telhado

A escolha do material para a cobertura do telhado é uma decisão importante para a proteção e beleza da sua casa.

No entanto, como são muitas opções, não é fácil escolher de forma simples, além de ser essencial saber qual a melhor para seu projeto e que está de acordo com as necessidade da construção

Portanto, separamos esse artigo informacional para esclarecer e detalhar tudo sobre os materiais para cobertura mais usados no Brasil.

Conheça agora quais os tipos de telhas mais comuns para telhados, entenda mais sobre como acertar na escolha e saiba quando a calha é dispensável para esses telhados.

Quais os tipos de cobertura para telhado?

Assim como as telhas, as calhas são essenciais para uma estrutura forte e resistente em um telhado. No entanto, com tantos materiais para que ele realmente seja de qualidade, é indispensável saber qual o melhor para seu tipo de construção, assim como região.

Além disso, entender a importância das calhas é fundamental para manter sua casa livre de danos causados pela água da chuva e preservar toda a estrutura.

Telhas de barro

As telhas de barro são uma escolha clássica e duradoura para coberturas de telhado. Feitas de argila natural, são resistentes e possuem excelente isolamento térmico. Sua beleza e o charme do barro adicionam valor estético à sua casa.

No entanto, elas tendem a ser mais pesadas e podem exigir uma estrutura de telhado reforçada. Por isso, é sempre bom chamar um profissional para planejar todo o projeto, garantindo que a estrutura aguente o peso das telhas.

Telhas de concreto

As telhas de concreto são uma alternativa mais econômica às telhas de barro. Elas são fabricadas a partir de uma mistura de cimento, areia e água, oferecendo durabilidade e resistência ao fogo. 

Elas também estão disponíveis em diversas cores e estilos, permitindo uma ampla gama de escolhas estéticas para a sua casa.

Telhas Asfálticas

As telhas asfálticas, também conhecidas como shingles, são uma opção popular devido à sua versatilidade e acessibilidade. 

Esse modelo é feito de papel revestido com asfalto e grânulos minerais, são leves e fáceis de instalar. As telhas asfálticas são adequadas para vários estilos de telhado e estão disponíveis em muitas cores e texturas.

Telhas metálicas

As telhas metálicas são conhecidas por sua longa vida útil e resistência à corrosão, tornando-as uma opção durável para coberturas de telhado. 

Produzidas em materiais como aço, alumínio ou cobre, oferecem excelente resistência ao vento e às intempéries. Além disso, são uma ótima escolha para captar água da chuva, se você deseja implementar um sistema de captação pluvial.

Calhas

Independentemente do material escolhido para o telhado, todas as casas se beneficiam do uso de calhas. As calhas são canais instalados ao longo das beiradas do telhado, com a função de coletar a água da chuva que escorre pelo telhado.

Esse processo é essencial para evitar danos à estrutura da casa, como erosão do solo, infiltrações e problemas na fundação.

Escolher o material certo para a cobertura do telhado é uma decisão importante para a proteção e aparência da sua casa, mas ainda assim as calhas precisam fazer parte do projeto.

Por isso, independentemente do material do telhado, a instalação de calhas é indispensável para garantir a proteção da sua casa contra danos causados pela água da chuva.

Elas podem ser feitas por um calheiro Curitiba ou um profissional especializado em telhados que pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a sua casa, garantindo segurança, beleza e durabilidade para o seu lar.

Conte com profissionais experientes para realizar a instalação e manutenção adequada do seu telhado e calhas, garantindo assim a eficácia e longevidade do sistema. 

Na dúvida sobre materiais e escolha, busque por mais informações de calhas em Curitiba ou em outras regiões mais próximas de sua localização. 

Por fim, vale ressaltar que existem milhares de materiais para cobertura de telhado no Brasil e no mundo á fora, mas, comentamos os mais importantes e comuns usados tanto no Brasil quanto no mundo, você não conhecia algum tipo de material citado no artigo? 

Comente sua opinião e até o próximo artigo.