Com a crise econômica, os consumidores, de modo geral, estão cada vez mais cautelosos ao abrir a carteira.

Na prática, isso significa que eles estão com um nível de exigência acima da média: para que uma compra se concretize, é fundamental que a sua relação custo-benefício seja boa, e que o estabelecimento junto ao qual ela será realizada seja de confiança.

Por mais que isso pareça algo superficial, há um fator simples, que pode ser melhorado por todas as lojas, e que melhora sua impressão perante o público: a limpeza.

Afinal de contas, aspectos como uma porta de vidro suja ou paredes encardidas, por exemplo, prejudicam a credibilidade e o profissionalismo do negócio. Assim, eles devem ser evitados.

A boa notícia é que há uma série de medidas que podem ser tomadas nesse sentido, fazendo com que o estabelecimento pareça mais sério, e, consequentemente, atraia mais clientes.

Confira algumas dicas para isso a seguir:

Instale um forro

Especialistas afirmam que o forro é uma das estruturas mais importantes de uma construção. Ele consiste em uma espécie de barreira instalada próxima ao telhado, oferecendo benefícios como:

  • Isolamento acústico;
  • Isolamento térmico;
  • Melhor apelo estético;
  • Limpeza, pois barra elementos que entram pelos vãos das telhas.

Esse último aspecto é o que torna esse recurso tão interessante para facilitar a limpeza de um estabelecimento: afinal, quanto menos sujeira houver no ambiente, menor é a necessidade de higienizá-lo.

A boa notícia é que, pese ao senso comum, há modelos deste item que têm um custo mais baixo, facilitando sua aquisição por negócios com orçamentos mais limitados.

instalação forro pvc, por exemplo, é mais em conta do que a versão em madeira, já que o valor da matéria-prima é mais baixo.

Além disso, esse plástico pode ser personalizado, para que tenha diversos designs, é durável, reciclável e atóxico.

Conte com uma mangueira

Por mais que lojas costumem seguir uma rotina de limpeza, é possível que seja preciso realizar tais procedimentos de forma inesperada. Assim, é interessante que sempre haja itens de higienização de prontidão, caso isso seja necessário.

Um dos objetos que devem estar sempre presentes é a mangueira de pvc. O motivo por trás disso é a sua versatilidade: ele pode ser usada tanto para remover a sujeira que porventura tenha se acumulado na fachada quanto para higienizar o piso, bem como outras superfícies. Deste modo, é praticamente impossível que ela fique ociosa.

Da mesma maneira, é interessante que o estabelecimento conte com acessórios que tornem o seu uso mais eficiente.

Uma delas é o engate rapido, que oferece benefícios como um controle mais eficaz do fluxo de água, facilidade no manuseio do objeto e mais agilidade na execução de tarefas que a envolvam.

Cuidado ao instalar divisórias

Como boa parte das lojas funciona em espaços alugados, é comum que os proprietários dos negócios invistam na instalação de divisorias removíveis, como as de drywall, nesses locais.

Assim, é possível organizar o espaço de trabalho, mas sem infringir as condições do contrato de locação.

Porém, é preciso ter em mente que essa medida também pode dificultar a limpeza. Além de as divisórias em si terem que ser higienizadas periodicamente, elas criam quinas e cantos que são mais difíceis de serem limpos.

Assim, caso a prioridade seja fazer com que essas rotinas sejam tão rápidas e ágeis quanto possível, é melhor não contar com tais estruturas.

Contrate uma empresa especializada

Por mais que alguns procedimentos de limpeza possam ser realizados por profissionais sem um nível de qualificação tão alto, outros são mais complexos.

É o caso, por exemplo, da higienização de fachadas, principalmente de edifícios altos: é preciso dominar algumas técnicas para realizá-lo de forma eficiente, e, principalmente, segura.

Assim, é importante que o proprietário do negócio saiba quando for preciso contratar mão-de-obra especializada para certas tarefas. A limpeza da fachada de vidro preço, por exemplo, pode valer a pena quando ela for muito extensa, ou, pelo menos, alta.

O mesmo vale para áreas muito grandes, como lojas de grande porte: pode ser mais interessante contratar uma outra empresa, terceirizando o serviço e garantindo que a área estará sempre limpa.

Nesse caso, é fundamental verificar a reputação do estabelecimento, evitando a contratação de algum que não seja sério, ou que não cumpra aquilo que foi especificado em contrato.