Uma das principais características de empresas a serem levadas em conta em processos de reforma e construção é o alto trânsito de pessoas nesses espaços.

Por conta disso, é fundamental tomar uma série de cuidados no sentido de garantir que as instalações sejam sempre seguras, e que não representem uma barreira contra a livre circulação de funcionários, clientes e fornecedores.

A boa notícia é que isso é muito mais simples do que boa parte das pessoas costuma imaginar: basta seguir algumas boas práticas para garantir que não haverá nenhum problema de locomoção em nenhum de seus espaços. Confira algumas delas a seguir:

  1. Instale um piso apropriado no local

Ao escolher o tipo de piso que será instalado em determinado cômodo, o aspecto estético não é o único fator que deve ser levado em conta.

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensam, a escolha desse revestimento tem muita influência sobre o conforto ambiental de cada cômodo, fazendo com que seja preciso analisar variáveis tais como:

  • Desempenho como isolante térmico;
  • Desempenho como isolante acústico;
  • Dureza do material;
  • Resistência ao tráfego de pessoas e equipamentos.

No caso de ambientes empresariais, esses dois últimos fatores são especialmente importantes: a grande quantidade de pessoas que circulam por eles demandam a instalação de um piso resistente.

A boa notícia é que há diversas opções no mercado, como o cimento queimado: como o seu próprio nome dá a entender, esse revestimento é feito de cimento, o mesmo material usado para compor a argamassa, material fundamental para garantir a segurança e a estabilidade de uma construção. Assume-se, assim, que ele tem um alto grau de resistência.

Da mesma maneira, é fundamental que, para evitar acidentes, o revestimento não tenha peças soltas: caso elas existam, as chances de que as pessoas tropecem e caiam são grandes.

Nesse caso, uma boa opção é o piso intertravado, que é composto por pequenas unidades que se encaixam umas às outras em sua porção inferior. Assim, garante-se não apenas um bom apelo estético, como, também, que elas não se soltarão.

  1. Invista em juntas de dilatação

No caso de empresas que dependem de grandes áreas, como indústrias e até mesmo postos de gasolina, há um modelo de piso muito popular entre elas: o piso de concreto armado.

Como o seu próprio nome diz, ele consiste em um revestimento que, apesar de ser feito de concreto, também conta com uma estrutura metálica, que, por sua vez, o torna mais robusto. Consequentemente, ele é muito usado em locais onde há a presença de equipamentos pesados.

Porém, é preciso levar em conta que esse revestimento é instalado em placas, e que estas tendem a se dilatar quando sua temperatura sobe. Caso isso aconteça em excesso, as chances de que apareçam rachaduras ou outros tipos de danos são grandes.

Felizmente, esse tipo de problema é simples de se evitar: basta contar com uma junta de dilatação piso concreto. Trata-se de réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que proporcionam um espaço para o qual as placas do revestimento possam se expandir sem pressionar umas às outras. Desse modo, a ocorrência de danos cai consideravelmente.

  1. Conte com corrimãos

Devido à grande quantidade de funcionários e de máquinas, é comum que as sedes de empresas de grande porte tenham mais de um pavimento. Isso, por sua vez, requer a presença de estruturas que permitam o trânsito entre eles, como elevadores e escadas.

Vale ressaltar que, por mais importantes que elas sejam, as escadarias também são consideradas um local crítico para a ocorrência de acidentes, principalmente quedas. Por conta disso, é essencial que o seu projeto inclua algum item que seja capaz de fornecer suporte a quem sobe e desce por ela, como o corrimão.

Ele consiste em uma espécie de cano, que pode ser feito de metal, madeira e até mesmo vidro, que serve como ponto de apoio, especialmente para pessoas como dificuldades de locomoção.

Porém, é preciso levar em conta que, para que essa estrutura cumpra seu papel, é fundamental que ela seja de qualidade. O primeiro passo deve ser a escolha de uma boa matéria-prima: o corrimão de inox para escada, por exemplo, costuma ser muito indicado.

Da mesma forma, é essencial que a instalação seja feita conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de modo a garantir sua eficácia.