A renovação e reforma de áreas externas estão se tornando cada vez mais importantes nos dias de hoje, pois os espaços e os recursos são – muitas vezes – limitados, especialmente em áreas urbanas.

Adaptações e extensões de edifícios são uma boa alternativa para o aproveitamento de espaço e a aplicação do paisagismo.

Isso porque as reformas nos ajudam a criar mais locais de estar, reduzir o consumo de energia e preservar a herança cultural, ao mesmo tempo em que eleva o edifício aos mais recentes padrões técnicos. Renovação não só honra o passado, como também significa olhar para o futuro.

Trabalhos de preparação de área externa

Antes que as obras de construção possam começar, a limpeza do local e os trabalhos preparatórios são geralmente necessários. Isso pode incluir:

  • Remoção de qualquer vegetação, incluindo raízes;
  • Nivelamento do terreno em um gradiente uniforme;
  • Definição de linhas de vala;
  • Instalação de cobertura em policarbonato preço em passarelas e estacionamentos;
  • Em estabelecimento de escritórios, instalações de bem-estar, armazenamento;
  • Crianção de rotas de acesso.

É comum que as áreas externas em torno dos edifícios sejam de difícil acesso e precisem de recursos de pavimentação para uso dos trabalhadores, pedestres e veículos. Estes podem incluir:

  • Pavimentação, meio-fio e afiação;
  • Asfalto ou bloco de revestimento para calçadas, caminhos, parques de estacionamento e ruas de acesso;
  • Decks de madeira (semelhante ao deck de piscinas residenciais), corrimãos e balaustradas;
  • Pátios, plataformas e assim por diante.

Paisagismo, plantio e sistemas de irrigação

Uma projeto paisagístico inclui todos os tipos de vida vegetal, de flores e árvores a arbustos e cobertura do solo.

Naturalmente, ele muda e evolui ao longo do tempo, impulsionado pelo clima, épocas do ano e outras condições.

Uma consideração cuidadosa deve ser dada à quantidade de manutenção que esses elementos exigirão para permanecer em boa ordem.

Sistemas de irrigação para jardins e áreas externas podem ser usados ​​para automatizar o processo de rega. As formas mais comuns são sistemas de irrigação por gotejamento que liberam a água com precisão nas raízes das plantas e um sistema de micro pulverização que fornece um jato fino de água sobre uma área definida.

O benefício da instalação de tais sistemas é a sua eficiência, proporcionando uma redução de até 90% na utilização de água, em comparação com uma mangueira de jardim tradicional.

Sistemas de segurança

Estes sistemas podem ser usados ​​para reduzir ou parar qualquer acesso de pedestres ou de veículos indesejados, para fornecer privacidade, para delinear entre áreas e assim por diante.

De modo geral, eles podem ser de baixo nível, como cercas de paliçada de madeira ou de alto nível, como cercas de segurança com postes de concreto ou metal e malha de arame.

Uma esgrima de ferro forjado pode ser concluída com picos ou desenhos pontiagudos no portão de ferro e recursos como arame farpado e tintas anti-subida podem ser usados ​​para reduzir a escalabilidade. Pode haver, ainda, a necessidade de muros de contenção para evitar o deslizamento ou elevação do solo.

Diversos equipamentos podem ser instalados para fins funcionais ou estéticos fora do prédio, além de promover segurança.

Os exemplos mais comuns incluem:

  • Cercas e grades de ferro: Usados como uma alternativa para cercar e restringir o acesso de veículos e como segregação entre entradas de pedestres;
  • Mobiliário de rua: Inclui bancos, lixeiras, suportes de bicicleta, guardas de árvores, iluminação, sinalização e assim por diante;
  • Abrigos: Podem ser necessários para fornecer proteção contra intempéries como toldo cortina e coberturas para áreas de fumantes, áreas de embarque/desembarque etc.

Enfim, seja qual for a sua motivação para reformar uma área externa, a abordagem correta é sempre necessária.

É importante primeiro esclarecer suas necessidades, seus desejos e vontades e definir seus objetivos. Ainda, na possibilidade de criar um espaço revitalizado, a conversão de pátios pode criar um novo espaço de vida e é frequentemente a solução mais inteligente. Um telhado inclinado fornece este espaço adicional, com sombra e ventilação ideais.

Esta conversão deve andar de mãos dadas com um isolamento térmico do seu telhado para manter o novo espaço aquecido e melhorar a eficiência energética, bem como para trazer o seu telhado até os mais recentes padrões com maior segurança e uma vida útil prolongada.

Algumas vezes, a renovação pede planejamento a longo prazo de todos os requisitos, como aquecedor de piscina portátil, por exemplo, flexibilidade no uso, metas de estética e sustentabilidade, bem como regulamentos que devem ser cumpridos, dentro do orçamento disponível.

Não é apenas um investimento na sua qualidade de vida, mas também no próprio edifício, pois aumenta o valor da propriedade e prolonga a sua vida útil.