pintura

Está pensando em mudar a aparência de casa realizando uma pintura nova?A pintura de casa pode assustar em um primeiro momento, mas com algumas dicas acaba se tornando algo que você com toda certeza dominará e poderá transformar a sua casa.

Quando falamos sobre reforma, especialmente sobre a pintura de interiores, há duas opções que você pode recorrer.

São elas: o famoso DIY (Do it yourself, ou faça você mesmo) no qual você fica responsável por tudo relacionado à transformação residencial, ou a contratação de um designer de interiores para auxiliar no processo, especialmente de escolha das cores.

Aqui reunimos algumas dicas que têm sobretudo o intuito de auxiliar aqueles que desejam se aventurar na pintura de casa sozinhos, o famoso Do it yourself. Se você é um destes, mãos à obra.

Pintura de casa: atenção as ferramentas

Antes de sair por aí realmente pintando tudo o que vê pela frente em casa, é fundamental se certificar que você detém de todos os equipamentos necessários para o processo, do contrário sabemos que o resultado não será o melhor possível.

Dentre os equipamentos indispensáveis temos:

  • Pincel;
  • Rolo;
  • Lona ou papelão;
  • Bandeja;
  • Fita crepe.

A fita crepe acaba sendo considerada descartável por muita gente, mas o bom enfitamento das bordas garante aquele resultado profissional que você tanto almeja. Por isso, certifique-se de investir em uma fita larga para o trabalho.

Os itens de segurança merecem igual atenção

Antes de iniciar o processo de pintura, se atenha quanto à necessidade de itens de segurança para o local que você almeja pintar.

Dentre os itens essenciais temos óculos, máscara e também luvas. Estes equipamentos garantem que você não irá inalar a poeira e nem que respingos cairão em seus olhos, o que comprometeria o resultado profissional almejado.

Proteger partes que não serão pintadas também cabe como parte do item de segurança. Proteja seus móveis e outros artigos que não irá pintar.

Conhecendo as tintas

Existem no mercado diferentes tipos de tinta que promovem distintos acabamentos. Conhecer um pouco cada um desses diferentes modelos acaba sendo fundamental para que você possa fazer a melhor escolha para o seu ambiente.

O acabamento que a tinta possui, como fosco, brilho ou acetinado, dá a ela um aspecto diferente e ganha funções diferentes no ambiente no qual é empregado. Para que você escolha a melhor opção possível, deve conhecer melhor as alternativas disponíveis no mercado.

Por exemplo, as tintas acetinadas ou com acabamento brilhoso são indicadas para locais de maior umidade e também sujeira. Afinal, quanto mais luminosa a tinta, mais fácil o seu processo de limpeza.

Prepare o local

Para que a parede possa receber a tinta, é necessário que suas imperfeições sejam corrigidas e a superfície esteja nivelada. Estes são cuidados que devem ser adotados antes de o processo de pintura ter efetivamente início.

Para os ambientes internos da casa, onde a presença de umidade é menor, você pode apostar no uso da massa corrida. Para os ambientes externos da casa, onde a umidade acaba sendo maior, o mais indicado consiste no uso da massa acrílica.

Cálculo da tinta

Essa acaba sendo uma das dúvidas mais frequentes de quem decide pintar a casa sozinho. O rendimento de cada tinta varia de acordo com o seu respectivo fabricante, além disso, alteram esse valor também o acabamento escolhido, assim como até mesmo a própria superfície.

Por via de regra, um litro de tinta pinta com uma demão aproximadamente cerca de dez metros quadrados de área. Utilize essa média para obter o valor necessário para a pintura de todo o seu espaço.