Calha de alumínio é um produto feito a partir do alumínio que pode trazer vantagens como grande resistência à corrosão, choques mecânicos, variações climáticas, umidade e quedas, e aumento de temperatura.

Este produto se tornou muito eficiente e bastante solicitado no ramo da construção civil devido às suas propriedades advindas de sua matéria-prima.

A função da calha nada mais é do que reter a água da chuva, permitida por meio do seu revestimento de sistema de canalização, que em qualquer recinto até em áreas consideradas mais agressivas. Por meio do alumínio há:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Custo-benefício;
  • Versatilidade na aplicação.

Com todas essas qualidades, a calha de alumínio se torna um produto bem recomendado com um ótimo preço. Sua versatilidade vem na sua instalação, em diversos imóveis, como nas edificações, residências, indústrias e comércios.

Se comparar com outros tipos de calha, a de alumínio é uma escolha aceitável para economizar dinheiro e, ainda, ter um produto de qualidade.

Além disso, também atribui uma vida útil longa à calha que vem sem costuras e articulações, impedindo o desgaste e manutenção constantes.

Assim como a telha de aluminio, sua instalação e montagem são simples, fáceis e não causam transtornos na construção. Têm formatos e dimensões distintos, adequando-se dentro da demanda do cliente.

Sua superfície ganha quase todos os revestimentos dispostos no mercado, assim, possibilitando uma estética agradável e combinando com o design.

Saiba mais sobre o processo de anodização em alumínio

Anodização em alumínio é um processo eletrolítico que visa criar um filme de óxido em cima da superfície do metal para melhorar suas características físicas da peça, deixando-a com mais resistência à corrosão e ao desgaste, também agrega um apelo decorativo com a aplicação de coloração de cores.

A produção do óxido na superfície dos metais, como em cima da chapa de aluminio, por exemplo, é comum através da exposição ao oxigênio e umidade do ar, contudo, em relação à ferrugem é considerado prejudicial aos metais ferrosos, no alumínio e em sua peças, o mesmo fenômeno pode dar um impacto positivo.

Existem empresas especializadas no setor industrial que oferecem o serviço de anodização em alumínio para muitos segmentos.

No entanto, o que mais usa é a arquitetura, porque o usa em peças metálicas que são destinadas e tratadas para criação de estruturas singulares e chamativas. Também é muito usado em joalherias que criam peças exclusivas com o metal.

A anodização é um processo que traz muitas vantagens, pois confere durabilidade aos metais dando enormes benefícios econômicos e de manutenção.

A estabilidade da cor é um ponto importante, porque a camada anódica é resistente aos raios ultravioleta e não desgasta com os procedimentos naturais.

Em relação à estética, permite variadas alternativas de polimento e coloração, transformando as peças metálicas únicas e customizadas, ainda oferece custo-benefício e segurança, por não possuir nenhum nível de toxicidade.

Sempre opte por uma empresa especializada com reconhecimento nos serviços industriais, elas efetuam um tratamento por meio de processos eletroquímicos de alta precisão dando às peças metálicas resistência a riscos abrasivos e corrosivos, versatilidade e com fixação duradoura e acabamento perfeito.

A pintura em alumínio e suas características

O alumínio é considerado um material difícil de pintar e, também, de mantê-la por um tempo prolongado, pois ele é um item liso e sem porosidade.

Ao recorrer a Pintura em alumínio ajuda a manter qualquer peça produzida em alumínio em perfeito estado por um período de tempo bom, mas antes de aplicar é preciso uma preparação para pintura.

Infelizmente no mercado atual não tem nenhuma tinta específica para pintura em alumínio, o ideal para conseguir ter e manter uma coloração no material é conseguir uma base adequada e bem apropriada para fixação da tinta no alumínio.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que antes de realizar a pintura, a peça necessita passar por um procedimento de limpeza que remove qualquer sujeira ou resíduo, completamente, para não atrapalhar a aderência da tinta.

O início do processo de pintura em alumínio, após sua limpeza, é feito por meio de técnica de abrasão no material por intermédio da fricção por conta de o alumínio ser bem resistente.

É necessário aplicar um primer para metais nos objetos de alumínio e deixar no descanso por, minimamente, quatro horas.

Assim, a tinta é aplicada, na parte interna é indicado uma tinta esmalte à base de óleo; na externa, a pintura em alumínio é feita com a tinta látex, porque se dilata ou se contrai dependendo do movimento do alumínio.

Outro ponto importante é se tiver alguma ferrugem antes de iniciar o processo de pintura, deve-se remover e selar a parte antes da aplicação da abrasão e a pintura em alumínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *