construção

Durante uma construção é importante estar atento a diversos processos no que se refere à segurança dos funcionários, ao tempo de obra, à confiabilidade sobre a tarefa que está sendo realizada, ao tipo de maquinário e outros detalhes mais técnicos.

Mas, uma construção gera muito entulho, e antes até de começar, deve ter uma atenção especial sobre a segurança do meio ambiente, para que os impactos negativos sejam muito pequenos e que possam ser reparados de alguma forma.

Pensar na sustentabilidade e no meio ambiente e, consequentemente, ter ações que visem à sua preservação, além de trazer diversos benefícios ambientais, promovem uma boa imagem da empresa às pessoas, pois mostra uma preocupação bastante estimada nos dias atuais.

Esse é um excelente recurso para conquistar os clientes.

É por isso que existem alguns procedimentos, assim como documentos e técnicas que são solicitados aos construtores, para que a obra seja realizada com alta qualidade e sem prejuízos ambientais. Confira.

Procedimentos de construção: a preocupação ambiental

Antes de construir, a equipe realiza um intenso processo da formulação de um projeto sobre a construção, sua estrutura, e os elementos necessários.

Um desses elementos se refere à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, verificando o tipo de terreno e vegetação local assim como realizando um estudo de licenciamento ambiental.

É por isso que existe o Estudo de viabilidade ambiental, também conhecido como EVA, que atua nesse processo de licenciamento.

Esse estudo analisa se o empreendimento está causando um impacto ambiental, tanto para o meio como para a população ao redor da construção. Com isso, são realizados alguns estudos técnicos e econômicos, visando a identificar os seguintes dados:

  • Informações gerais da construção;
  • Quais são as características da área;
  • Qual atividade será realizada após a construção;
  • Quais são os recursos naturais que estão presentes nessa área;
  • As condições de saneamento básico;
  • Os aspectos ecológicos presentes no local;
  • Quais são os aspectos legais que irão envolver o empreendimento;
  • Dentre outros elementos.

Esse estudo mostra o que é o projeto, qual impacto ele trará e se existem alternativas naquele local, tanto no âmbito tecnológico como operacional.

Dessa forma, o empreendedor, antes de iniciar o projeto, consegue verificar qual é a melhor alternativa, legal e economicamente, bem como ambientalmente.

Esse estudo é de extrema importância, pois ajuda no direcionamento de seu projeto, e ainda estabelece alguns requisitos e diretrizes sobre como ele deve proceder.

Esse estudo ainda ajuda a otimizar o tempo de obra, e as burocracias exigidas por causa do licenciamento ambiental, evitando custos desnecessários ao empreendedor.

Mas, a grande vantagem, sem dúvidas, é o fato de cuidar do meio ambiente e da população ao redor. Com isso, estabelece-se um Relatório ambiental preliminar que traz os dados que citamos acima, e desenvolve um projeto voltado ao estudo do impacto ambiental de fauna e flora locais.

Estando dentro das normas da legislação vigente, fica mais fácil conseguir autorização do município e estado para a realização da obra.

E quem pode realizar esse estudo?

Um aspecto interessante, antes mesmo do início da obra, é buscar por uma Consultoria de engenharia ambiental, que conte com profissionais qualificados para a realização das atividades.

Geralmente, essa consultoria dispõe do apoio de engenheiros ambientais, que são profissionais habilitados para a realização desse estudo.

Nesse processo, é verificada a ecologia do local, que se refere a ambiente, vegetação, flora, animais nativos e todo o ecossistema nos entornos da construção.

Outro detalhe importante é que, por meio desse estudo e dos cuidados que existem em relação ao meio ambiente, é possível se planejar em relação ao uso da agua na obra.

Uma das grandes preocupações em construções se refere ao desperdício de agua, já que esse elemento está presente em diversos momentos da construção e, ainda, é um bem fundamental para a existência dos seres vivos.

Com isso, esse estudo e equipe de consultores pode ajudar em como utilizar a água de forma consciente e responsável, além de contribuir para o seu reuso. Esse trabalho ajuda então a otimizar o uso da água, cortando gastos e trazendo um aspecto de sustentabilidade diante da realização da obra.

Ou seja, investir na realização desse estudo, assim como na produção de relatórios prévios, serve como um direcionamento ao cliente e à construtora e ainda trazem diversos benefícios tanto em relação ao desenvolvimento da obra, como para o meio ambiente.