Mudanças

Constantemente ocorrem mudanças estruturais na nossa sociedade, seja na base social, como também nos empregos, nas formas de trabalho, nos modelos de produção, e principalmente, nos aspectos sociais que envolvem as construções.

No Brasil é dever das instituições governamentais realizarem constantemente procedimentos para melhoria da infraestrutura dos espaços urbanos, dando maior qualidade de vida para as pessoas, principalmente em regiões menos favorecidas.

As mudanças estruturais relacionadas à infraestrutura é uma forma de dignificar a vida de todas as pessoas que moram no Brasil, melhorando os serviços públicos e dando condições para que as moradias recebam saneamento básico qualificado, água encanada e eletricidade.

Requalificação urbana nas comunidades

As favelas ainda são bastante extensas no Brasil, e ocupam diversas regiões dos estados brasileiros. Naturalmente, essas comunidades sofrem mais com o descaso do governo, e muitas as vezes as condições de vida dos moradores nessas regiões é bastante precária.

Por isso, é fundamental que ocorra frequentemente ações para melhorar essas condições dessas pessoas. A elaboração de um plano diretor municipal é dever obrigatório das instituições públicas dos municípios, e nesses planos devem estar descritos quais ações serão tomadas para qualificar todos os locais da cidade.

As favelas, por exemplo, devem ser prioridade de planos como esse, pois, naturalmente, são locais que sofrem mais com a falta de infra estrutura, rede de esgoto qualificado, saneamento básico e outros problemas.

Por isso, a prática de requalificação urbana na favela deve acontecer corriqueiramente, por meio de estudos e análises de como as ações podem ser estipuladas para melhorar essas comunidades e dar uma vida mais digna para os moradores.

Segurança para as moradores

Infelizmente a falta de estrutura dos municípios brasileiros implica fortemente no crescimento dos índices de violência.

Com isso, as comunidades, como as favelas, que sofrem com essa questão de baixa infraestrutura e problemas financeiros, são os locais que mais estão suscetíveis a esses problemas.

Pensando nisso, muitos moradores que moram nessas regiões, ou então estão localizados próximos às comunidades, acabam se sentindo acuados, e investem pesado na segurança de suas residências.

Os aparatos de proteção são importantes, desde a vigilância e também a cobertura das entradas e da diminuição da exposição dos moradores.

Nas janelas, por exemplo, que normalmente ficam expostas e as pessoas que passeiam nas ruas conseguem observar tudo o que tem dentro das casas, é possível criar artefatos para que isso seja impedido.

O elemento mais comum de ser colocado nas janelas para diminuir as exposições são as cortinas. Mas, as persianas acabam sendo mais efetivas, pois permitem também que os moradores consigam observar as ruas por pequenas frestas que acabam aparecendo nas persianas.

Por conta da constante movimentação desse aparato, ele pode acabar sofrendo com desgaste com o passar do tempo. Dessa maneira, é preciso realizar o conserto persiana externa.

A prática de conserto de persianas deve ser executada por empresas especializadas, que entendem da composição do elemento.

Contratar uma empresa do ramo garante algumas vantagens, principalmente, em relação ao conserto realizado pelos próprios moradores.

  • Maior qualidade no serviço;
  • Garantias;
  • Profissionais qualificados;
  • Diminui a necessidade de manutenção.

Mudanças nas composições de acessibilidade em comércios

Para finalizar, é importante falar sobre as mudanças que ocorrem também em centros comerciais. É fundamental nos dias de hoje que os novos comércios que estão abrindo estejam conectados com as demandas da sociedade.

É preciso que os comerciantes estejam atentos com práticas sustentáveis e também em relação à acessibilidade. As práticas sustentáveis vão desde a diminuição do uso de plástico pelos profissionais, a aplicação de sistemas arborizados, o corte de gastos com energia e água e entre outros.

Já em relação a acessibilidade, é fundamental que algumas composições sejam postas no interior dos estabelecimentos. Atualmente, isso é inclusive obrigatório em algumas regiões.

Entre as aplicações de acessibilidade temos rampas de acesso, corrimões e também o uso de piso tátil interno.

O piso tátil é muito utilizado para que pessoas com deficiências visuais possam caminhar nos espaços com maior tranquilidade, já que esse tipo de estrutura possui uma camada de relevo que faz com que essas pessoas identifiquem por onde estão caminhando.

Nas ruas, por exemplo, é fundamental que exista piso tátil de concreto e é obrigação das autoridades governamentais implementar esses aparatos para que os deficientes visuais não sofram acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *