A construção civil engloba diversos serviços e profissionais especializados para a realização de tarefas específicas para o levantamento de uma obra. Tudo isso a partir da disponibilidade de um terreno devidamente preparado, respeitando todas as legislações vigentes e zoneamento determinado pelo poder público local.
Desde o princípio, é importante informar que os municípios seguem um plano diretor determinado por agentes públicos e comissões populares, identificando áreas que podem ser divididas em quatro espaços distintos. São eles:
- Residencial;
- Comercial;
- Industrial;
- Rural.
Alguns espaços públicos são mistos, onde serviços essenciais como escolas e de saúde ficam à disposição da população, assim como prédios públicos e centros de segurança civil e militar.
Prédios destinados à cultura e eventos esportivos também fazem parte do cenário urbano, muitas vezes misturados entre prédios residenciais e empresariais, ou mesmo complementares a centros comerciais, como shopping centers que contam com salas de teatro e estádios que englobam clubes sociais.
Terceirização de serviços reflete nos custos
Para o desenvolvimento urbano, é preciso que as empresas de engenharia e arquitetura apresentem projetos adequados ao plano diretor, identificando as possibilidades de edificações, vias de passagem, avenidas e estradas, bem como outros elementos essenciais, como portos em municípios ribeirinhos e litorâneos e aeroportos.
A partir de contratos firmados e toda a burocracia necessária, inicia-se a parte prática, com contratação de mão de obra capacitada e locação de equipamentos para construção de empreendimentos imobiliários e estudos de mobilidade urbana.
A movimentação de carga e a chegada e partida de trabalhadores deve ser controlada para que não cause nenhum impacto nos arredores, ou que seja o mínimo possível.
Dessa maneira, é pertinente a participação de diferentes setores e empresas, além da construção civil.
Isso significa que empresas de transporte coletivo, indústria de bens de consumo intermediário, entre muitos outros, passam a fazer parte de um planejamento que visa o desenvolvimento viável e sustentável para uma região, refletindo na economia de maneira positiva e abrangente.
A criação de um galpão logístico é pertinente, não só em um ponto, pois esse tipo de estrutura é fundamental para o depósito de materiais utilizados na construção de imóveis, assim como a disposição de máquinas, ferramentas e veículos de transporte de cargas.
Modelos de lajes apropriados para construção
Os projetos arquitetônicos recebem técnicas diferenciadas para cada tipo de construção. A engenharia emprega elementos estruturais variados, visando a segurança dos usuários e a finalidade dos imóveis.
Dependendo do projeto em construção, os profissionais responsáveis verificam a possibilidade de implementação entre diferentes tipos de laje nervurada, são muito comuns em:
- Estádios;
- Museus;
- Shopping centers;
- Supermercados e magazines.
Os projetos que utilizam esse modelo de construção podem ser produzidos de forma mais ágil, com um custo menor e menos mão de obra de obra necessária.
A sustentabilidade também é um benefício característico nos empreendimentos imobiliários que se utilizam dessa técnica, pois a laje nervurada vão requer pouco concreto em seu acabamento.
A estrutura fica mais leve, permitindo vãos livres mais largos, atuando na corrente de ar e iluminação natural, com versatilidade nos métodos de execução do projeto.
Segurança patrimonial envolve projetos específicos
A proteção do ambiente de trabalho e a saúde dos trabalhadores é fundamental para o desenvolvimento de um projeto estrutural do setor da construção civil.
Sendo assim, é preciso contar com uma empresa especializada para a criação de um projeto de prevenção e combate a incêndio que seja próprio para o canteiro de obra e que possa se estender após a finalização das obras.
A possibilidade de instalação de sistemas hidráulicos que contemplam hidrantes e mangueiras de água deve ser abrangente, cobrindo toda a estrutura imobiliária, tanto na parte interna quanto na área externa.
A proteção do canteiro de obras e depois de finalizado, do imóvel e seus usuários, deve contar com a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, além da contratação de empresas especializadas nesse tipo de serviço. Assim, a vigilância fica garantida por todo o período.
Vários serviços estão envolvidos no desenvolvimento de um bairro, uma cidade e de todo o país. Por isso, é preciso políticas públicas adequadas para atender às necessidades da população e o setor da construção civil é importante sob diversos aspectos.
Seja na construção de casas, sobrados e apartamentos residenciais, seja para a construção de centros comerciais, fábricas e indústrias, o mercado reage de maneira positiva quando esse setor está aquecido, com a possibilidade de emprego de mão de obra especializada e terceirização de serviços específicos.