Revestimentos

Uma casa é formada por muitos elementos, tanto decorativos, como estruturalmente, como o rufo para telhado para escoamento de água, janelas, cortinas, e outros elementos.

Um dos elementos que garantem o conforto da casa são os revestimentos e o uso de elementos decorativos e funcionais como as persianas.

Neste artigo falaremos sobre esses dois componentes, os revestimentos e seus mais diferentes tipos e as persianas e cortinas (como cortina rolô para sala e outros).

Esses dois materiais permitem a composição de um espaço confortável e agradável.

Revestimentos: a escolha ideal para o conforto das residências

A escolha dos revestimentos, principalmente, quando falamos de pisos possuem inúmeros modelos e tipos como:

  • Para áreas internas externas;
  • Pisos antiderrapantes;
  • Pisos com acabamentos lisos;
  • Pisos brilhantes e opacos.

Essa grande variedade de materiais é explicada pela necessidade de atendimento aos mais diversos ambientes.

Outro ponto que deve ser levado em consideração na escolha dos revestimentos é a combinação com as janelas venezianas e a praticidade e durabilidade de instalação.

Esses dois aspectos permitem definições diferentes, a combinação com as janelas garante harmonia visual, e a durabilidade e praticidade permitem economia no orçamento, além de rapidez na aplicação.

Existem variados tipos de revestimentos como o mármore, o granito, os de pisos queimados, porém, um dos que vem sendo mais usados é o porcelanato e o piso vinílico.

Assim como a tela mosquiteira velcro evitam que mosquitos e insetos entrem em casa, os pisos permitem a segurança térmica e acústica do ambiente.

Abaixo falaremos sobre um dos revestimentos que mais são usados e que permitem um bom acabamento e também segurança contra infiltrações e outros elementos.

O uso do porcelanato como revestimentos

O porcelanato é um tipo de piso frio e que tem muita beleza além de características principais como a baixa absorção de água. O seu uso ganhou destaque devido sua grande versatilidade, elegância e aconchego ao ambiente.

Existem muitos aspectos importantes para o revestimento em porcelanato, e um deles é a beleza do padrões existentes nessas peças. Esses tipos de piso possuem estampas que reproduzem a madeira, o mármore e o concreto.

Para um acabamento mais fino, os pisos que imitam a madeira são vendidos em formas de lâminas, a fim de imitar o assoalho de madeira.

A reprodução das estampas são bastante interessantes e reais. Isso acontece por conta da impressão no porcelanato com textura escaneada da madeira.

Assim como a tela para janela mosquito permite que o espaço não tenha mosquitos ou insetos assegurando a limpeza, o uso de pisos de porcelanato são conhecidos por conta da sua facilidade na limpeza.

A limpeza desse tipo de piso é bastante facilitado com o uso de uma vassoura com cerdas macias e também pano umedecido.

Não se pode usar nos pisos de porcelanato produtos com alguns componentes como ácido fluorídrico, ceras, impermeabilizantes. O uso desses produtos prejudicam o piso e seu acabamento.

Existem variados tipos de porcelanato, e eles podem ser classificados em:

  • Lapados;
  • Naturais;
  • Esmaltados;
  • EXT.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre alguns tipos de porcelanato.

1. Porcelanato EXT

Esse tipo de porcelanato é usado em ambientes externos por conta de suas características, superfície irregular e antiderrapante.

Assim, esse modelo permite o contato da água sem problemas.

2. Porcelanato natural

O porcelanato natural (NAT) é conhecido por conta de ser liso e resistente. Por essas características é aconselhado no uso de áreas comerciais e residenciais.

A grande vantagem desse tipo de porcelanato é que eles não são escorregadios como os de acabamento polido ou esmaltado.

Esse tipo de porcelanato também podem ser encontrados para aplicação nas paredes, e tudo dependerá de como o projeto será atendido.

Assim como o uso de metalon barra chata é usada para definição de áreas, o porcelanato natural pode ser aplicado em pisos e paredes.

Persianas para residências

Um outro elemento para garantir conforto térmico e visual é o uso de persianas. Além disso, são elementos decorativos, feitos com diversos materiais, tornando o ambiente mais agradável e confortável.

As persianas ajudam a controlar a luminosidade e o nível de privacidade. Elas possuem diversos modelos como: rolô stillo, persiana romana e persianas verticais.

Assim, vimos que para o conforto das residências é necessário o uso de revestimentos, como o porcelanato e também o uso de cortinas e persianas para controle de luminosidade e visibilidade.