Os componentes elétricos são muito utilizados na sociedade, sendo indispensáveis em um projeto de instalações elétricas residenciais ou corporativas. Através dessa energia, as pessoas conseguem ter acesso a diversos equipamentos de uso, como por exemplo, computadores, celulares, iluminação e entre outros.

Por isso, é muito importante compreendê-la melhor, assim como seus procedimentos de instalações, realizados por profissionais especializados.

A eletricidade é considerada a principal fonte de luz da atualidade, utilizada para os mais diversos segmentos de atividades humanas.

Com a alta tecnologia, cada vez mais a eletricidade é aperfeiçoada, principalmente em termos de velocidade e praticidade. Na construção e reforma de casas e condomínios, a energia elétrica que faz a ponte da energia distribuída das concessionárias, para que ela chegue até o consumidor.

A importância da energia elétrica

Para utilizar qualquer tecnologia, é preciso ter o contato de energia elétrica. Isso ocorre, porque através dela e de um sistema complexo, a energia criada passa por etapas até chegar em um aparelho tecnológico.

Desde suas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo humano, tudo deve estar no gerenciamento de projetos.

Digamos que seja necessário uma reforma de elevadores em um condomínio. Para que ele funcione da forma devida, são vários os processos até que a energia elétrica chegue no espaço.

Esse é um fato que as pessoas não costumam pensar diariamente, mas são fundamentais para que a rotina social siga normalmente, principalmente em ambientes corporativos de grandes equipes.

Projetos elétricos em elevadores

Para ter acesso a energia elétrica e fazer funcionar um elevador acessibilidade, é preciso realizar sua instalação, que deve ser feita por profissionais de segurança da área.

Nesse período, recomenda-se contratar especialistas da área de elétrica, que realizarão diversos procedimentos até permitir a conexão com a energia elétrica. Essas etapas são divididas em:

  • Planejamento do serviço realizado;
  • Criação de um projeto elétrico;
  • Execução do projeto criado;
  • Inspeção e conferência da instalação.

A importância das inspeções dos projetos elétricos

Através da inspeção da instalação, é possível saber se todos os processos estão instalados como deveriam e se existe alguma eventualidade ou problema detectado.

Por isso, é fundamental que essa inspeção seja realizada, principalmente com o intuito de evitar acidentes. Nesse período de “revisão” do serviço feito, os profissionais realizam alguns procedimentos. São eles:

  • Desenhos elétricos;
  • Memoriais descritivos;
  • Cálculos de precisão;
  • Conferência de equipamentos e fios;
  • Revisão das especificações técnicas.

Quando um projeto elétrico é instalado, ele precisa ser executado dentro das Normas Brasileiras respectivas aos segmentos. Existem diversas leis e exigências voltadas para instalações elétricas.

No caso de elevadores, é preciso que existe uma luz de emergencia que acenda no caso de falta de energia, por exemplo. É muito importante a contratação de empresas elétricas de confianças, que possuam profissionais que atuem a campo mediante a essas normas.

Análises precisas e profissionalismo

Quando se trata de inspeções dos desenhos dos elevadores de um prédio, realiza-se uma análise dos pontos elétricos e suas interligações na planta do local.

Observa-se os detalhes da instalação, que podem ser representados por diagramas, facilitando a captação de informações, em uma linguagem que os profissionais da área estão acostumados.

Através do memorial descritivo na inspeção, o profissional destinado realiza um relatório contendo todos os detalhes dos procedimentos, que podem envolver listas de materiais e documentos, normas técnicas, como a energia elétrica foi instalada, além de considerações e observações finais sobre o procedimento inteiro.

Através do memorial descritivo, é possível ter o controle do projeto de energia, que será verificado pelos superiores desse profissional.

Por meio dos cálculos de precisão, os profissionais realizam diversas contas que avaliam as capacidades dos condutores de energia elétrica, se existe queda de tensão, risco de circuito ou descargas atmosféricas.

Essa é uma etapa muito importante de inspeção, pois a partir dela muitos acidentes são evitados. Através dos cálculos realizados, é possível saber se todos os dados estão precisos como deveriam.

A importância da conferência e revisões

Na conferência de equipamentos elétricos e fios, o profissional inspeciona equipamento por equipamento, assim como fio por fio das instalações, a fim de assegurar que não existe nenhum item que possa comprometer a rede elétrica daquele ambiente ou causar algum problema futuro.

Por fim, a revisão das especificações técnicas. Nesse momento, o profissional descreve todos os materiais utilizados no memorial descritivo, assegurando se as instalações foram realizadas através das normas regentes de construções, certificando que os materiais utilizados estão seguros.

Essa etapa final é como um aval para o funcionamento da energia elétrica em um espaço. A partir dela, não é preciso preocupação, afinal, ela assegura que toda a instalação foi feita da forma certa.