nr 20

A NR 20 é uma das importantes normas regulatórias estabelecidas. A norma visa tratar dos devidos cuidados com líquidos inflamáveis ​​e combustíveis, produtos que sempre vão aparecer no nosso dia a dia.

A norma regulamentadora de líquidos inflamáveis​ ​introduz o conceito de gestão de saúde e segurança ocupacional para lidar com os fatores de risco de acidentes decorrentes do recebimento, armazenamento, manuseio e transporte de líquidos inflamáveis.

Com o conhecimento adquirido através do Curso NR 20 online, os alunos irão aprender sobre líquidos inflamáveis, quais os objetivos da norma NR 20 e sobre a manutenção e a inspeção do sistema.

O curso online também aborda os seguintes tópicos: planejamento de inspeção e manutenção, prevenção e controle de vazamentos, vazamentos, incêndios, explosões e emissões fugitivas, etc.

A NR é utilizada para a extração, armazenamento, produção, transporte, tratamento e descarte de substâncias inflamáveis ​​durante as etapas de planejamento, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e descomissionamento da fábrica.

A NR 20 é definida como sendo uma norma que regulamenta a gestão e o desenvolvimento de diversas atividades que estão relacionadas aos produtos inflamáveis.

Considerando aquelas que vão envolver a extração, produção, armazenamento, tratamento, transferência líquidos inflamáveis ​​de diversos tipos dentro da empresa. 

Em outras palavras, em postos de gasolina, refinarias, plantas de processamento de gás natural, plantas petroquímicas e plantas de produção de etanol e/ou plantas de produção de álcool. 

Essa norma também prevê a capacitação dos trabalhadores para garantir a prevenção de acidentes e o gerenciamento da segurança do trabalho nessas atividades.

Este curso é dirigido a trabalhadores de postos de gasolina, especialmente o pessoal de nível médio que atua em serviços de manutenção e fiscalização.

O que é a NR 20?

A Norma Regulamentadora 20 tem a finalidade de estabelecer os requisitos necessários que vão envolver a gestão da segurança e a saúde do trabalho em relação aos fatores de risco.

Estes estarão relacionados com: extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio de materiais inflamáveis ​​e outras atividades de manuseio com líquido inflamável.

Por conta disso, muitos profissionais e empresas que utilizam os devidos materiais devem sempre compreender as regulamentações que estão pertinentes e participar do curso da NR 20 com o objetivo de garantir a correta aplicação das devidas normas previstas.

O curso NR 20 é específico

Este curso é recomendado para profissionais de saúde e segurança ocupacional.

Afinal, estes trabalham em áreas ou locais onde líquidos e combustíveis inflamáveis entram ou esperam entrar em contato direto com o processo do produto extraído, produzido, armazenado, transportado, instalações e processado​​ ​​no Tipo II e III.

O que são substâncias inflamáveis:

Substâncias inflamáveis ​​são substâncias que possuem as seguintes características:

  • As substâncias aquecidas no ar e à temperatura ambiente podem queimar sem uma fonte de calor ativa;
  • Sólidos que podem queimar devido a faíscas ou luz de uma fonte de ignição e continuar a queimar ou formar um braseiro;
  • Líquidos com ponto de inflamação entre 21° C e 55° C;
  • Substâncias que podem formar gases altamente inflamáveis ​​(pelo menos 1 L / kg / h) em contato com água ou umidade do ar, como acetona, etanol, etc.

Treinamento

Você precisa de treinamento NR 20 para funcionários, mas não tem certeza de qual nível de treinamento (iniciante, intermediário ou avançado) usar? Siga a postagem para entender melhor os requisitos do MTE para o treinamento de NR 20.

Neste artigo você verá melhor sobre os níveis de treinamento do NR 20: NR 20 básico, NR 20 intermediário e avançado.

Sobre a NR 20

Cada tipo de categoria de instalação tem um nível específico de habilidade e padrão da norma regulamentadora para o qual o NR 20 Anexo II foi criado. Primeiro, vamos entender três categorias:

Classe I

  1. a) Quanto à sua atividade:

a.1 – postos de serviço com possíveis inflamáveis.

  1. b) Sua capacidade de armazenamento:

b.1 – gases inflamáveis;

b.2 – líquidos inflamáveis e/ou combustíveis.

Classe II

  1. a) Quanto à atividade:

a.1 – engarrafadoras de gases inflamáveis;

a.2 – atividades de transportes dutoviário dos gases, líquidos e combustíveis.

  1. b) Quanto a capacidade de armazenamento:

b.1 – gases inflamáveis;

b.2 – líquidos inflamáveis e/ou combustíveis.

Classe III

  1. a) Quanto à atividade:

a.1 – refinarias;

a.2 – Gás natural: unidades de processamento;

a.3 – instalações petroquímicas;

a.4 – Etanol: usinas de fabricação.

  1. b) Quanto a capacidade de armazenamento:

b.1 – gases inflamáveis;

b.2 – líquidos e/ou combustíveis.

A NR 20 especifica os requisitos mínimos de gestão da segurança e saúde ocupacional para prevenir os fatores de risco de acidentes causados ​​pela extração, produção, armazenamento, transporte, manuseio e manuseio de líquidos inflamáveis ​​e combustíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *