Local de trabalho, home office ou apenas um canto para leituras e estudos. Independente do motivo, estamos praticamente todos os dias em algum escritório, não é mesmo?

E com tanto tempo gasto nesta salinha, geralmente com uma cadeira, uma mesa para escritorio com gavetas e talvez alguns outros móveis, precisamos levar a sério o planejamento deste espaço – claro, quando possível, até porque não podemos fazer muito pelo escritório que o dono da empresa que você trabalha escolheu, certo?

Com todo esse tempo que passamos neste espaço, precisamos então nos atentar aos detalhes e também a alguns conhecimentos mais técnicos que nos permitem montar um ambiente mais adequado para o fim desejado.

Acima de tudo, precisamos prestar atenção na ergonomia dos elementos, ou seja, se as medidas são adequadas para o nosso corpo, como a altura dos moveis para escritorio onde ficará a tela do seu computador, em qual altura ficarão os seus braços, entre outros.

Além da atenção aos móveis, existem também acessórios que auxiliam para a ergonomia, como, por exemplo, os apoios de pés e mãos.

Outro detalhe importante que nunca deve ser passar batido, é o acabamento dos móveis, que devem sempre responder à pergunta: Seus braços, que ficarão apoiados horas a fio neste móvel, terá algum tipo incômodo? Ou pior, a longo prazo, pode trazer lesões?

O escritório precisa ser funcional, claro, mas, além de tudo, é bom que ele seja esteticamente agradável para você que passará muito tempo nele.

O visual de um escritório varia muito de pessoa para pessoa, afinal, cada personalidade tem suas preferências. Escolha cores que não cansem os seus olhos, que te permitam ter maior produtividade e, caso esteja customizando o escritório de sua empresa, busque transmitir os valores e cultura da organização.

Lembre-se: Neste caso, funcionários e clientes que tiverem contato direto com seu local de trabalho serão afetados diretamente com isso.

Escolhendo os Móveis de Escritório

Dentro de um escritório, os móveis serão os elementos decisivos para que o espaço seja funcional para as atividades realizadas diariamente, como pegar algo na impressora ou mover a cadeira para alcançar aquele armário que contém algum documento ou livro que você deseja consultar em determinado momento.

Existem os escritórios simples, que possuem somente uma cadeira e uma mesa para escritorio pequena, onde é colocado o computador desktop ou o notebook, assim como também existem os mais sofisticados ou com maior espaço para aproveitar, onde temos diversos móveis, dentre eles:

  • Prateleiras;
  • Gavetas;
  • Armários;
  • Cadeiras;
  • Acessórios (como apoio de pés e mãos);
  • Mesas (mesa em l, mesa simples, etc).

Tudo deve ser pesquisado com calma e cuidado, pois como pudemos ver, a escolha dos móveis trará funcionalidade e personalidade ao ambiente, que, lembrando, é frequentado durante a maior parte do dia.

Escolhendo a Mesa

Apoiamos nossos braços, nossos computadores, deixamos os documentos, cadernos, canetas e materiais diversos em cima dela o dia todo.

Pensando bem, a mesa é um elemento do escritório que deve ser analisado de forma bastante cuidadosa.

Existem diversas opções, mas para quem tem um espaço pequeno para se utilizar, o adequado é buscar por uma mesa para escritorio pequena.

Mas que também seja prática, contendo gavetas, compartimento para o teclado – caso você utilize um computador de mesa, conhecido por muitos por desktop – entre outros compartimentos que serão extremamente úteis para a organização da sua rotina de trabalho.

No caso de estarmos falando de uma situação diferente, onde se tem um espaço maior para utilizar o escritório, temos então como opção a mesa em L, onde anexada à mesa você basicamente terá uma bancada para trabalhos distantes do computador, leitura, análise de contratos, entre outros.

Então se você quer ter um bom fluxo de trabalho, sem necessitar da compra de diversos móveis diferentes, talvez essa possa ser uma das melhores opções para o seu espaço de trabalho, afinal, a mesa para escritorio em L pode comportar gavetas e prateleiras em sua parte inferior, sendo um ótimo lugar para guardar documentos, livros, CDs, entre outros.

E no caso de você ter um espaço nem tão grande, mas também não tão pequeno, mas que precisará dividir espaço com outra pessoa, uma mesa para escritorio com gavetas para cada uma deverá ser o suficiente, sem tomar o espaço que a opção anterior traz.

Os móveis, encontrados tanto em lojas de móveis pré-moldados como também em marcenarias e lojas de móveis planejados podem acabar construindo uma mesa onde o material de sua superfície é frágil, sendo riscado com o simples escrever de uma caneta sobre um papel sem apoio.

Caso você já tenha uma mesa e percebeu que isso ocorre, então opte por uma mesa para escritorio de vidro, onde este é cortado no formato da mesa e colocado acima dele, evitando esses problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *