Em uma reforma ou construção, o planejamento e um bom gerenciamento de projetos são muito importantes a fim de evitar problemas e gastos desnecessários. Além disso, ao planejar, todos os detalhes serão inclusos no projeto e nada será esquecido.

Ainda assim, nesses projetos alguns objetos que compõem a estrutura e dão identidade a obra são essenciais e precisam ser bem planejados e, por vezes, priorizados nos projeto. Podemos definir esses objetos estruturais como:

  • Portas;
  • Janelas;
  • Escadas;
  • Divisórias;
  • Pisos.

Por serem tão importantes, há no mercado uma grande variedade de tamanhos, formatos, materiais e modelos. Por isso é importante pensar bem no projeto, no seu objetivo e identidade, a fim de escolher os melhores modelos e materiais para serem utilizado nesses objetos.

Portas e janelas na reforma

As portas e janelas servem para iluminar, separar e deixar o espaço mais reservado. Além disso, servem também para proteger, por isso precisam ser resistentes, duráveis e bonitas para contribuir na estética e decoração do local.

Atualmente há muitos modelos e materiais que são utilizados para a confecção de portas e janelas, os mais conhecidos são madeira, vidro, aço e PVC.

Cada material tem sua qualidade e por vezes, são utilizados em conjunto. As janelas e portas de PVC apresentam alguns benefícios que contribuem muito ao projeto:

  • Isolamento térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Ecologicamente correto;
  • Resistência UV;
  • Durabilidade;
  • Fácil instalação e manutenção.

Além da limpeza que é simples e rápida, é um material resistente a ação do tempo como vento, chuva e sol.

Já as estruturas de vidro apresentam elegância, perspectiva e delicadeza. Nesses casos demandam mais atenção quanto ao material para que não ocasione acidentes, para isso basta utilizar empresas de confiança, ou seja, aquelas que utilizam vidros de segurança como os temperados na confecção desses objetos.

As estruturas de madeira são bem versáteis, ou seja, combinam com todos os estilos de projeto desde os mais clássicos aos mais rústicos e modernos, tanto que há loja de portas de madeira que trabalha apenas com esse material de tanta diversidade que o mesmo apresenta.

Pisos

Mas antes da instalação das portas e janelas é preciso revestir as bases, ou seja, pisos e paredes. Os pisos precisam ser bem planejados e adequados para o local.

Por exemplo, se a construção for destinada a uma casa com pets, crianças e idosos o piso precisa ser seguro, ou seja, o material dele deve ser antiderrapante, térmico e aconchegante, assim pisos e revestimentos precisam ser bem pesquisados e pensados para que sejam de acordo com as necessidades do ambiente.

Escadas

As escadas são utilizados em vários tipos de reforma e construção, além de permitirem o acesso a outros ambientes, elas também podem, por vezes, serem o centro da construção de um determinado projeto. Por isso possuem vários formatos, tamanhos, larguras e alturas e podem ser constituídas por vários materiais.

Algo que sempre acompanha a escada são os corrimões que servem como apoio e uma medida de segurança para utilizá-las. Assim como a escada, o corrimão pode ser de muitos materiais, o importante é que o mesmo converse com a escada e formem um único objeto.

Uma das opções mais escolhidas é o corrimão de alumínio para escada, pois são moldáveis, resistentes, harmônicas e duráveis.

Divisórias na reforma

As divisórias são uma ótima opção para construir, desconstruir ou fazer uma reforma nos espaços. Mais utilizados em obras comerciais para delimitar espaços, mas também estão presentes em construções residências, principalmente quando é necessário recriar lugares em um curto espaço de tempo.

Sem que sejam necessárias grandes reformas, elas permitem a transformação do espaço de forma rápida, simples e ao mesmo tempo diferenciada à divisoria de gesso ou de qualquer outro material que permite isso.

Além de tudo é um processo bem mais econômico do que a construção de uma parede de concreto, que demanda mais estudo, pois interfere diretamente na estrutura, mais cuidado, mais tempo e mais dedicação.

Ou seja, para soluções mais imediatas, a divisória ou parede em drywall como também são chamadas, são as opções mais indicadas para reforma.

Após revestir e implantar todas essas estruturas, o projeto assume identidade e já pode servir ao seu propósito ou objetivo, faltando apenas a parte de decoração e inclusão dos móveis que finalizaram o projeto, conferindo ainda mais utilidade, conforto e harmonia ao ambiente e às pessoas que utilizarão ou transitaram pelo espaço.