Confira como você pode aplicar a madeira como forma de valorizar seus ambientes. Não perca nenhum detalhe do que preparamos para você a partir dos próximos passos deste conteúdo.

A madeira faz parte dos recursos de maior preferência dos profissionais da área do design e arquitetura. Ela é muito versátil e tem uma aplicabilidade muito ampla, podendo ser utilizada nas mais diversas áreas e ambientes diferentes de uma casa ou mesmo empresa.

Um painel de madeira, por exemplo,  pode trazer ao ambiente uma forma estética de elegância, conforto e também funcionalidades térmicas.

Vejamos agora, aplicações não tão rotineiras da madeira e algumas variações desse material.

Deck e região de banho

Os decks são parte muito importante para a região da piscina. Ele é o entorno da área de banho e  a partir dele é possível compor toda a percepção visual do ambiente. Por isso, um deck bem pensado é importante na hora de planejar sua piscina.

Muito utilizado hoje em dia por arquitetos e profissionais do design de interiores, o deck de madeira vem se mostrando uma ótima opção para quem deseja dar uma cara mais elegante em sua área externa.

Deck modular é um dos modelos  mais recomendados por especialistas. Ele é fácil de aplicar e possui uma grande variedade de características, das quais auxiliam numa simples montagem, podendo estampar o “desenho” que o proprietário quiser.

São ótimos para integrar a região, compondo bem com jardins e plantas no entorno, trazendo uma estética elegante e um ar praiano para sua residência.

Banheiro

Em primeiro momento, pode parecer estranho que a madeira possa ser indicada para ser aplicada no banheiro. Naturalmente, o banheiro é uma região úmida, mas também pode receber acabamentos ou detalhes em madeira, desde que se escolha bem o seu modelo e local de aplicação.

Madeiras como ipê, jatobá, sucupira, ou cumaru apresentam boa resistência em contato com água e a umidade. Esses modelos de madeira apresentam uma durabilidade maior, pois elas não variam muito de densidade, ainda que em contato com a água.

Ainda que possuam boa resistência, é importante que se tenha cuidados específicos com elas, sempre as protegendo com impermeabilizantes ou vernizes.

Cozinha

Lá fora, em outros países, pode até ser uma opção mais comum. Porém no Brasil, pode soar um tanto diferente.

Piso de madeira na cozinha pode soar estranho para quem ouve em primeiro momento, pois a cozinha é um lugar um tanto quente e estará em contato com a umidade de forma constante, principalmente nos nosso verões que tendem a chegar em temperaturas altíssimas.

Porém, como característica estética, a madeira é uma das peças que mais consegue agradar os amantes da decoração. Ela é vista como um revestimento nobre e que valoriza muito a residência, principalmente se for bem conservada e se encontrar em boas condições.

A madeira traz para o local um aspecto rústico, porém, luxuoso, além do aconchego que ela  proporciona. Como já citado, a cozinha é um lugar quente e úmido, e esses lugares não costumam ser indicados para a instalação de revestimentos de madeira.

Mas, como já vimos neste texto, ao escolher a madeira certa e ter a preocupação ao cuidar de sua conservação, utilizando bons vernizes e impermeabilizantes, ela pode sim, ser uma boa opção para ambientes que compartilham da mesma característica.

Agora que você já conheceu alguns dos locais mais diferenciados para a utilização de madeira, vamos conhecer alguns diferente tipos de revestimentos a partir dela.

Taco de madeira

Muito utilizado no Brasil entre os anos 60 e 70, o taco de madeira começa a ser tendência novamente entre os profissionais do design. Ele demonstra grande versatilidade de aplicação, o que tem trazido novamente os olhares para ele.

Ele traz alguns benefícios, como:

  • Opção de cores;
  • Opção de espécies de madeira;
  • Conforto térmico;
  • Limpeza na instalação.

Diferentemente de outros tipos de piso, feitos a partir de encaixes de fixação, o taco de madeira é fixado utilizando apenas cola do tipo PU.

Dado isso, antes da instalação é preciso que haja uma verificação do ambiente, para que se tenha as devidas condições, que não atrapalhem o acabamento final ou mesmo comprometam a durabilidade do produto.

Para a instalação dos tacos, não se recomendam ambientes que por ventura tenham contato constante com a umidade, para que essa peça não tenha sua vida útil diminuída.

Carpete de madeira

O carpete de madeira é uma espécie de régua, formada por lâminas de madeira natural, o que constitui essa característica deles de madeira. Estas réguas são encaixadas lado a lado e formam uma espécie de revestimento de madeira. Por esta instalação, também a chamam de piso flutuante.

A sua instalação pode ser feita em contrapiso ou mesmo em um piso fino, e para proteger este, é usada uma manta de separação entre o piso de a base.

Em suma, a madeira é um dos itens mais versáteis em termos arquitetônicos. Seu uso é amplo e ainda em lugares improváveis elas podem ser um ótimo tipo de revestimento, trazendo beleza e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *