A sustentabilidade está entre os temas mais discutidos atualmente. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão mais preocupadas com o futuro cada vez mais tenebroso do meio ambiente em que vivemos.

Questões que envolvem o tratamento de água e esgoto, coletor seletivo de lixo, embalagens plásticas, entre tantas outras, podem ser ao menos sanadas com atitudes individuais.

Algumas alternativas podem ser buscadas para que adote medidas sustentáveis dentro da sua própria casa, sem que precise gastar muito por isso.

Pequenas mudanças de hábito e comportamento diário podem trazer resultados a longo prazo.

Hábitos para uma casa mais sustentável

Adotar a captação de energia solar para toda a casa, por exemplo, requer um investimento alto, afinal, os equipamentos ainda são caros no Brasil.

Entretanto, com o uso da criatividade e boa pesquisa em lojas de construção, é possível encontrar saídas para gerar a economia e a sustentabilidade ideias para a sua casa.

Vamos ver como podemos começar estas ações dentro do nosso microambiente e passar para os vizinhos, que consequentemente podem se tornar coletivas e significativas para a sociedade.

Captação de água da chuva

Se sua casa tem uma área adequada, alguns tonéis e barris podem fazer a captação da água da chuva, ideal para limpar quintais, lavar o carro, utilizar na descarga dos vasos sanitários, regar jardins, entre outras.

O mercado disponibiliza de equipamentos baratos hoje em dia. Pesquise sobre o assunto.

Descargas sanitárias

Os modelos mais antigos ainda consomem muita água se comparado aos modelos com a caixa acoplada e com botão duplo para descarga que dura menos tempo. A economia diária pode chegar a até 50 litros nesses modelos.

Janelas e clarabóias

Uma obra que pode custar pouco é adaptar as janelas de casa para tipos maiores. Telhas de vidro e clarabóias também ajudam na iluminação artificial da casa, proporcionando economia na conta de luz.

Lâmpadas

Troque todas as lâmpadas antigas (incandescentes) pelas de LED, pois além de durarem mais, utilizam até 90% menos energia.

Aquecedor de água

Todos sabemos que aquecedores de água de torneira e chuveiro por exemplo, podem consumir até 40% de toda a energia gasta na casa.

O boiler aquecedor solar pode ser uma alternativa inteligente para suprir esse consumo.

Com um conjunto de placa solar, a energia é captada e passa por tubos de cobre (reservatório térmico), aquecendo a água de chuveiros, torneiras e até piscinas.

Telhado verde

Outro aparelho que consome muita energia é o ar condicionado, que muitas vezes é ligado pelo hábito, ou quando há uma pequena variação de calor.

Os chamados “telhados verdes” podem ser uma grande solução térmica, pois chega a absorver até 90% do calor além dos comuns, como também ajudarem na qualidade do ar.

Descartando o lixo corretamente

O lixo é uma das maiores preocupações da humanidade nos tempos atuais. O plástico mudou o mundo com as embalagens criadas para melhorar o dia a dia da nossa vida, porém, não pensaram qual o destino desse tipo de material que pode levar séculos para decompor. Veja algumas ações sustentáveis simples.

A coleta seletiva

Poucas pessoas têm o hábito de fazer a seleção corretamente do lixo de casa.

O ideal é ter uma lixeira para cada fim, uma para os orgânicos e outra para os recicláveis, este último pode ser maior, com um saco para lixo 100 litros, por exemplo.

Em algumas cidades, a coleta é feita pela própria prefeitura, no qual basta incluir todos os recicláveis em um único saco de lixo. Outras também podem oferecer postos de coleta que até abatem descontos em sua conta de energia.

Itens que não podem ir para a reciclagem

Além de pilhas e baterias de celulares, outros itens não podem ir para o saco de lixo, como: espelho, porcelana, cerâmica, cristal, esponja de aço, clips, grampo, cabo de panela, etiqueta adesiva, fita crepe, foto, filtro de cigarro, papel carbono, fio elétrico, papel sujo, papel higiênico, entre outros.

Se você mora em um edifício com o terraço desocupado, vale pesquisar a respeito dos chamados “terraços verdes”, inclusive com a cultivo de hortas comunitárias ou que possam atender exclusivamente os moradores do prédio.

Esse tipo de iniciativa pode contar com a participação dos moradores, sejam eles crianças ou idosos, com certeza irão promover encontros divertidos e saudáveis, além claro de serem sustentáveis.