Hoje em dia é possível encontrar muitos equipamentos e materiais destinados a formulação correta de uma obra, indo desde pequenos materiais e insumos até o uso de maquinários pesados.

Nesse sentido, na hora de iniciar sua obra é preciso ter um planejamento minucioso sobre quais materiais usar e quais equipamentos serão necessários.

Basicamente, esse é um processo estratégico de se pensar em todos os quesitos da obra, desde a estrutura arquitetônica até o acabamento e, assim, formular quais insumos serão necessários.

Ter esse controle facilita na hora de realizar a aquisição ou locação de materiais corretos. Vamos abordar neste artigo quais são as principais funções para iniciar uma obra e quais equipamentos serão necessários.

Transporte de cargas

Para construir algumas estruturas é preciso pensar em como será feita a elevação das peças fundamentais, para assim realizar um trabalho adequado.

Vamos ver os principais modelos para içamento de cargas com guindaste.

1. Guindaste pinça

Como o próprio nome sugere, esse tipo de guindaste tem o seu material de fixação em formato de uma pinça, que permite a adequação a muitos tipos de materiais, facilitando a elevação desses equipamentos.

Vale destacar que o uso desse guindaste é um dos mais versáteis no mercado.

2. Guindaste telescópio

Esse tipo de guindaste tem como função utilizar um mecanismo de peças que vão se alongando por dentro uma estrutura.

Assim eles conseguem estender o alcance do transporte de forma gradual, fazendo realmente um movimento de “telescópio” e elevando o material que for necessário.

3. Munck

O munck é uma espécie de guindaste que é inserido em cima de um caminhão, juntando a facilidade de se ter um guindaste para elevar o item com a possibilidade de move-la de forma rápida por meio do caminhão.

Assim, ele é um tipo de guindaste que pode ser considerado móvel. Ele é muito utilizado para transporte de vigas e estruturas metálicas dentro da obra.

4. Guincho plataforma

O guincho plataforma tem como principal função o transporte de certos objetos e maquinários.

Em uma obra pode ser preciso utilizar o mesmo dispositivo em 2 locais. Dessa forma, o transporte de peças de forma segura deve sempre ser priorizado.

Vale destacar que esse tipo de equipamento tem essa função e a executa de forma excepcional.

Como vimos, os guindastes são peças fundamentais dentro de obras para garantir o perfeitamente içamento de peças e estruturas.

Insumos: Areia e brita

Além desses equipamentos que abordamos nos tópicos anteriores, é preciso dar atenção especial para os insumos e materiais usados em uma obra para que ela seja executada sem problemas.

Dentre os materiais considerados essenciais em uma obra estão a areia e brita.

A areia é um material muito versátil, sendo aplicado em praticamente todas as partes de uma obra.

Ela pode ser encontrada de forma fácil em praticamente qualquer loja de construção e possui algumas especificações que precisam ser estudadas para saber qual irá se adequar melhor com a demanda da sua obra.

Certo tipo de areia é recomendada para a criação de outros materiais (como concreto e argamassa), já outros tipos são mais recomendados para uso em tijolos e chapiscos. A escolha do material correta irá diferenciar muito o resultado que será obtido.

Já a brita é, basicamente, um material resultante de um processo de fragmentação de rochas, geralmente de:

  • Basalto;
  • Granito;
  • Gnaisse;
  • Calcário.

Ela é classificada conforme o tamanho e diâmetro que possui. O modelo mais utilizado no mercado é a pedra brita 1, recomendada para uso na construção civil e para a construção de certas peças na obra, como lajes e colunas.

Como já dito aqui, é sempre necessário entender corretamente como a obra ocorrerá para poder realizar a aquisição do material correto e assim garantir a entrega do melhor trabalho possível.

Container

O aluguel de container para obra tem se tornado muito popular, isso porque os containers são peças que podem auxiliar de muitas formas uma obra, desde o armazenamento de materiais até no seu uso como escritório.

Optar pela locação e não pela aquisição do container é muito benéfico pois permite que seja alugado o equipamento com especificações que melhor atendem a demanda da obra, pois as necessidades dos locais podem ser distintas.

O modelo mais popular é o container escritorio, usado para reuniões e para discutir pontos da obra de uma forma mais privativa, sem a intervenção de barulhos externos.