Reforma

Um processo de construção ou de reforma residencial pode ser fundamental em diversos momentos para agregar mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

Com o passar dos anos, alguns pontos de uma residência ou prédio acabam sofrendo desgastes, sendo necessário uma reforma para tornar o local muito mais bonito, agradável e aconchegante.

Esse processo de reforma pode envolver:

  • Uma nova pintura;
  • Aplicação de texturas;
  • Troca de pisos;
  • Troca dos móveis;
  • Inserção de novos espaços.

A pintura fachada de muro residencial é uma das ações mais comuns e importantes em uma reforma.

Afinal, o muro e a fachada são os aspectos iniciais de uma residência, ou seja, é a primeira impressão de como é a casa ou prédio e por isso, o local precisa estar com um bom aspecto estético.

Sendo assim, o procedimento de reforma pode envolver muitos processos e técnicas que tornam a residência mais agradável e aumenta o seu valor econômico.

O processo de reforma envolve também a manutenção preditiva, principalmente, no caso de condomínios e prédios. Um prédio, em especial, é um local onde várias pessoas moram e existem áreas em comum que precisam ser conservadas, como é o caso do elevador, áreas de lazer, piscina, recepção e garagens, por exemplo.

A manutenção, seja da casa como do prédio, pode ser simplesmente estética ou não, podendo agregar também outros elementos, como segurança em um espaço.

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de elementos que podem ser importantes em um processo de reforma predial ou residencial.

O uso do perfil para vidro: você já ouviu falar?

Além das dicas que já falamos, vale a pena citar sobre o uso do perfil de vidro. Os aspectos de vidraçaria são fundamentais para quem deseja agregar beleza e modernidade ao seu lar. Um deles é o perfil de PVC para vidro.

O vidro, no ambiente residencial, pode ser um elemento muito eficaz, que traz qualidade e pode fazer parte da fachada e de processos de estrutura.

Além disso, esse material apresenta qualidades como poder integrar vários elementos, desde o PVC como também o policarbonato, servindo para coberturas.

Sendo assim, a versatilidade desse material merece destaque, assim como sua resistência e durabilidade.

Além disso, o uso desse perfil pode variar tanto em largura, mas também no comprimento do material, podendo ser aplicado em vários pontos residenciais.

Outras qualidades no que se refere ao uso desse material é:

  • Excelente acabamento;
  • Material transparente;
  • Fácil de aplicar;
  • Elevada qualidade;
  • Durabilidade elevada;
  • Excelente custo-benefício.

Sendo assim, o consumidor tem várias possibilidades interessantes de trabalho com esse material, que é bastante qualificado e representa um excelente investimento.

Uso do gesso no ambiente residencial

O gesso é um material amplamente utilizado em reformas residenciais, assim como na construção. Seu uso pode ser utilizado como um revestimento, mas também como um aspecto decorativo.

O rebaixado de gesso é uma dessas técnicas, que proporciona uma excelente decoração residencial.

Esse procedimento consiste em uma redução da altura de um teto, permitindo a conexão com elementos de iluminação, que tornem o ambiente muito mais moderno e sofisticado.

Por meio desse material, portanto, é possível utilizar desde lampadas em LED (mais econômicas e versáteis), até luminárias que fiquem embutidas.

As vantagens de aplicar essa técnica, além da estética, é que esse material proporciona um excelente acabamento e pode ser utilizado em vários pontos da residência, desde o quarto, sala e até mesmo em um hall para os visitantes.

Além disso, essa técnica permite a integração com vários elementos, desde técnicas de paisagismo, decoração e design de interiores, modificações de móveis, utilizando técnicas de modo mais clean.

O uso de revestimentos na reforma

Por fim, vale a pena falar sobre o uso dos revestimentos, em especial, o revestimento monolítico autonivelante. Esse revestimento apresenta características próprias, como não comentar com emendas.

Além disso, esse material:

  • Apresenta elevada resistência;
  • Utiliza resinas especiais;
  • Apresenta elevada qualidade;
  • Pode servir como um material impermeabilizante.

Sendo assim, esse revestimento é bem interessante porque contribui para impedir vazamentos e infiltrações no ambiente residencial, ao mesmo tempo que facilita a manutenção e os procedimentos de limpeza.

Além disso, esse tipo de revestimento é considerado como um elemento de segurança e é importante que sua instalação seja feita contando com uma equipe técnica e especializada para a realização dessas atividades.