Em um cenário onde cada vez mais opções sustentáveis são exploradas em diversos aspectos, quando se trata de energia, o conhecimento das fontes existentes pode ser favorável não apenas para alcançar uma visão mais ampla, como também para detectar as alternativas que apresentam impactos positivos para o planeta.

Entre as principais fontes de energia, é possível citar os grupos de renováveis e as não renováveis. As fontes do primeiro grupo são categorizadas como inesgotáveis, isso se deve ao fato de se renovarem de maneira constante, entre os principais exemplos, estão:

  • Eólica;
  • Hídrica;
  • Solar;
  • Biomassa.

A energia eólica é alcançada por meio do aproveitamento do vento, mais especificamente, por meio dos movimentos das massas de ar.

Para a conversão dessa energia, é preciso aplicar aerogeradores, que apresentam como principal característica hélices de grande porte que são movimentadas conforme a quantidade de vento no lugar.

No segundo caso, a energia gerada é resultado da água dos rios, sendo assim, nas chamadas usinas hidrelétricas, as águas são responsáveis pela movimentação de turbinas, que realizam a conversão da energia potencial em mecânica, até alcançar a energia elétrica.

A busca por energia fotovoltaica preço tem se tornado cada vez mais alta devido à praticidade que esse tipo de obtenção de energia apresenta.

Afinal, a energia solar pode ser aproveitada tanto na forma de luz, quanto na forma de calor. No caso do aproveitamento do calor, a energia é gerada em usinas heliotérmica, já por meio da luz, ocorre por sistemas de captação, mais precisamente, pelo painel fotovoltaico.

No último caso citado, as fontes de biomassa, é possível citar diferentes tipos de matéria orgânica e vegetal para a produção da energia, tais como bagaço da cana-de-açúcar, algas, resíduos agrícolas, entre outras possibilidades.

Entre as possibilidades de seu uso, também é possível citar o aquecimento de água e produção do vapor em alta pressão, que por sua vez é aplicado para o acionamento de geradores elétricos e de turbinas.

Além dos fatores apresentados acerca de cada tipo, é interessante abordar que são fontes consideradas limpas, principalmente, por emitirem menos gases de efeito estufa quando comparadas com as alternativas não renováveis.

Basicamente, as que compõem o grupo de fontes não renováveis, também são chamadas de fontes convencionais e correspondem a alternativas esgotáveis. Grande parte dos elementos deste grupo contam com reposição lenta na natureza, como carvão mineral e o petróleo.

Essas fontes são comumente aplicadas em equipamentos específicos, tais como motores e caldeiras, onde ocorre a conversão da energia armazenada em ligações químicas para energia utilizável, como elétrica ou cinética.

Uma alternativa comumente explorada é o gás natural como fonte de energia térmica em prol do aquecimento de água para o banho ou para cozinhar.

No entanto, é preciso considerar que ao queimar não apenas o gás natural, como também petróleo e carvão mineral, determinados elementos nocivos são gerados, como gases do efeito estufa e poluentes.

Como funciona a energia solar?

A dúvida de como funciona a energia solar pode estar presente na vida de muitas pessoas e ser muitas vezes um fator impeditivo para apostar nessa alternativa. No entanto, ao contar com empresas energia solar fotovoltaica de confiança, é possível ter garantia de um sistema eficaz.

Basicamente, por meio dos painéis fotovoltaicos instalados, ocorre a interação da radiação solar, ou seja, a luz, com um material semicondutor, que normalmente é o silício, resultando assim em eletricidade, água quente para ser usada em residências ou em processos na indústria.

Principais vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica

Quando se trata de energia fotovoltaica vantagens e desvantagens, a principal vantagem é, justamente, o fato de que é uma fonte renovável e conforme citado anteriormente, o processo de geração da energia elétrica por meio deste recurso não resulta em efeitos tão nocivos para o planeta como um todo.

Além disso, de forma geral, pode ser uma alternativa mais compacta e vantajosa, até mesmo, mediante outras fontes renováveis, como as hidrelétricas.

No entanto, há algumas desvantagens apontadas, afinal, é natural que em algumas situações outras fontes de energia sejam mais favoráveis. Em alguns casos, a implantação de um sistema como esse pode ter um alto custo e uma eficiência insatisfatória.

De qualquer maneira, é importante identificar quais são as necessidades a serem atendidas e qual é a alternativa mais viável para cada finalidade.

Por essa razão, é indispensável buscar por profissionais qualificados, para a realização de inspeções e instalações seguras. Além disso, com o suporte profissional, será possível identificar os pontos mais favoráveis e desfavoráveis de cada caso.