condomínios

A tecnologia conseguiu em poucos anos transformar e desenvolver diferentes áreas, processos e comportamentos da sociedade e da indústria. Continue com a leitura e entenda o impacto que a tecnologia teve nos condomínios.

A tecnologia foi responsável pela construção de fábricas inteligentes, que são espaços que têm os processos produtivos automatizados, ou seja, por meio de programações computadorizadas realizam todas as atividades sozinhos.

Para a construção civil, especificamente nos projetos de construção de condomínios residenciais, a tecnologia é utilizada tanto para construir quanto para manter os espaços funcionando com mais qualidade, segurança e acessibilidade para os moradores, diminuindo as receitas e aumentando a comodidade dos proprietários.

Ao desenvolver um projeto no setor de condomínios, é importante compreender como a tecnologia pode otimizar processos e valorizar ainda mais a construção e seus estruturas. Tanto no setor de segurança quanto no entretenimento e qualidade de vida.

Portaria virtual para condomínios

Sem a presença física do porteiro, a portaria virtual para condominios está diretamente conectada a uma central controlada por um profissional, que remotamente monitora os acessos ao condomínio.

O controle dos moradores é assegurado pelo sistema de identificação – biometria ou senha que reconhece o condômino. Aos visitante, funcionários e fornecedores a liberação de entrada e saída é feita por meio de uma comunicação direta entre a operadora manuseada a distância.

A portaria virtual é um os dos principais modelos adotados com a tecnologia em crescente, pois é muito benéfica a todos, sendo:

  • Econômica;
  • Com funcionamento 24 horas ao dia;
  • Evita desvio de função;
  • Evita contratação de mão de obra;
  • Reforça o sistema de segurança do condomínio.

Além disso, a portaria virtual monitora todas as câmeras que dão acesso ao prédio, comunicando aos profissionais responsáveis sempre que houver tentativas de assaltos, roubos e invasões.

Administração mais transparente nos condomínios

A tecnologia permite que as pessoas tenham acesso mais rápido, prático e eficiente às informações, desse modo a administração consegue estabelecer um canal de comunicação com todos os moradores com mais facilidade, via aplicativo para condomínio disponível online e por empresas especializadas na área.

Os aplicativos, além de deixaram as informações fáceis de serem acessadas, promovem mais organização e unem modernidade aos processos, otimizando recursos, espaços e tempo, tanto dos funcionários quanto dos moradores.

Os aplicativos podem ser desenvolvidos ou personalizados conforme a necessidade e método adotado para a administração do condomínio.

Limpeza e conservação da propriedade

Compostos por diferentes espaços, os condomínios são grandes estruturas que precisam, para apresentarem um bom funcionamento, de uma equipe que seja responsável por todos os processos de limpeza e manutenção, e ainda de empresas terceirizadas que realizem serviços específicos e indispensáveis.

A empresa de dedetização é uma delas. Responsável por realizar o controle todas as pragas e deixar os locais livre de baratas, ratos e demais insetos que se aglomeram nos esgotos e lixeiras, podendo chegar as casas e demais espaços comuns dentro dos condomínios. Com uma manutenção periódica, esses problemas são facilmente evitados.

Sistema elétrico e sua importância estrutural para os condomínios

Imaginar um espaço ou ambiente que não disponha de uma energia elétrica para conectar todos os aparelhos e serviços que são essenciais, por exemplo, promover um espaço mais aquecido, com água quente, é impossível nos dias atuais.

Com o alto consumo de energia, visto que ela é necessária em praticamente todas as atividades realizadas pelas pessoas, seja no âmbito profissional quanto no pessoal, os condomínios precisam ter um projeto perfeito para atender todas as demandas.

Após o desenvolvimento do projeto, é necessário ter a emissão do laudo tecnico eletrico, assegurando que o espaço obedece e atende às normas de segurança, que são uma exigência do corpo de bombeiros para liberar os espaços de toda a estrutura que será usufruída pelos moradores e seus convidados.

Além disso, visando uma economia na conta de energia, o projeto precisa investir em estruturas que promovam isso, como o consumo boiler elétrico para o chuveiro que tem um consumo menor que os demais modelos de aquecedores disponíveis no mercado.

Para as piscinas, há o processo de aquecimento natural, ou seja, energia solar que pode ser revertida em energia elétrica, por meio de sistemas simples de placas fotovoltaicas, ou ainda um outro sistema que também é econômico e tem uma eficiência maior, o aquecedor a gás para piscina.

Dessa forma, pensando em todos os detalhes tecnológicos e seus suportes para uma funcionamento adequado, os condomínios são desenvolvidos com sucesso.