decoração

A decoração de ambientes envolve diversos elementos, cada um tem uma usabilidade específica e está voltada à criação de um ambiente agradável, bonito e muito harmonioso. Além disso, a decoração permite que as pessoas exprimam suas emoções e seus valores.

A decoração também segue geralmente uma tendência da moda, principalmente do design de interiores. Entretanto, a decoração não está atrelada apenas à estética dos elementos, à beleza das cores, e ao estilo, mas também em como essa decoração pode garantir a segurança de seus usuários.

Por isso que os elementos decorativos são variados, como, por exemplo, a utilização de porta de aluminio, esquadrias de diferentes materiais, barras de proteção e outros tipos.

Esse texto tratará um pouco sobre os mais variados elementos decorativos e como podem ser úteis para a segurança do ambiente.

Os vidros como elementos de decoração

Os vidros estão entre os principais elementos decorativos presentes nos projetos de design interior, e isso por uma característica bem clara: o vidro é um material muito resistente, possui diversos tipos, e suas especificações são muito benéficas, dentre elas podemos destacar:

  • Espessura;
  • Cor;
  • Resistência;
  • Proteção à luz.

Os vidros estão presentes em numerosos locais, como, por exemplo, na janela e assim por diante. Há diversos tipos de vidros, cada um com um uso específico.

Tipos de vidros de decoração

Há copiosos tipos de vidros, cada um com uma característica e que também garante que sua aplicação seja segura. Abaixo, você terá especificado quais são esses principais tipos:

1. Vidro float

O vidro float é um dos tipos mais comuns e são compostos de areia, cálcio, sódio, magnésio, potássio e alumina. Entretanto, não possui tratamentos específicos.

2. Vidros de segurança

Esses tipos de vidros é muito buscado para decoração, e isso dada a sua grande resistência e usabilidade, sendo usado em janelas, portas, tampos de mesa, esquadrias sob medida e outros tipos.

3.Vidros blindados

É muito usado em automóveis, entretanto, podem ser utilizados em casas e escritórios. É composto por diversas camadas de vidro e policarbonato, fazendo com que a penetração de projéteis sejam impedidas, gerando menos danos aos elementos materiais e à vida de quem está no veículo.

4. Vidros temperados

Os temperados tornaram-se o principal tipo quando se fala em aplicação de vidros. E isso é muito fácil de se explicar, o vidro temperado tem grande resistência.

Chama-se temperado, pois passa por inúmeros processos químicos, que permitem um aumento em sua resistência e, caso ocorra a quebra, diferentemente do vidro float, ele não se despedaça em pequenos fragmentos, mas em fragmentos grandes e arredondados. Os vidros são importantes para o desenvolvimento de uma decoração segura.

Como investir em segurança?

Uma outra forma de mesclar vidros e decoração segura é a instalação de barra de apoio para banheiro em aço inox.

As barras, em questão, não têm o objetivo de apenas auxiliar a pessoas portadoras de deficiência física ou, até mesmo, aos idosos, mas também podem evitar escorregamentos e outros acidentes de qualquer pessoa que venha a utilizá-las.

Além das barras, é muito comum que, em escritórios, faça-se o uso de um tapete com logotipo da empresa, e o uso do tapete evita também os pisos escorregadios e tropeços.

As portas como elementos decorativos

Outro elemento decorativo que ajuda na formação de uma decoração segura, são as esquadrias, mais precisamente as portas.

As portas são elementos que garantem o controle de acesso a algum lugar. Dessa forma, escolher a melhor porta permite o bloqueio de pessoas, animais e outros elementos. As portas também influenciam a passagem de luz, a ambientação do espaço e a sua ventilação.

Tipos de portas

Existem diversos tipos de portas, cada uma adequada para um modelo de projeto. Podemos citar como modelos:

1. Portas de abrir

As portas de abrir são as mais comuns, e seu funcionamento é simples: há a abertura da porta quando empurrada por meio de uma fechadura e apoiada sobre as dobradiças.

2. Portas de correr

As portas de correr, por sua vez, são usadas quando há a possibilidade de uso do espaço. Ela corre sobre trilhos, e, portanto, é bem prática.

3. Porta sanfonada

São portas que correm sobre trilhos e suas folhas se dobram.

Todos os elementos que vimos fazem parte de uma série de conjuntos decorativos que podem ser usados em casas, escritórios e, até mesmo, indústrias.

Além do mais, esses materiais permitem que a decoração tenha não somente excelência estética, mas também seja seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *