A realização de uma obra, seja ela de construção ou de reforma, gera uma quantidade significativa de entulhos, uma vez que o processo requer a eliminação de materiais excedentes como tijolos, blocos, concreto, telhas, tubulações, metais, colas, gesso, revestimentos, entre outros.

A correta eliminação desse entulho, proveniente da construção civil, ocorre através de caçambas e Empilhadeira manual, e contribui para diminuir os impactos ao meio ambiente, levando em consideração a demanda por projetos que sejam sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Pensando nisso, será abordado mais sobre dois elementos que estão em sintonia com a preservação ambiental, quando se trata da construção de uma casa: a maneira correta de eliminar os resíduos de materiais e o tratamento de esgoto residencial.

Como fazer a eliminação do entulho proveniente de uma construção?

Como preveem as principais legislações regulamentadoras do descarte de resíduos sólidos no Brasil – a resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e a lei 12.305/2010, é de responsabilidade conjunta dos municípios e dos geradores a correta eliminação dos entulhos provenientes da construção civil.

Assim, aquele que realiza uma obra tem obrigação de fazer o descarte correto dos seus excedentes, quaisquer que sejam suas naturezas.

Quando se trata de uma quantidade relativamente baixa de entulhos produzidos por dia (no máximo 50 kg), é possível realizar a coleta domiciliar comum.

É necessário ao responsável comprar ou Alugar caçamba própria para esse fim, o que pode ser feito através dos serviços de Disk caçamba, que oferecem esse tipo de suporte para descarte responsável.

Também é possível, para quem realiza esse tipo de obra, contratar o serviço de uma empresa transportadora de resíduos quando a quantidade de entulho ultrapassar o valor de cinquenta quilos de material diário.

Essas empresas são cadastradas e licenciadas nas prefeituras dos municípios e contam com pessoal qualificado e todo o maquinário próprio para realização do descarte, como Empilhadeira manual e caçambas adequadas à dimensão dos entulhos produzidos em cada obra.

Além disso, vale dizer que é necessário comunicar a prefeitura sobre a realização de pequenas obras.

Outra medida sustentável: a realização de tratamento de esgoto residencial

O procedimento que visa a utilização responsável dos recursos hídricos disponíveis, pensando na sustentabilidade como palavra de ordem nas obras de construção civil dos dias atuais, é o Tratamento de esgoto a nível residencial, que auxilia ainda na redução da utilização de energia elétrica e de materiais de limpeza.

Através desse procedimento é possível que o consumidor reutilize a água em atividades como:

  • Regar o jardim;
  • Lavar revestimentos e calçadas;
  • Dar descargas;
  • Alimentar sistemas de ar condicionado;

Irrigação por gotejamento.

Em geral, opta-se por instalação de mini estações de tratamento de água e esgoto em condomínios e áreas residenciais.

As Etapas do tratamento de esgoto podem ocorrer de maneira biológica ou físico-química, cada qual voltada para a necessidade e a quantidade de material que será tratado.

O Tratamento de esgoto feito em residências possui a vantagem de uma economia significativa do consumo de água, que fica em condições próprias para reutilização.

Portanto, é possível adotar algumas medidas para que sua obra esteja alinhada a um projeto sustentável ao meio ambiente, reduzindo os impactos e garantindo assim, a preservação dos recursos para gerações futuras.