutida no valor do equipamento.

Porém, é sempre bom conferir: pode ser que, por trás de uma oferta aparentemente irresistível, se esconda a necessidade de pagar pelo serviço de instalação à parte.

É preciso limpá-lo periodicamente

O ar condicionado trabalha sugando o ar do ambiente a seu redor e, em seguida, liberando-o de volta no espaço, desta vez, refrigerado.

Isso faz com que, nesse processo, ele também capte partículas de sujeira presentes no ambiente.

Com o tempo, elas podem se acumular a ponto de obstruir os dutos do aparelho, prejudicando seriamente seu funcionamento.

Por conta disso, a higienização é fundamental para o bom funcionamento do aparelho.

O ideal é que ela seja feita a cada 15 dias, com a ajuda de uma escova macia. Inclusive, recomenda-se a instalação em um local que permita o fácil acesso aos dutos.

Pode-se fazer este procedimento por conta própria ou pesquisar a limpeza de ar condicionado preço entre as empresas especializadas locais.

Independentemente da higienização periódica, também é preciso, ocasionalmente, substituir os filtros.

Neste momento, a ajuda de um funcionário é primordial, pois será necessário manipular mecanismos internos do aparelho.

Se o proprietário não conhecer ninguém que preste este tipo de serviço, uma opção é contatar a autorizada local: se ela própria não o realizar, provavelmente conhecerá alguém que o faça.

Pessoas com alergias devem ter atenção redobrada

Existem pessoas que têm uma verdadeira aversão a aparelhos de ar condicionado. Muitas vezes, elas são muito alérgicas, ou são portadoras de doenças respiratórias crônicas, que são agravadas por elementos como a poeira.

Para elas, usar este aparato é sinônimo de crise.

Contudo, não é bem assim. O que realmente acontece é que, quando o ar condicionado não é higienizado da maneira correta, nem na periodicidade indicada, ele pode acumular partículas de poeira que são danosas para a saúde.

Por conta disso, pessoas com problemas respiratórios devem ter cuidado redobrado com a limpeza.

Do mesmo modo, elas devem estar sempre atentas a sinais de mau funcionamento, e contatar imediatamente um profissional de manutenção quando eles aparecerem.

No caso do conserto de ar condicionado consul, pro exemplo, é preciso procurar um estabelecimento especializado na marca.