Qualquer decorador famoso ao ser perguntado sobre o que é retrofit, vai dizer que é uma tendência de origem Europeia, que consiste na reformulação de prédios antigos a fim de melhorar o funcionamento, tanto estrutural como esteticamente.

Essa novidade da arquitetura moderna surge como maneira de revitalizar edifícios, bem como outras construções, trazendo a eles novas tecnologias e designs mais promissores.

Os projetos de reconversão passaram a acontecer em países europeus e até nos Estados Unidos, cujas legislações não permitiam que o acervo arquitetônico pudesse ser substituído.

Deste modo, o retrofit surge como uma solução para edifícios abandonados ou que estejam em péssimas condições de utilização, preservando o patrimônio histórico e dando vida aos antigos espaços.

Sendo assim, preparamos para você um conteúdo exclusivo com 4 motivos para realizar um retrofit na sua empresa. Acompanhe.

1. Queda de despesas com energia

Os gastos com energia elétrica, gás natural e água são as maiores despesas voláteis ​​que um operador gerencia e podem impactar diretamente nos resultados de uma organização.

Neste sentido, o retrofit atua na reforma da eficiência energética, uma vez que reduz custos com o consumo de energia elétrica.

De maneira geral, os edifícios mais antigos costumam apresentar muitos defeitos elétricos, podendo gerar até curto circuito nos equipamentos da empresa.

Assim sendo, contar com o serviço é garantir as seguintes vantagens:

  • Economias relacionadas à energia;

  • Menor custo com manutenção;

  • Melhora física do prédio;

  • Lucratividade;

  • Aumento da vida útil do espaço;

  • Revitalização das instalações elétricas.

Menor uso de eletricidade

No ramo da arquitetura, atualizações e modernizações destinadas à eficiência energética podem reduzir os gastos de energia de um prédio ou condomínio em 20 a 30%.

Isso acontece porque o retrofit atualiza setores de iluminação, caldeiras, climatizadores e bombas de calor. Com isso, o local passa a gastar menos com energia elétrica, algo visível na conta de luz, no fim do mês.

2. Melhora a estética da empresa

Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que realmente conta, não é mesmo?! Obviamente, esse fator também conta para a sua empresa.

Além de agregar valor estrutural à empresa, o retrofit também lida com a melhora estética da mesma, com serviços como a lavagem de fachada, pintura predial, dentre outros.

Por sua vez, uma fachada bem lavada é a garantia da credibilidade de qualquer empresa, pois o serviço é capaz de deixar o local com cara de novo.

Além do mais, o retrofit atua na parte interna da empresa, trocando objetos mais antigos por modernos, instalando puxador de inox 1 metro nas portas de madeira, alterando a cor das paredes, e etc.

Em resumo, dependendo das necessidades do empresário, a empresa conta com uma total reformulação, garantindo mais modernidade, sofisticação e beleza à estrutura da mesma.

3. Diminuição de custos com manutenção

Além de economizar nos gastos com o consumo de energia elétrica, as atualizações da vedação do edifício podem reduzir e até mesmo eliminar os reparos e interrupções de manutenção. Contudo, substituir as janelas com vazamento torna a empresa mais resistente às mudanças climáticas, por exemplo.

O mesmo cabe à substituição proativa e planejada de outros equipamentos antigos, assim como foi mencionado há pouco sobre o puxador de porta.

Os retrofits focados em substituições de peças e acessórios diminuem o custo com manutenção e aumenta a vida útil dos equipamentos presentes no local.

4. Conforto aos atrativos do prédio

Por fim, o retrofit não melhora somente a parte funcional de uma empresa, como também pode proporcionar mais conforto ao ambiente de trabalho.

Além de atuar no aumento de produtividade, o serviço revitaliza áreas internas, melhora o ar interno da empresa e atua diretamente na decoração do local.

Por exemplo, a instalação de um sistema de controle em que certas áreas mais quentes possam ser resfriadas e áreas mais frias possam ser aquecidas pode tornar o edifício mais confortável para todos que transitam nele.

Normalmente, esse serviço proporciona o menor índice de reclamações dos funcionários, aumenta a produtividade e coopera para um ambiente mais amigável e bom para se trabalhar.

Ainda assim, o retrofit promove a diminuição de impactos ao meio ambiente, uma vez que promove o menor consumo de energia elétrica, atua na estética do espaço e evita a constância de manutenção dentro da empresa.

Ao colocar todos esses itens no papel, o resultado é a poupança de gastos adicionais e, consequentemente, o maior lucro para a empresa.