acabamentos condomínio moderno

Existem muitas questões envolvidas quando abordamos a construção de um condomínio de casas ou apartamentos. Naturalmente, esses espaços abrigam uma grande quantidade de pessoas, já que possuem diversas estruturas em um mesmo espaço.

Dessa forma, a preocupação das empresas construtoras não devem ser voltadas apenas para estruturação e montagem das residências, mas também com a composição dos espaços de entrada, garagens, áreas de lazer e as demais áreas comuns nos espaços do terreno.

Construir essas áreas complementares é uma ótima forma de chamar a atenção de novos moradores, já que são componentes que atraem as pessoas para realizarem esses novos investimentos imobiliários.

Neste texto traremos alguns pontos importantes acerca dos processos de montagem de um condomínio, quais são as opções complementares para os espaços comuns, além das estruturas e acabamentos modernos e atrativos que podem ser usados para criar um espaço elegante e versátil, confira!

Setores envolvidos

Para a execução dessas obras condominiais, é preciso que uma série de empresas trabalhem juntas desde a fase de planejamento do projeto da obra e efetivamente na construção.

Assim, são diversos profissionais, lojas e setores empresariais envolvidos e presentes em todas essas etapas, tais como:

  • Empresas de construção civil;
  • Empresas de instalação elétrica;
  • Arquitetos;
  • Engenheiros;
  • Lojas de materiais de construção.

Especificidades das construções

Os dois tipos de condomínios que citamos na introdução do nosso texto, de casas ou apartamento, se diferenciam tanto pela extensão do terreno como pelo tipo de moradia.

Um condomínio de casas costuma ser construído em um terreno bastante amplo, com inúmeras casas – uma ao lado da outra – e os espaços de lazer.

Já os prediais, são grandes estruturas, altas e repletas de apartamentos espalhados nos mais diversos andares, dependendo do tipo da construção.

Naturalmente, um condomínio predial pode requerer um terreno menor de construção, pois permite que sejam construídas moradias diversas, uma acima da outra, otimizando o espaço do terreno.

Independentemente do tipo de condomínio, a estruturação das residências e das áreas comuns deve ser feita com os melhores acabamentos e materiais do mercado, garantindo a segurança dos moradores e a durabilidade das composições.

Por exemplo, nas casas condominiais e nas coberturas dos prédios, a aplicação de telhas termoacusticas é uma ótima ideia, já que esse tipo de estrutura permite total proteção contra as chuvas e atenua os barulhos quando os seus pingos entram em contato com a composição.

Isso ocorre porque, como seu nome indica, a estrutura proporciona uma maior resistência contra sons e a oscilação de temperaturas.

Existem tipos diferentes de telhas termoacústicas, como a telha sanduiche, componente bastante usual nas construções modernas, justamente por conta dessas vantagens, sua estrutura reforçada e os benefícios que ela apresenta em relação a outros tipos de telhas.

Já em coberturas de áreas comuns, como as entradas dos condomínios, corredores e os espaços como quintais e varandas, garagens externas, existem alguns materiais que podem ser aplicados para garantir a proteção desses espaços.

Um exemplo muito usual e bastante interessante para isso é a cobertura de vidro temperado, um material totalmente transparente, elegante, moderno e que protege com a mesma eficácia que outros tipos de cobertura.

Áreas de lazer para condomínio

Como informamos, a estruturação das residências é o principal foco das empresas construtoras, já que são os locais em que as pessoas irão morar e, por isso, precisam ser atrativas.

Contudo, a construção de áreas comuns para que as pessoas descansem ou pratiquem algumas atividades de lazer, pode ser um diferencial em relação à outras edificações.

Podemos citar diversos espaços que são construídos para que as pessoas se distraiam, se exercitem e se divirtam no próprio espaço ou nos arredores do condomínio, tais como:

  • Salões de festa;
  • Espaços para jogos;
  • Quadras poliesportivas;
  • Saunas;
  • Pista de cooper.

Um último item que poderia estar na nossa lista, mas preferimos expor alguns detalhes complementares, são as piscinas.

As piscinas são as composições mais usuais em prédios e condomínio de casas, pois é um elemento bastante interessante e atrativo para os moradores.

Como a frequência de movimentação nesse espaço nos condomínios é bastante alta, é importante que as piscinas contenham alguns componentes para que estejam em condições de atender os moradores, independentemente do momento.

Itens como a bomba de piscina, também chamado de motor para piscina, são imprescindíveis.

Isso ocorre porque a bomba para piscina é o aparelho responsável por bombear e pressionar a água do espaço, permitindo que ela circule, evitando pragas e possibilitando o funcionamento dos sistemas de filtragem.

Dessa forma, a água permanece sempre em circulação, fazendo com que os filtros funcionem e que o cloro colocado para evitar alguns problemas sejam movimentados e alcancem todo o espaço da piscina.

Assim, a estrutura se mantém limpa e funcional, assegurando que os moradores possam usá-la em segurança sempre que desejarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *