Obras

A organização de obras da construção civil devem conter um projeto, para entender quais os caminhões que serão adotados, desde a contratação da mão de obra, até os materiais que serão utilizados, da fundação ao acabamento.

Deste planejamento, devem constar cálculos de profissionais capacitados, como engenheiros e arquitetos, que indicarão qual caminho seguir.

A localização, o espaço geográfico, a inclinação de terreno, e até mesmo a presença de áreas verdes, deverão ser estudadas, para que os materiais sejam calculados de maneira correta.

O posicionamento da luz natural, proporcionada pelo sol, também vai influenciar no tipo de construção, e o direcionamento que será dado a janelas e portas, em um edifício, uma residência, ou um galpão destinado à recepção de uma fábrica.

Planeje da fundação ao acabamento

A gestão de um canteiro de obras e todas as responsabilidades que acarretam este tipo de trabalho devem ficar com profissionais competentes.

Esses especialistas ficam à disposição em empresas de construção civil, e conseguem atender de maneira pontual, cada dificuldade apresentada, mostrando as soluções, com garantia e funcionalidade, mantendo a segurança como principal foco, em um ambiente de trabalho.

Os profissionais que se dispõem a este tipo de tarefa, muitas vezes, são também os responsáveis por todo o encaminhamento de uma obra.

Desde a compra de ferro para construção civil, até o último parafuso apertado em uma porta, sua atuação deve ser presente e ativa, para evitar que trabalhadores realizem trabalhos mal feitos, ou até mesmo tenha desperdício de matéria-prima como areia, pedra e cimento.

Em todo planejamento, é importante constar diferentes itens, para que a obra seja realizada com sucesso.

Um dos mais importantes é o orçamento de obra, que vai apresentar todos os dados de custos, que serão voltados para cada etapa de uma construção.

Será preciso apontar os gastos diretos e indiretos, como:

  • Mão de obra de cada setor;
  • Matéria-prima estrutural e acabamento;
  • Equipamentos para realização de tarefas;
  • Documentos;
  • E custos burocráticos.

A contratação de operários para a preparação do terreno, como remoção de entulho e terraplanagem, é um passo inicial.

O descarte de entulho deve ser feito de acordo com as leis de proteção ao meio ambiente, e isto será constante durante toda a realização da obra.

Pedreiros, ajudantes de pedreiro, mestre de obras, são profissionais essenciais, também para todo o período de construção, e devem ser contratados de maneira imediata, logo no início dos trabalhos.

As matérias-primas como areia, pedra, cimento, fios e cabos elétricos e canos para o sistema hidráulico são materiais que serão utilizados em diferentes etapas, e por isso, não devem faltar, em momento algum.

Os equipamentos, dos mais simples, como colher de pedreiro e carrinho de mão, até os mais complexos, como retroescavadeira e guincho para construção civil, serão utilizados em momentos oportunos, e por isso, é preciso contar com empresas parceiras, que possam atender de forma satisfatória, durante todo o processo dos trabalhos realizados.

A locação é uma opção eficiente e segura para obras

Para que os custos não sejam prejudicados e extrapolem o planejamento inicial, a locação de ferramentas e maquinários são soluções precisas, que ajudam no preparo de materiais utilizados na construção civil.

Além de contarem com profissionais habilitados, para operar, sem a necessidade de contratação de um novo funcionário.

A matéria-prima utilizada em um canteiro de obras é variada, e pode envolver diferentes modos de preparo.

Para garantir um produto de qualidade, que vai atender às normas de segurança, e com durabilidade e eficiência, o aluguel de betoneira é justificável.

Pois, seu custo benefício é bastante válido, com o preparo de material realizado por um único funcionário, e a qualidade final do concreto, com proporção correta aplicada, vai ser o suficiente para a área de atuação, como fundação, paredes ou lajes.

Como cada etapa precisa de equipamentos diferenciados, a presença deles pode ser solicitada apenas no momento de necessidade.

Isto facilita na organização de espaço, e também na aplicação de ferramentas corretas, para os trabalhos a serem realizados.

Na abertura de canaletas, para a instalação de conduítes, e a passagem de fios, o aluguel de martelete pode ser a solução ideal, pois, é um equipamento eficaz neste tipo de trabalho.

O trabalhador responsável por este tipo de serviço não precisa ser perito para operar, pois funciona como uma furadeira. A potência também pode ser regulada, atendendo a diferentes processos de trabalho.

Com isso, o planejamento é realizado para cada etapa da construção, economizando tempo e otimizando todo o canteiro de obra com ferramentas úteis para cada serviço necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *