construção

O processo de construção ou reforma de imóveis possui grande relevância para a sociedade. Os trabalhos executados pelas construtoras ajudam no desenvolvimento econômico com a geração de empregos, compra e venda de edificações.

Além de contribuir para a expansão das cidades, com novos espaços que são de muita utilidade no dia a dia dos indivíduos.

As empreiteiras de obras civis, com a sua equipe de engenheiros e arquitetos, criam projetos arquitetônicos de pequeno, médio e grande porte para os seus clientes, de acordo com as necessidades e urgências.

Esse documento possui a planta do imóvel, com o tamanho e quantidade de espaços; com os desenhos, o planejamento de obra é elaborado.

Os serviços no terreno destinado à construção só pode ser iniciado depois que todas as informações a respeito do projeto são organizadas. Não criar um plano de obra pode gerar atrasos e problemas nas execuções de tarefas, que se tornam grandes prejuízos para as empresas.

A escolha dos materiais, quantidade de pessoas que vão trabalhar, máquinas, equipamentos e fatores que possuem relação direta com a obra são definidos durante a criação do planejamento.

Processos importantes em uma obra

No momento de organizar as ideias, é necessário inserir pontos como: estudo de viabilidade e cálculos da obra, análise do terreno, orçamento, gastos e retorno financeiro para a construtora, definição de prazos, regularização da obra, acompanhamento das tarefas, construção, acabamento e licenciamento da edificação.

Uma visita no terreno para verificar as condições na qual se encontra é importante para entender as suas particularidades e otimizar tempo na obra.

Nos casos em que há uma casa já construída e o cliente quer refazer o imóvel, é necessário utilizar os serviços de demolição casas antigas. Esse procedimento é um pouco complexo e exige profissionais experientes para obter bons resultados.

Os especialistas solicitam um alvará de demolição na prefeitura da cidade, documento que autoriza a demolição parcial ou total do imóvel. Após obter essa autorização, as máquinas escavadeiras, guindastes, carregadeiras, martelos pneumáticos e retroescavadeiras podem ser levadas ao terreno para o trabalho de demolir.

As empresas de demolição podem utilizar processos mecânicos, manual ou com uso de explosivos para conseguir levar a casa abaixo. Após o processo de derrubar o imóvel, é necessário fazer a limpeza do terreno para começar a construção.

Os entulhos podem ser colocados em uma caçamba de coleta, caixa com uma grande extensão que pode ser usada para armazenar os resíduos.

No mercado de construção, há várias companhias que oferecem o serviço de locação de caçambas, com um preço acessível, qualidade e segurança, levando a caixa estacionária até o canteiro de obras.

Estrutura para uma construção

A parte estrutural de um imóvel precisa ser construída com os melhores materiais para conseguir um bom resultado. Fundações, colunas, vigas e perfis de ferro e aço podem ser usados nesse processo.

A laje tem a função de ser uma estrutura que oferece estabilidade e resistência da edificação. Há dois tipos de lajes: concreto e isopor. No momento da construção uma dúvida pode surgir: como escorar laje de isopor?

O processo de escoramento é muito simples e semelhante ao da laje de concreto, usando escoras metálicas que são ideais para suportar o peso e dar a sustentação adequada para a laje de isopor.

O acabamento na parte interna da residência em relação à laje, pode ser feito com o uso de forro ou gesso. A montagem forro drywall é um excelente tipo de revestimento, que pode ser usado nas paredes e teto.

As vantagens desse material são:

  • Neutralização de odores;
  • Resistência à umidade;
  • Excelente conforto térmico e acústico;
  • Proteção contra fogo;
  • Não faz sujeira durante a montagem;
  • Preço acessível;
  • Variedade de acabamento.

Com pontos destacáveis e que agregam valor na sua edificação, pesquisar o custo de montagem de drywall é uma maneira de conseguir um acabamento de primeira.

Área externa

Calçadas e pavimentos da sua parte externa podem ser construídos com o uso de meio fio pré moldado, peça que pode ser instalada com facilidade e rapidez. Um meio fio é usado em locais com grande circulação de pessoas, por exemplo, ruas, vias públicas e calçadas.

Os pontos positivos desse material são: proteção contra choques mecânicos, durabilidade, não exige grandes intervenções, entre outros.

Em alguns projetos, os engenheiros costumam utilizar a forma para pré moldado meio fio para criar o número ideal de peças para ser usada no serviço de acabamento.

Sendo assim, investir nos trabalhos de uma empresa especializada em construção civil é a solução para conseguir um imóvel personalizado, resistente e com um bom tempo de vida útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *