energia

A aquisição da casa própria é um desejo de muitos. Poder ter uma residência e chamar de sua é uma conquista que deve ser planejada a longo prazo. Para que tudo possa sair de acordo com as vontades e necessidades de cada morador, isso vai depender de como o projeto arquitetônico será apresentado.

As medidas de portas e janelas devem ser de acordo com a segurança de imóvel, acompanhando localização e modalidade de ocupação.

Isso pode variar, de diferentes formas, como casas destinadas para veraneio, para locação em imobiliárias, ou para servir como moradia de uma família.

Por isso, é preciso que a oferta no mercado imobiliário seja abrangente, alcançando diferentes necessidades, desde localização, vizinhança, acesso a centros comerciais, facilidade de locomoção, e tamanho dos cômodos, que podem comportar uma pessoa, até uma família com pais, filhos e agregados.

Saúde e economia de energia

Estes fatores são observados desde o princípio, e por isso, devem ser levados em consideração, como parte primordial, quando o assunto é aquisição de um imóvel.

A saúde dos moradores, e da própria estrutura imobiliária, deve ser pauta de discussão, entre moradores e profissionais que trabalham no setor da construção civil.

A necessidade de janela sob medida em uma sala de estar, na cozinha, nos quartos e nos banheiros, é de vital importância para a circulação de ar e entrada de luz natural.

A economia de energia elétrica pode ser um reflexo, quando não há a necessidade de luz artificial, durante o dia, assim como uma casa com uma corrente de ar pode significar a ausência de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Para atender os projetos imobiliários, as esquadrias sob medida são ideais para construções únicas, que aliam um alicerce fortificado, paredes e divisórias bem posicionadas, e janelas com tamanhos que atendem às necessidades de iluminação e entrada de ar.

Adaptações nas estruturas internas

No caso de adaptação em residências já construídas, o mercado da construção civil oferece diferentes modelos de negócios, que podem ser aplicados de forma simples e direta, quando feito por profissionais com capacitação técnica.

A substituição de forros de madeira pelo forro de gesso acartonado é um exemplo, simples e direto, do que pode ser feito nas reformas estruturais de um imóvel, sem precisar mexer em colunas e vigas de sustentação de uma residência.

Por ser um material com ampla versatilidade, muitos profissionais, entre engenheiros, arquitetos e decoradores de ambiente, têm optado por compor diferentes ambientes, aproveitando melhor espaços, empregando em divisórias, iluminação e até mesmo na criação de prateleiras, nichos e móveis de apoio.

Em ambientes amplos, em que é preciso dedicar espaços específicos para cada área, uma sala de estar pode receber o gesso acartonado drywall para servir como divisória, e criar um espaço de trabalho, como um escritório ou um atelier, e permitir todas as instalações necessárias, sem precisar se preocupar com a estrutura, como um todo.

Além da facilidade de trabalho com este tipo de material, outras vantagens podem ser destacadas, como:

  • Redução de custos nas obras;
  • Facilidade de trabalho com outros materiais;
  • Ambientes com isolamento térmico e acústico;
  • Composição com outros materiais.

O trabalho com gesso acartonado pode ser realizado com madeira e aço, conforme a necessidade estrutural. O acabamento pode ser feito com diferentes materiais, como tintas e papéis de parede, até tecidos e pastilhas de vidro ou cerâmica.

Tomadas e interruptores também podem adaptados, acompanhando o projeto elétrico, e até mesmo a instalação de torneiras e ralos, conforme o sistema hidráulico de toda a estrutura.

Identificação de distribuição de energia

A adaptação de cômodos, em uma residência, assim como a cobertura moderna e de fácil instalação, vai depender de um projeto arquitetônico produzido por um profissional capacitado.

O mesmo se pode dizer da instalação do sistema elétrico, em todos os ambientes. A iluminação natural pode ser insuficiente, em alguns espaços, e por isso, a iluminação elétrica se faz necessária.

Assim como diversos aparelhos elétricos e eletrônicos fazem parte da composição de uma sala, cozinha ou quarto.

A equipe responsável pelo projeto de energia elétrica vai identificar as necessidades, apontando pontos de luz, em cada cômodo.

Equipamentos podem precisar de adaptações, como voltagem variável e uma loja de tomadas e interruptores vai fornecer os equipamentos necessários para as instalações, para fornecimento de energia para os aparelhos eletrônicos e acender e apagar de luzes.

Fios para a composição do sistema elétrico, lâmpadas específicas para cada ambiente e elementos úteis para a finalização de instalação em uma residência, são encontrados neste tipo de estabelecimento comercial, com a ajuda de profissionais técnicos, que podem identificar a necessidade de cada cliente.

Demais materiais de construção, da fundação ao acabamento, podem ser encontrados em depósitos e lojas especializadas.